quinta-feira, maio 31, 2007


O jet set do regime

A comissão de honra do Dr. António Costa, ao revelar a força agregadora do poder, revela também a fragilidade de uma “sociedade civil” que se rende perante a força política e se deixa atrair pelos benefícios da vitória.
Por outras palavras, a farfalhuda lista de nomes que enfeita a candidatura do PS é a prova do desprezo que se tem, em Portugal, pela opinião livre, pelo debate sério e pelos direitos da oposição.

(Constança Cunha e Sá no Público de hoje)

os tais sinais...

1- Em 2006, de acordo com as estimativas das Contas Económicas das Pesca, o Valor acrescentado Bruto da Pesca (a preços de base) registou um decréscimo de 3,3% em termos reais, face a 2005. Em valores nominais, o decréscimo deste agregado foi de 7,2%. (dados do INE de 30.05.07)
2- As vendas do comércio a retalho caíram 2,5 por cento em Abril, com a primeira queda em 10 meses, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, divulgados ontem.
A actividade comercial é uma parte importante da economia portuguesa e permite perceber como está a evoluir o consumo das famílias, pelo que
é um indicador que pode dar sinais sobre o andamento da actividade económica.
Pasajeros al horror. Concentración ante la Embajada de Estados Unidos en Madrid convocada por diversos colectivos y asociaciones en protesta por la visita a España de la secretaria de Estado de EE. UU., Condolezza Rice.

Salvador Dalí nació con el cine. Su pasión por el séptimo arte sería una constante a lo largo de su vida, como demuestra la exposición que abre sus puertas al público este viernes en la galería Tate Modern, de Londres.



Para conmemorar el centenario del nacimiento de Frida Kahlo, el próximo 13 de junio, en la Ciudad de México se inaugurará la exposición más grande y completa de la pintora mexicana y se mostrarán aspectos novedosos de su vida, según han anunciado los organizadores. (elmundo)

quarta-feira, maio 30, 2007

«É bem certo que não é fazendo um dia de greve que se resolve o que quer que seja, mas menos ainda o é não me manifestar desagradado e ir trabalhar hoje. Não fui, porque é preciso mudar. Este Governo precisa de senti-lo de uma forma inequívoca»

( picado do Blog “opaisdoburro”)

greve geral

Apoio a GREVE GERAL.
Apoio qualquer luta dos trabalhadores portugueses que vise parar esta ofensiva do governo na redução dos salários reais de quem trabalha, obtida de múltiplas formas, pelo aumento dos impostos, IVA, IRS (até dos reformados e deficientes), combustíveis, etc, pelo aumento do custo de taxas moderadoras e outras de acesso à Saude, pelo corte das condições sociais vigentes há décadas como conquistas desse mundo de esperança novo que foi o 25 de Abril, pelo encerramento das urgências nos hospitais, SAPs e Centros de Saúde, pelos aumentos “regulados” da energia, telecomunicações, combustíveis, medicamentos e outros.

Apoio a greve porque o governo, com todas estas receitas adicionais, teve um Défice Público em 2006 de 5,3% do PIB (e não de 3,9% como a propaganda oficial faz crer, uma vez que não contabilizou as receitas extraordinárias), défice superior ao do governo das “trapalhadas” que em 2004, sem aquelas receitas do aumento dos impostos e da redução das condições sociais, se situou em 5,2%.

Apoio a greve porque o governo, através das medidas que está a tomar na Administração Pública (AP), como o PRACE, vai destruir tudo aquilo que ainda subsistia com alguma racionalidade e equidade na AP, substituindo o que resta desta AP por organismos altamente politizados, disfuncionais, irracionais, com gastos muito superiores, com aumento de funcionários, e com prestações de serviços à população menos eficientes e mais caros.

Apoio a greve porque o governo, não coloca como gestores das empresas públicas e outras Instituições do Estado, os mais qualificados e de melhor currículo, mas unicamente elementos oriundos da sua clientela partidária, como são os casos dos senhores Fernando Gomes ou Armando Vara. Espalhados pelos organismos do Estado, autênticos mercenários da política, sem qualquer carreira a defender, estes “gestores” espalham a incompetência por tudo quanto é organismo público. O que se reflecte no mau desempenho do Estado, no aumento das Despesas Públicas e num fraco desenvolvimento económico do País, em mais impostos e mais sobrecarga para os cidadãos.

