desemprego sem controlo
Pelos dados do Eurostat hoje divulgados, verifica-se que a taxa de desemprego da EU(27) foi de 6,7% em Agosto de 2007 quando em Agosto de 2006 era de 7,8%, baixando portanto, em apenas um ano, de 1,1%.
Portugal no entanto, não contribuiu para esta descida. Ao contrário, contrariando a UE, Portugal subiu no mesmo período a Taxa de desemprego de 7,5% para 8,3%, sendo a variação mais alta entre todos os países da UE.
Dos 27 países da UE, 24 desceram as suas taxas de desemprego, com a Irlanda (de 4,4% a 4,7%) e Portugal (7,5% a 8,3%%) a registarem os aumentos relativos mais importantes.
São estes numeros que nos dão a dimensão do desastre da política económica nacional. Apesar dos esforços na manipulação dos dados por parte do INE e do Instituto do Emprego, que ao longo dos últimos meses não tem feito outra coisa senão tentar branquear esta situação, a verdade vem sempre ao de cima.
Marcadores: desemprego08/07
9 Comments:
Para o senhor da foto será fácil cumprir essa meta.
É só despedir mais 150.000 trabalhadores ou mandar alguns para as listas da (i)mobilidade, e assim cumprirá com o que (des)promete.
abr...prof...
Está em curso na blogosfera um movimento de solidariedade para com os trabalhadores portadores de deficiência, no sentido de ajudar a introduzir nos temas da actualidade a sua reivindicação de reposição dos benefícios fiscais que lhes foram retirados no OE 2007. A iniciativa é do blog “o país do Burro”, que lançou um repto a todos para que coloquem um pequeno dístico nos seus blogs, com link para o blog do MTPD. Agradece-se a colaboração de todos. O código HTML está disponível no país do burro.
É curioso. Ainda ontem vi na televisão o presidente da CIP, Francisco Van Zeller (marido da Maria João Avillez, cunhado da Zezinha Nogueira Pinto, tudo gente mediática) dizer com o maior desplante que o desemprego baixou.
Pelos vistos temos agora uma aliança CIP-PS, a substituir a antiga (e de má memória) aliança Povo MFA.
oprofano, não é fácil desmascarar a demagogia do senhor da foto, mas tenhamos esperança.
rita, estou sempre solidário nestes propósitos.
commonsense,pois, parece de facto existir uma santa aliança CIP-ps. bem vindo ao blog, claro que vou retribuir o Link.
Bom cá por mim já estou meio patarouco...por isso....contrariamente a outras pessoas importantes que ocupam cargos que lhes permite falar da janela....para o Povo, dizia eu posso dizer disparates....e um é este : a´tão se todos os dias as empresas e tudo o que é serviços públicos dizem que já vão dispensar ou ...sairam mesmo tantas centenas ou milhares de trabalhadores....se esses tipos não vão para o estrangeiro - que diga-se agora já nem há estrangeiro - não vão para a tropa nem são atirados ao Tejo e não são sujeitos a cirurgia no SNS para retirada do estômago....o que é que os nossos "experts" querem que não seja aumento do desemprego....?
Ora vamos lá a ver ....e se pusessem alguns na reforma - como bem desejam e têm razão que já não podem com uma gata pelo rabo - ...baixassem os impostos como dizia o Marques Mendes....aumentassem o salário mínimo para 500 euros , já !!...e pusessem os empresários do Sr. a frequentar escolas de formação profissional....não acha que o desemprego descia ???
Eu não acho...tenho a certeza..!!!
Entretanto andamos com paliativos sobre aumentos de produtividade dos trabalhadores ....da necessidade de polivalência e alteração do Código do Trabalho....flexigurança....e outras coisas do género....quando temos uma classe empresarial que a única coisa que tem é dinheiro ! próprio ou do banco... - formação e capacidade de gestão foi-se ....- agora a margem para ganhar dinheiro - repare que eu não digo gerir - foi-se ou é muito mais apertada ....não passa só por palacete.... avião particular e compras em Paris ou Londres de fim-de-semana.
1900....foi-se.....1950 e posterior ... foi-se também e já não chega para todos a negociata fácil por telefone resultante de mais valias ocasionais e golpistas.
Foi-se....é uma chatice ...agora é preciso saber....estudar...trabalhar....aumentar a produtividade....não basta o quem é que está....e para onde foi....mas vê lá se sabes ....ou conhece quem....
Por isso, até que haja quem saiba....demora e o desemprego aumenta....
Diga-se que também não sei é se estamos a falar do mesmo desemprego....ou se também estamos a visionar todo o conjunto de mãos chiques estendidas atrás de tudo que é subsídio ....(e não só do pago pela Segurança Social...)
No fundo vai tudo ao mesmo...é tudo igual....
Vou mas é dar uma volta e apanhar o fresco da noite para refrescar ideias para as próximas legislativas que já começaram .....( é preciso é aumentar a produtividade....)
Meu caro...para além de empresas de capital...que deitaram o pessoal fora - e que não sei se se estabeleceu por conta própria ou foi trasnferido para custos da segurança social- que por natureza e à vontade rentabilizam o seu capital.....vê por aí ...pelas ruas alguém a trabalhar ????
....está tudo teso...não tenha dúvida ....
...o que vale são as pipocas e a coca-cola ....
Num sector onde se estava habituado a ganhar "bemzinho ", está a advinhar o que ai vem ?....com redução e custos do crédito ....aumentos dos custos fixos e incapacidade das pessoas para aquisição de casa ????
Bom....quem é que precisa de flexibilidade ....?
.....Devem ser os trabalhadores da construção civil.....
Ai...por volta de 1926 houve um senhor que resolveu indireitar o deficit...pois olhe que a doença foi de tal ordem que só lá por volta de 1970 e tal é que o senhor seguinte estendeu a segurança social a quem nada tinha...e quando pelo mundo já se dizia que a segurança social estava demodé.
Ah...e não havia fome...é que o pessoal contentava-se com meia sardinha e açorda
...e também há que dizê-lo já havia quem bebesse Cartuxa...
...Portanto tudo bem.....
Triste sorte a nossa....carago !!!!
Num jornal de hoje se lê que lá para o Sul vão sair mais não sei quantos trabalhadores de uma empresa ....mas segundo se diz a administração...tudo bem....há que conseguir ganhos de produtividade (financeira...creio eu...) e está tudo de acordo...porque não há cá mínimos legais de indemnização...estamos acima....e claro como muitos estão próximo de pré-reforma....
...ora é...ou não fácil ....quaisquer meia dúzia de mil contos satisfaz quem não tem nada e depois ....reforma... paga a segurança social que aliás não se sabe se garante reformas lá mais prá frente ..e nós que até já levàmos por tabela com esta última reforma.....
Será isto recuperação de postos de trabalho ??
Postar um comentário
<< Home