sábado, novembro 29, 2008

Uma estratégia suicida a do PSD


Uma estratégia suicida a do PSD.
Os gurus do PSD, os mais ortodoxos neoliberais, como António Borges, Ferreira Leite ou Aguiar Branco, entre muitos outros, insistem em combater o PS pela direita. Pretendem fazer crer ao cidadão comum, que as “reformas” e as medidas neoliberais que o governo de Sócrates vem tomando, ainda que no seu entender pelo caminho certo, não estarão a ser aplicadas com a eficácia desejável, deixando antever, claro está, que ele, PSD, seria muito mais consequente na realização de tais políticas.
Ferreira Leite, insurge-se contra o aumento do salário mínimo e promete tornar mais caro o acesso à Saúde. Por outro lado, concorda com todas as medidas de cortes sociais levadas a cabo por Sócrates, na Educação - com o encerramento de muitas escolas, com o Estatuto do professor e do aluno, na Saúde – com o encerramento de muitas unidades de cuidados primários, e em todos os sectores em que tais “reformas” tenham um cunho neoliberal. Coloca em causa, apenas e tão só, a ineficácia ou morosidade da sua execução.
Acontece, que as “reformas” levadas a cabo pelos governos neoliberais, tão necessárias e indispensáveis ao desenvolvimento económico dos países como não se cansam de repetir em sua cruzada neoliberal, têm resultado afinal, num acelerado aumento das desigualdades sociais e, ao contrário da propaganda oficial, vêm desencadeando também, menores taxas de crescimento económico.
A presente crise económica e financeira não é mais do que o resultado da aplicação de tais “reformas” neoliberais a nível mundial o que traduz inequivocamente o colapso, a falência do neoliberalismo.
Ferreira Leite e os seus seguidores não poderiam assim, escolher pior momento do que este para a assunção do seu projecto, da sua estratégia neoliberal.
O PSD, em vez de assumir a sua matriz Social Democrata, colocando-se ao lado da esmagadora maioria dos cidadãos, prefere rivalizar com o PS nas suas reformas anti-sociais.
Seria bom que por uma vez atendesse nas palavras de Sá Carneiro:

A evolução da socialdemocracia a partir dos fins dos anos 50 foi nitidamente esta: a conciliação dos valores liberais fundamentais com um regime económico que rejeita o capitalismo liberal. Para que as liberdades sejam desenvolvidas e se dê satisfação à justiça social a social-democracia rejeitou, e bem, o capitalismo liberal e enveredou por outras formas económicas em que é mais importante uma política de preços de rendimentos, de salários, de justa distribuição de rendimentos, de participação dos trabalhadores nas empresas e nas próprias decisões conjunturais do que propriamente da propriedade dos meios de produção.
Numa social-democracia, o que é característico é o apoio dos trabalhadores industrializados: e esse apoio é tanto mais significativo quanto mais o País estiver industrializado. As sociais-democracias do Norte da Europa, por exemplo, nasceram com o apoio dos operários da indústria, mas também de agricultores, de pescadores e de pequenos comerciantes, tal como no nosso país. A nossa base social de apoio é tipicamente social-democrata. O nosso programa é um programa social democrático avançado, em relação, por exemplo, ao programa do S.P.D. alemão - e, portanto, isto afasta qualquer deturpação que se queira fazer no sentido de nos apresentar como partido liberal ou democrata-cristão, o que são puras especulaçõestendenciosas que não têm qualquer base.
É que a social-democracia, que defendemos, tem tradições antigas em Portugal. Desde Oliveira Martins a António Sérgio. É a via das reformas pacíficas, eficazes, a caminho duma sociedade livre igualitária e justa. Social-democracia que assegura sempre o respeito pleno das liberdades.
Mas temo, que será mais fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha, do que encontrar hoje um social-democrata entre os “ dirigentes” do PSD.

Os poderosos e a Justiça

(imagem do wehavekaosingarden)
Porque será que os poderosos deste País tanto elogiam a Justiça?

Todos eles, a uma só voz, repetem a todo o tempo “que confiam na Justiça”.

E assim continuaremos a ouvi-los seguramente, pelo menos enquanto os processos em que se encontram envolvidos prescrevam ou sejam arquivados (ou os inocentem) por falta de provas como vem repetidamente acontecendo.

Tamanha hipocrisia constitui uma provocação, uma agressão a qualquer homem de bem. Até quando?

domingo, novembro 23, 2008

A conveniente estatização do BPN


Suspeitas de tráfico de influências foram arquivadas pelo MP em Março
Estado gastou 485 milhões em negócio que valia um quinto

O Estado está a pagar por uma rede de comunicações do Ministério da Administração Interna um total de 485,5 milhões de euros, cinco vezes mais do que poderia ter gasto se tivesse optado por outro modelo técnico e financeiro.A conclusão vem num relatório escrito em Maio de 2001 pelo primeiro grupo de trabalho que estudou a estrutura desta rede de comunicações e a baptizou de Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP).
(CM 02.06.2008)