Apoio a greve porque o governo não controla a Despesa Pública (DP), esse cancro da AP, pelo contrário, em valores absolutos a DP de 2006 foi superior à de 2005 e a de 2005 superior à de 2004.

Apoio a greve porque este governo é arrogante, insensível e prepotente para com os mais fracos e cordial e amistoso para com os poderosos. Porque vem desenvolvendo declarados ataques à liberdade de expressão, pelo controlo político directo ou indirecto que exerce nos órgãos de comunicação social, na RTP, TVI, DN, JN, etc, porque utiliza a mistificação e a manipulação e a falsa imagem do rigor como armas de propaganda política.

Apoio a greve geral porque entendo que só a mobilização dos cidadãos e as suas lutas podem travar o desastre desta governação “socialista” e socretina.

terça-feira, maio 29, 2007

acentua-se o facilitismo


Nas provas de aferição do “faz de conta” que aconteceram há dias, os erros de ortografia nas provas de português não serão contabilizados.
São estas as novas normas do ministério. Isto porque os teóricos do dito entendem que deverão separar-se as “competências” da leitura das “competências” da escrita. E nas “competências” da leitura todos os erros são admissíveis pelos vistos.
De "competência em competência" o que o ministério está a fomentar seguramente é um ensino de incompetências.
Os preços da electricidade para os consumidores domésticos são 18 por cento mais caros em Portugal do que em Espanha, de acordo com um estudo da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos).

os sinais uma vez mais


A Administração Pública portuguesa demora em média 152,5 dias para acertar as contas com os seus fornecedores. Esta evolução contraria a intenção várias vezes revelada por membros do Governo de acertarem as contas com os seus fornecedores e dessa forma contribuírem para um funcionamento mais saudável da economia.

Recorde-se que o programa do Governo Sócretino sublinhava que "os atrasos dos pagamentos em transacções comerciais foram identificados como uma das maiores barreiras ao crescimento das empresas, em particular das de menor dimensão".
O atraso destes pagamentos pela Administração Pública portuguesa, são o pior resultado entre a totalidade dos países da União Europeia.
Nem mais. Os amigos são para as ocasiões.

Tony Blair, quando a 27 de Junho deixar o numero 10 de Down Street, já tem emprego assegurado como reitor da Universidade Internacional de Florença, emprego oferecido pelo seu amigo Sílvio Berlusconi que apadrinha aquela instituição.

Especies a punto de desaparecer. Los científicos han hecho un nuevo recuento de especies en peligro de extinción . Una de las más amenazadas es el lince ibérico (Lynx pardinus), uno de los felinos más amenazados del planeta. Su número ha caído a unos 120 en las regiones andaluzas, principalmente en el centro para la protección de la especie en El Acebuche.


Arte latinoamericano. Constructivo (1932), del pintor Joaquín Torres-García, forma parte del lote central de la subasta de Sotheby's de arte latinoamericano que tendrá lugar esta semana en Nueva York. La pintura tiene un valor cercano al millón de euros. (20 minutos)


andy julia

segunda-feira, maio 28, 2007

Para defesa da OTA...

RECRUTEM-ME
(picado do "quartarepublica")

Foto da Associação para o Estudo e Defesa do Ambiente do concelho de Alenquer (www.alambi.net).


Convención celebrada en Los Angeles con motivo del 30 aniversario del estreno de la saga 'La Guerra de las Galaxias'. En la imagen, cientos de fans posan junto a 'Jabba the Hutt', uno de los personajes más apreciados por los incondicionales de la saga.
La convención comenzó el 24 de mayo y terminará el 29 de este mismo mes. (20 minutos)



sergey-vl

quinta-feira, maio 24, 2007

FACILITISMO E IRRESPONSABILIDADE


Os governos socialistas sempre mostraram uma apetência muito especial pelo facilitismo. Este que nos desgoverna não foge à regra. A cultura de rigor e de excelência de que falam todos os seus ministros não passam de meras intenções, sem qualquer convicção e usada apenas para efeitos propagandísticos.
Na prática são vezeiros em introduzir medidas que vão em sentido exactamente contrário ao que apregoam.

