quarta-feira, março 22, 2006

Cegas Euforias


Entretido como anda o governo, com os anúncios de “investimentos”, com as opas e contra opas, com o festim dos super lucros das grandes empresas, nem se dá conta da acelerada debandada das pequenas e médias empresas estrangeiras instaladas no nosso País.
Para os nossos economistas, políticos e comentadores que todos os dias opinam na comunicação social, tudo não é mais do que a inevitável e inultrapassável concorrência asiática.
Não colocam sequer como hipótese, que este abandono, tem como uma das causas o agravamento dos impostos, da energia, das telecomunicações, da água, dos transportes, dos combustíveis, etc, que tornam sufocante a sua permanência em Portugal, onde todos estes custos são significativamente mais caros do que na maioria dos países europeus.
Não será de estranhar portanto, que a euforia e o cego optimismo manifestado pelo governo, sejam vistos aos olhos dos portugueses como atitudes completamente ridículas e irresponsáveis.
Os portugueses sentem que as dificuldades por que passam tendem a agravar-se e que a crise económica que o País atravessa tende a piorar, com o governo a “olhar para o lado” e a fingir que é rigoroso.