José Maria Martins interroga por que razão o Partido Socialista não quis ouvir o dr. Dias Loureiro na Assembleia da República no âmbito do caso BPN. Ele acha estranho: eu não: SIRESP.Por agora, enquanto o regime sistémico durar, aguentamos. Mas há-de chegar o dia em que se vai descobrir o rasto completo de cada cêntimo dos 485 milhões (valor total) do negócio adjudicado pelo Governo socialista à Sociedade Lusa de Negócios (SLN) em 18-5-2006. (21.11.08 doportugalprofundo)

SIRESP - o sistema de comunicações que António Costa teimou em comprar ao consórcio liderado pela Sociedade Lusa de Negócios, contra todos os pareceres e até mesmo havendo, pelo menos, uma oferta 200 milhões de euros mais barata. Sobre o negócio foi feita uma investigação policial que se arrastou durante três anos. Os prazos foram excedidos e o inquérito acabou por ser arquivado sem que o principal arguido tivesse sequer sido ouvido.
Mas, em 14 de Novembro de 2006 eis que surge esta
notícia :)))) que entre muitas coisas interessantes, diz:" Antes de integrar o Governo, Daniel Sanches era administrador da Pleiade, uma sub-holding da SLN - holding que controla o Banco Português de Negócios (BPN). Dias Loureiro , ex-ministro da Administração Interna de Cavaco Silva e actual deputado do PSD, é administrador não executivo da SLN, um grupo presidido por Oliveira e Costa, ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais de Cavaco Silva." (21.11.08 portucale actual)

1. Cadilhe queria/quer ir até ao fim do apuramento das alegadas negociatas e denúncia dos factos para investigação e determinação de responsabilidades pelos órgãos judiciais.
2. Sócrates e o Governo não gostaram da gestão de Cadilhe e decidiram travá-lo, secando-lhe o banco de liquidez, com o levantamento de 300 milhões de euros da Segurança Social quando o BPN mais carecia dela. Com isso, inviabilizaram a segunda fatia de aumento de capital pelos accionistas privados, que se haviam comprometido a pôr 300 milhões de euros no banco (na proposta Cadilhe, o Tesouro meteria 600 milhões convertidos em acções). Depois, a Caixa Geral de Depósitos de emprestar 400 milhões de euros e também o BCP (!...), o que apertaria o controlo à vista da gestão Cadilhe.
3. Cadilhe continuou a linha de rumo traçada, avançando até à entrega de um dossiê ao Ministério Público, chamando a Judiciária à sede do banco em 28-10-2008, e fornecendo documentação sobre alegados actos graves praticados no grupo/banco.
4. Em 2-11-2008, o Governo nacionaliza o BPN e o governador Vítor Constâncio aceita a nomeação do socialista Francisco Bandeira para presidente do BPN em 7-11-2008, ainda antes da nacionalização entrar em vigor. Corrido Cadilhe, o Governo, através da Segurança Social, volta de mansinho a socorrer a liquidez do BPN. (12.11.08 do portugalprofundo)
La foto del año. El fotógrafo Tim Hetherington, de Vanity Fair, ha ganado el premio World Press Photo a la mejor imagen de prensa de 2007 con esta foto de un soldado estadounidense en un refugio en el valle de Korengal, en Afganistán. "Esta imagen muestra el cansancio de un hombre y una nación, todos nosotros estamos conectados a ella. Es la imagen de un hombre al final del camino", ha dicho el presidente del jurado, Gary Knight.

Diseño contra la violencia machista. Éste es el tercer premio del concurso, organizado por el Istituto Europeo di Design en Madrid y la Consejería de Empleo y Mujer de la Comunidad de Madrid, de carteles contra la violencia de género. Ha sido diseñado por Carola Chiloeches Mena, de Madrid.
Los 1.400 metros cuadrados que presiden la cúpula pintada por Barceló , uno de los espacios más grandes del Palacio de las Naciones de Ginebra, será el lugar habitual de reuniones del Consejo de Derechos Humanos de la ONU.


Capital del sexo en Australia. Uno de los espectáculos de la feria del sexo de Melbourne, Sexpo 2008 (20 minutos)

domingo, novembro 09, 2008

"projecto educativo sócretino"

um dos projectos do "engenheiro" sócrates quando na Câmara da Covilhã
São estes os dois grandes objectivos do governo na área da Educação - reduzir os custos no ensino, limitando o acesso de carreira aos professores, encerrando escolas, atirando com o pessoal não docente para a esfera das autarquias e - facilitar a todo o custo a passagem dos alunos para melhorar índices de escolaridade.
Tudo o resto é conversa fiada.
Ministra rasca de um governo rasca

sábado, novembro 08, 2008

ministra rasca de um governo rasca


Enquanto decorria hoje a manifestação de professores, a ministra da educação, à mesma hora, chama os jornalistas para testemunharem a sua doentia e continuada teimosia.
Não é uma atitude lúcida e inteligente.
É uma atitude rasca de provocação.