Na Educação, não se compreende que uma nova medida anunciada vá permitir que os jovens com 18 ou mais anos, obtenham o décimo segundo ano, mesmo que apenas possuam o nono, mediante um trabalho a apresentar colocado a discussão perante um júri. Claro que o trabalho poderá ser comprado pelo aluno e elaborado por terceiros, isso para a excelência do nosso ensino pouco importa, basta a sua discussão. Perguntar-se-á que razão, nestas condições, levarão os alunos do décimo, ou décimo primeiros anos a frequentar as aulas quando, chegados aos dezoito anos, podem muito simplesmente recorrer àquele expediente!

Na Administração Pública (AP), e nos vários diplomas que o governo pretende legislar, observa-se este mesmo pendor para o facilitismo. Alias, na generalidade os diplomas já anunciados irão provocar seguramente a maior irracionalidade e anarquia da Administração Pública, com os gravíssimos problemas daí decorrentes e que se resumem a uma AP mais cara e menos eficiente.
Agora, o acesso às carreiras mais altas da função pública vai deixar de exigir licenciatura aos candidatos. Até aqui, a candidatura ao concurso de acesso à carreira de topo na função pública, designada no regime geral de técnico superior, exigia a apresentação de uma licenciatura, mas no novo regime em fase de negociação, «pode prever a possibilidade de candidatura de quem, não sendo titular da habilitação exigida, considere dispor da formação e, ou, experiência profissionais necessárias e suficientes para a substituição daquela habilitação».
Tudo isto porque uma tal comissão técnica, a quem o governo pediu um parecer sobre carreiras e vínculos na Função Pública, entende que se deverá “terminar com a sobrevalorização do saber lógico-formal em detrimento da inteligência prática". Nem mais. Em breve veremos nos mais altos cargos da Administração Pública, os filhos e enteados, as clientelas partidárias ou mesmo as namoradinhas dos Antónios Josés Morais que pululam por aí. Afinal todos aqueles que, sem jeito para o português ou matemática, têm “inteligência prática”.
Está assim aberto o caminho à mais absurda degradação e corrupção da Administração Pública.
Nem valerá a pena argumentar sequer, perante tanta manifestação não já apenas de incompetência mas sobretudo de idiotice.

Campo de refugiados de Naher el Bared.

Cielo negro. Varias máquinas tratan de contener el incendio de un pozo petrolero en Hanjirah, cerca de Kirkuk, Irak. Las autoridades creen que el incendio fue provocado por una bomba.

Arquitectura de aire. Varios asistentes pasean por el interior de Levity II, una estructura creada por la organización Arquitectos del aire que se exibe dentro de las actividades del Festival de Teatro de El Ejido.

Dita von Teese actúa en la gala del Festival de Cine de Cannes para recaudar fondos para la lucha contra el sida. (20 minutos)

