vereador feliz
Vladimiro Feliz, vereador substituto da Câmara Municipal do Porto onde ocupava o oitavo lugar na lista do PSD, foi nomeado Director Municipal de Sistemas de Informação.
O cargo de director municipal, apesar de ser (erradamente) um cargo de nomeação politica, não deixa de ser um cargo essencialmente técnico e, como tal, um cargo a que todos os técnicos superiores de carreira dos quadros de pessoal dos municípios aspiram.
Os políticos do após 25 de Abril, não têm sabido dignificar a Função Pública, os seus quadros, os seus funcionários e os seus dirigentes, politizando até ao mais incrível pormenor todo o edifício da Função Pública. Nas autarquias, os autarcas, em sua maioria sem qualificações técnicas indispensáveis a uma correcta gestão (maioritariamente não vão além do nono ano de escolaridade), envolvem-se nos mais mesquinhos pormenores técnicos impondo aos técnicos de carreira as suas vontades.
O drama da politização é tão grande que, por exemplo, os técnicos superiores dos quadros do município de Lisboa com idades superiores a cerca de 50 anos, encontram-se hoje, e como resultado dessa politização, a desempenhar tarefas menores e muito abaixo das suas qualificações e conhecimentos. Tal acontece porque, quando um novo partido ganha eleições, logo que instalado, a primeira coisa que decide é o afastamento da generalidade de todos os quadros superiores em lugares de chefia, colocando-os em prateleiras doiradas e substituindo-os de imediato por outros da sua cor partidária. Passados quatro anos, o novo partido vencedor repete a dose e mais uns tantos quadros vão fazer companhia aos primeiros.
E tudo isto a cada nova eleição. Todo o potencial de conhecimentos de quadros experientes está assim a ser lamentavelmente desaproveitado por simples razões de índole partidária e clientelar. Toda a cultura técnica que um mínimo de estabilidade proporciona, vem sendo desbaratada por uma classe politica ignorante, estúpida, sem valores e sentido de Estado.
Mas nomear um vereador em exercício para um cargo de carreira técnica, não deixa de ser sem dúvida, o cúmulo dos cúmulos.
4 Comments:
Donde menos se espera sai a nódoa.
A ignorância ao poder!
Para quê queimar pestanas na aquisição de conhecimento?
Para que servem os choques tecnológicos?
Nono ano já é muito bom, para o efeito!
A culpa é dos professores, segundo o ministério.
Mas ninguém vê que o País está já com água pelo pescoço e...só porque está com os pés em cima de uma pedra?
E depois todos têm de responder pelas bóias de que se apoderaram, não deixando nenhumas para os outros ? Eles comem tudo......eles.....
I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»
Postar um comentário
<< Home