sexta-feira, novembro 07, 2008


Obama, presidente.
Un soldado norteamericano aguarda el aterrizaje de un helicóptero Blackhawk en la zona de Khost, en la frontera de Afganistán con Pakistán.
Muerte en Gaza. Funerales de uno de los seis milicianos muertos en una incursión del ejército israelí en la franja de Gaza. (20 minutos)

segunda-feira, novembro 03, 2008

“nacionalização” do BPN


O projecto neoliberal para o País, levado a cabo pelos últimos governos mas com maior agressividade e determinação pelo actual governo, materializado nas múltiplas contra reformas a que temos assistido, na Saúde, Educação, Segurança Social e em toda a Administração do Estado, tem como objectivo “libertar” o mercado do Estado, no pressuposto neoliberal de que o mercado funciona por si só, se auto regula, como uma “mão invisível” e de que qualquer intervenção do Estado só perturba e prejudica o sacro santo mercado.
Faz parte deste projecto neoliberal, retirar ao Estado o seu papel de fiscalização da economia, retirar a politica da economia, descarnar o carácter social existente nas relações económicas reduzindo-as de conteúdo e atribuindo-lhes um papel de puro mercantilismo. No fundo, o que se pretende, será também retirar ao Estado a sua matriz social empobrecendo-o e transfigurando-o numa qualquer entidade gestora dos maus e pequenos negócios públicos.

Deste modo, acelerou-se com o actual governo, a proliferação de “entidades reguladoras” em múltiplos sectores, substituindo-se e retirando ao Estado o seu papel fiscalizador e regulador. As Direcções Gerais da Administração Pública, foram assim esvaziados das suas funções e competências. Tais “entidades reguladoras” mostram-se como puras emanações do projecto neoliberal que apenas mascaram a natureza selvagem do mercado capitalista neoliberal.
A recente crise financeira, veio agora demonstrar claramente, que o papel de tais “entidades reguladora” nada tem a ver com qualquer regulação ou fiscalização e apenas dirigem a sua acção para a satisfação plena do capital financeiro, dos monopólios e das oligarquias financeiras.

O País, nunca como anteriormente, se encontra nas mãos dos monopólios e oligarquias financeiras, na mais acentuada promiscuidade entre estes e os governantes. A recente “nacionalização” do BPN pelo governo de Sócrates nada tem de nacionalização como bem se compreende. As nacionalizações possuem um carácter social que aqui não existe.
Foi ainda a defesa dos superiores interesses do capital financeiro que obrigaram o governo a “nacionalizar o BPN. Não terá sido seguramente, ao contrário do que se pretende fazer crer, a salvaguarda dos interesses dos depositantes do banco (que em sua esmagadora maioria já se retiraram e daí terem provocado a própria insolvência do banco) que obrigaram o governo a agir deste modo, mas os prejuízos em cadeia que uma falência do BPN provocaria nas oligarquias financeiras nacionais. Poupando ainda accionistas e administradores dos prejuízos financeiros que uma tal falência acarretaria e sobrecarregando os contribuintes com o custo do buraco financeiro do BPN.
Contra el Imperio. Dos mujeres caminan junto a un mural pintado en las paredes del edificio que albergaba a la Embajada de Estados Unidos en Teherán.
Fundación WWF Adena. Una buceadora a pulmón miembro de la fundación WWF Adena escenifica una captura con redes en una piscina pública en Berlín. Los miembros de Adena intentan así llamar la atención sobre la matanza de animales marítimos a manos de pescadores indiscriminados.(20 minutos)

domingo, novembro 02, 2008


Parecia mal, seria mesmo muito feio que o governo oferecesse 4,5 mil milhões de euros aos Bancos e não se dispusesse a pagar as dívidas que tem para com as empresas e os fornecedores do Estado.

sábado, novembro 01, 2008


Clima económico
O indicador de clima económico reforçou o movimento descendente dos quatro meses anteriores, registando o mínimo desde Setembro de 2003. No mês de referência (Outubro de 2008), todos os indicadores de confiança sectorial apresentaram um andamento negativo, especialmente intenso na Indústria Transformadora e nos Serviços.
Produção industrial
Em Setembro, face ao período homólogo, a produção industrial registou uma variação de menos 4,3%, mais negativa em 3,2 pontos percentuais (p.p.) que o observado em Agosto (dados corrigidos dos dias úteis e da sazonalidade).
Todos agrupamentos contribuiram negativamente para a variação do índice geral com destaque para os de Bens de Consumo e de Energia, -2,1 p.p. e -0,7 p.p., respectivamente, associado a taxas de variação de -6,9% e -4,7% (1,2% e -8,6% no mês anterior). Os agrupamentos de Bens Intermédios e Bens de Investimento, registaram taxas de variação homóloga de -1,8% e -7,7% respectivamente, (0,7% e -4,9%, em Agosto).
A secção das Indústrias Transformadoras determinou, pelo seu contributo de -4,8 p.p., a variação agregada do índice, correspondendo a uma variação negativa de 5,5% (variação nula em Agosto).
(INE 30/10/08)
El efecto Obama (el pais)
Una contorsionista actúa durante la inauguración del Circo Europeo de la Juventud en Wiesbaden, Alemania. (el mundo)
Arina reizvih