quarta-feira, maio 23, 2007

Mandarins e tiranetes


Deslumbrados com o carácter arrogante e autoritário do primeiro-ministro, os boys e girls deste governo, na tentativa de agradarem ao seu senhor e com um comportamento típico dos lacaios dos grandes senhores, nas suas pequenas courelas de poder, manifestam um autoritarismo ampliado para com todos aqueles que se encontram na sua dependência directa. Estes pequenos tiranetes e mandarins tornam-se mais repelentes ainda que o seu próprio senhor.
Três ou quatro episódios que se sucederam nos últimos dias, são reveladores do clima de intimidação que o comportamento de Sócrates começa a gerar por esse País fora. A Democracia não está em perigo seguramente, mas como a fronteira entre a liberdade de expressão e a “honra dos ofendidos” pelo seu exercício é demasiado ténue, será bom que nos precavemos quanto ao que se seguirá daqui por diante.
- A governadora civil de Lisboa, Adelaide Rocha, na dependência directa de António Costa, putativo candidato a Lisboa, marcou as eleições autárquicas da capital para uma data que inviabilizava praticamente qualquer candidatura independente, naturalmente ao gosto e ao sabor do seu chefe Costa;
-Num momento em que os chefes dos vários serviços da Função Pública, no âmbito da aplicação do PRACE, seleccionam os funcionários, sabe-se lá com que critérios, para os quadros de supranumerários, o ministério das finanças, acolhendo a ideia de algum boy iluminado, pôs em marcha o registo dos funcionários que adiram a greves;
-A directora da DREN, Margarida Moreira, manda suspender e instaura um processo disciplinar, a um professor que terá comentado jocosamente o caso da “licenciatura” de Sócrates;
-O próprio gabinete do primeiro-ministro condiciona as redacções dos meios de comunicação social, como as próprias revelaram, relativamente ao caso dos atropelos e contradições existentes no processo da sua “licenciatura” pela Universidade Independente;
Exige-se que Sócrates se explique perante o País relativamente a estes casos, a bem da Democracia e da Liberdade. Do Presidente da República pouco haverá a esperar, refugiado como se encontra na sua estratégia de silêncio à conquista do segundo mandato.

Coliseo de Roma, o Anfiteatro Flavio, construido en el siglo I por los emperadores de la dinastía Flavia. En él se celebraron luchas de gladiadores que podían ser vistas por 50.000 espectadores. Las Nuevas Siete Maravillas del Mundo es un proyecto que ha organizado una encuesta mundial para votar por las nuevas maravillas del mundo moderno. (20 minutos)


wood allen


revic

terça-feira, maio 22, 2007

A aferição para inglês ver


Se de facto o que pretende a ministra, é uma avaliação dos professores a dita senhora escusava de tanta artimanha e de tanta simulação e muito simplesmente assumia tal assunção olhos nos olhos, cara a cara.
Uma coisa será uma avaliação, uma outra bem diferente será esta aferição sem consequências a não ser uma forma enviesada e pouco corajosa de aferição dos professores.
Então onde está a avaliação contínua que os sucessivos ministérios apregoaram desde o 25 de Abril?
Uma medida emblemática deste governo há tempos anunciada, vai permitir que os jovens com 18 ou mais anos, obtenham o décimo segundo ano, mesmo que apenas possuam o nono, mediante um trabalho a apresentar colocado a discussão perante um júri. Claro que o trabalho poderá ser comprado pelo aluno e elaborado por terceiros, isso para a excelência do nosso ensino pouco importa, basta a sua discussão do dito trabalho. Perguntar-se-á que razão, nestas condições, levarão os alunos do décimo, ou décimo primeiros anos a frequentar as aulas quando, chegados aos dezoito anos, podem muito simplesmente recorrer àquele expediente!
Serão estas as medidas da ministra que procuram um maior rigor, a valorização e a excelência do ensino?
Pois é, esta ministra dá uma no cravo e muitas, mesmo muitas na ferradura. Sem critério, alheia aos problemas de fundo do ensino e em permanente polémica com os seus agentes.
É um bluf populista todo o seu ministério.
As escolas específicas na formação de professores criadas pós 25 de Abril, não os formam convenientemente e aí reside também uma pequena causa do nosso fraco ensino. Para não falar já dos professores saídos das universidades “independentes”, dessas universidades manhosas que pululam por aí.
Mas a miséria do nosso miserável ensino deve-se exclusivamente a todos os ministérios de educação dos sucessivos governos, que “ensaiaram reformas” sobre reformas, mas todas num único sentido, o do maior facilitismo. Proibiram-se os professores de chumbar os maus alunos e de praticarem um ensino exigente. O aluno, segundo esses teóricos dos vários ministérios, devem aprender sem esforço, devem aprender brincando, como se fosse possível aprender a tabuada sem esforço. A escola, segundo eles, deve ser um espaço de brincadeira, onde o mérito não existe nem é valorizado, sem qualquer preparação do aluno para a competição que mais tarde encontrará no mundo do trabalho. Esta ministra e este governo continuam muito a leste dos profundos problemas do nosso ensino. Têm-se preocupado apenas em fechar escolas, reduzir as remunerações dos professores, numa política virada exclusivamente para a “poupança” de verbas a todo o custo. O resto é conversa e show-off.



O gabinete de José Sá Fernandes custava ao orçamento da Câmara Municipal de Lisboa 20 880 euros por mês. Com 11 pessoas, das quais nove assessores técnicos, uma secretária e um coordenador de gabinete, auferindo salários mensais entre 1530 euros e 2500 euros, o ex-vereador do BE “tem rigorosamente o que nos foi dado pela Câmara”, garante Carlos Marques, o responsável do BE que negociou com a presidência da autarquia o número de assessores para aquele vereador. Sá Fernandes vai defender amanhã, na apresentação da candidatura à edilidade, a necessidade de “moralizar” a contratação de assessores. (Dos jornais)

Hace 13.000 años, un cometa explotó sobre la Tierra, provocando una lluvia de bolas de fuego que incendió la mayor parte del hemisferio Norte. Las culturas primitivas de la Edad de Piedra quedaron así destruidas, y la población de mamuts y otros animales terrestres de gran tamaño, como el mastodonte, desaparecieron del planeta. La explosión también produjo una nueva etapa de enfriamiento climático, que duró 1.000 años y que interrumpió seriamente el desarrollo de las primeras civilizaciones humanas emergentes en Europa y Asia.
Ésta es la sorprendente conclusión que ha alcanzado un equipo de científicos estadounidenses.

Female Palestinian suicide bombers attend a news conference in Gaza May 21, 2007. The bombers, members of the Al-Aqsa Martyrs Brigades, declared that they are ready to blow themselves up in attacks against the Israeli army if it attacks Gaza. (GAZA)


janson chue

os sinais uma vez mais


A Despesa Corrente Primária do Estado registou um crescimento homólogo de 5% no período de Janeiro a Abril. (Dados do Boletim Indicadores de Conjuntura emitidos pelo Banco de Portugal em 18.05.07)
A multinacional de componentes automóveis Delphi anunciou hoje a redução de 500 trabalhadores na sua fábrica de cablagens da Guarda, até ao final deste ano.

Os gastos de Mário Lino


Nos primeiros quatro meses do ano o ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações já executou 47% do orçamento para o ano. Quer isto dizer que, dos 757 milhões de euros disponíveis, os serviços sob a tutela de Mário Lino gastaram quase metade apenas no primeiro terço de 2007.
O elevado nível de execução verifica-se tanto nas despesas correntes como nas despesas de capital, cujas execuções, até Abril, atingiram 49% e 47%, respectivamente. A explicar estas taxas estão as transferências feitas pelo ministério de Mário Lino para os seus serviços e fundos autónomos (SFA): entidades públicas empresariais e institutos públicos. (dos jornais)

UN TODOTERRENO ANTIBOMBAS COMO REGALO DE DESPEDIDA. El primer ministro británico, Tony Blair, recibirá tras 10 años de mandato, el automóvil más caro conducido jamás por un ex premier en el Reino Unido, según ha informado el diario 'Daily Mail'. Según el rotativo, el apoyo de Blair a la guerra de Irak le convierte en objetivo preferente de terroristas, por lo que el Land Rover Discovery que recibirá está equipado con tecnología a prueba de bombas. Entre las características de seguridad que incorpora el vehículo destacan refuerzos de metal, ventanas y neumáticos antibalas y una protección especial para el interior que evita la entrada de gases. (Foto: AFP)

Jimmy Carter, the former US president, has called George Bush's presidency as "the worst in history" while also condemning Tony Blair, the out-going British prime minister, for his close support for Bush's policies.
Trabajos del narcotráfico. Un niño afgano recolecta resina de las adormideras en un campo de Khogyani, Afganistán. Los investigadores estiman que la cosecha de opio se incrementará un 20 % este año.


Miss Serbia, Teodora Marcic, en un desfile de trajes típicos del certamen Miss Universo 2007 en el centro de la Ciudad de México. (20 minutos)

segunda-feira, maio 21, 2007

de mal a pior


Depois do foguetório que o licenciado em engenharia civil e primeiro-ministro Sócrates fez na última semana, a propósito da estimativa do aumento do PIB no último trimestre, mesmo assim abaixo da média europeia, somos surpreendidos com a divulgação pelo INE do numero de desempregados, com uma taxa de desemprego não atingida há mais de 20 anos e que se cifra agora nos 8,4%.
Para quem prometia uma diminuição de desemprego em campanha eleitoral, a coisa não estará a correr pelo melhor.
Mas a propaganda política e a mistificação de massas em que este governo é exímio, vislumbra desde logo uma saída airosa para tão sombria situação.
Afinal, o aumento do desemprego, estará relacionado com o aumento do PIB. Quanto maior o desenvolvimento económico do País maior será o seu desemprego.
Estamos assim condenados a ter ou um PIB baixo ou um desemprego galopante. São estas as contas do governo. São estas as explicações socráticas que visam retirar desde logo qualquer iniciativa de protesto.
Só é lamentável que Sócrates não tivesse esclarecido de tais “condicionantes” o eleitorado quando, em campanha eleitoral, prometia a criação de 150.000 empregos, a diminuição da taxa de desemprego e o desenvolvimento económico do País.

domingo, maio 20, 2007

A taxa de desemprego estimada para o 1º trimestre de 2007 foi de 8,4%. Este valor é superior ao observado no período homólogo de 2006, em 0,7 pontos percentuais (p.p.), e ao observado no trimestre anterior, em 0,2 p.p.. A população desempregada foi estimada em 469,9 mil indivíduos, verificando-se um acréscimo de 9,4%, face ao trimestre homólogo, e de 2,5%, em relação ao trimestre anterior. (dados do INE 17/05/07)
A display showing missing British girl Madeleine McCann is displayed in Wembley Stadium before the FA Cup final soccer match in London May 19, 2007.(reuters)


Portuguese director Manoel de Oliveira attends a news conference for the film "Chacun son Cinema" at the 60th Cannes Film Festival May 20, 2007. REUTERS/Jean-Paul Pelissier (FRANCE)
BAGHDAD (Reuters) - Six U.S. soldiers and an interpreter were killed by a roadside bomb in western Baghdad on Saturday, the U.S. military said on Sunday, as a search for three abducted soldiers entered its second week.
More than 3,400 U.S. soldiers have been killed since the U.S.-led invasion to topple Saddam Hussein in 2003.
At least 70 U.S. troops have died so far this month as the U.S. military pours thousands of extra troops into the capital as part of a security crackdown seen as a last-ditch attempt to stop Iraq sliding into all-out sectarian civil war.
Fifteen soldiers have been killed in the last three days.

sábado, maio 19, 2007

a "ditadura" de Sócrates

A propósito do professor suspenso de funções por ter comentado a “licenciatura” de Sócrates.

A mediocridade socrática impera. Na falta de argumentação racional, usa-se a força bruta. A táctica é simples e unitária: o 1º Ministro queria ter um grande curriculum. Forjou um. Descobriu-se que era forjado. Então, segue-se o recurso às tácticas tirânicas:
- desvalorizam-se os bons curricula e até se projecta que possam passar a chefiar departamentos do Estado pessoas sem habilitações até agora exigidas (e era uma vez a qualificação da Administração Pública...);
- ameaçam-se os órgãos de comunicação social que tragam notícias sobre as ilegalidades cometidas pelo chefe;
- movem-se processos disciplinares contra funcionários públicos que não sejam da cor e que tenham falado do assunto;
- mente-se à descarada, ainda que com mentiras contraditórias entre si (caso do certificado que não é o verdadeiro e quando o outro que surge se revela ainda pior passa aquele a ser verdadeiro outra vez);
- põe-se o Procurador-Geral da República a fazer figura de acéfalo, dizendo uma coisa e o seu contrário em poucos dias;
- dá-se ordem aos serviços para negar o acesso dos cidadãos a documentos comprometedores.
Quando os mediocres não conseguem elevar-se, tentam nivelar por baixo.

(Irménio. Da caixa de comentários do “Portugalprofundo”)

Festival de Cannes 2007

Shangai Baby. Es la película que ha presentado la actriz china Bai Ling en el Festival de Cine de Cannes. (20 minutos)



sexta-feira, maio 18, 2007

Lisboa e os outros


A cidade de Lisboa, a gestão de Lisboa não está nem melhor nem pior do que o resto do País.
A corrupção politica e os vícios de governação de uma classe política egoísta, ociosa, incompetente e ávida de privilégios que se perpetua há décadas no poder, manifesta-se tanto em Lisboa como em qualquer outra cidade ou vila do País.
A implantação desses cancros na gestão municipal de qualquer município e que são as empresas municipais, não surgiram somente em Lisboa.
Alias, o aparecimento das empresas municipais é comum ao aparecimento de órgãos paralelos aos serviços existentes na Administração Pública executado pelos governos, processo iniciado primeiro com os Institutos, a que se seguiram depois as Comissões, Autoridades, Inspecções, Fundações, Agências, etc
As empresas municipais estão para os municípios como estes múltiplos Órgãos do Estado estão para os governos.
Umas e outros nasceram com o objectivo primeiro de proporcionar lugares bem remunerados à classe politica e não por qualquer objectivo de optimização de gestão de serviços como se pretende fazer crer.
Receitas camarárias que os serviços captavam, são hoje auto consumidos pelas empresas municipais, o que nem sequer tem bastado para o seu equilíbrio financeiro, com acumulação de sucessivos défices que acabam por ser saldados e suportados por transferências camarárias.

Este percurso político de gestão das Câmaras e do País, vem-se agravando ano após ano, e não há sinais de inversão do total desgoverno governamental e autárquico.
Sócrates, apesar das aparências em contrário, segue a mesma lógica despesista e de compadrio partidário anteriores, em todas as pseudo reformas com que tem recentemente brindado a Administração Pública e os autarcas, por sua vez, não revelam capacidades nem vontade de mudarem de rumo.
As próximas eleições para Lisboa constituem uma boa oportunidade para trazer a descoberto os problemas de gestão de fundo da autarquia, mas estou certo que os políticos, todos eles, fugirão deles como gato de água fria.

Antitaurinos. Miembros de asociaciones europeas para la protección de los animales protestan frente a la plaza de toros de Campo Pequeno en Lisboa contra las corridas de toros.



Arte al por mayor. Un artista trabaja en una copia de una obra de Vincent Van Gogh en la aldea de Dafen Art, China. Cientos de artistas chinos han creado una comunidad de talleres y galerías que producen algún trabajo original, pero principalmente reproducciones de pinturas conocidas. Por un Klimt, un Da Vinci o un Van Gogh, los precios pueden llegar a 10 euros, sin marco. (20 minutos)


quinta-feira, maio 17, 2007

Os falsos independentes


Os jornais de hoje dão conta que Helena Roseta e Sá Fernandes analisam a possibilidade da constituição de uma lista conjunto às eleições para a Câmara de Lisboa.
Nenhuma candidatura genuinamente independente pensaria em associar-se a um partido, porque perderia com tal estratégia o lado inocente que caracteriza precisamente este tipo de candidaturas.
Tal união não irá assim favorecer Helena Roseta, pelo contrário, funcionará como elemento redutor da sua candidatura.
Com tudo isto, Helena Roseta só demonstra assim, encontrar-se possuída pelos jogos partidários e palacianos desta detestável plutocracia, alias no ambiente em que viveu toda a sua vida partidária, o que não deixa de ser lamentável.

Os beneméritos do PS


O benemérito do partido socialista, feito cônsul por Sócrates, Licínio Soares Bastos, foi transferido para prisão de segurança máxima no Brasil.
«As ligações da máfia dos bingos a Portugal e a elementos do PS, alegadamente para expandir o negócio de bingos e casinos para Portugal e Macau» pode ler-se no Público de hoje.

Eros Moscú. Varios visitantes toman fotografías a una modelo durante el festival erótico moscovita.