sexta-feira, março 17, 2006

Espírito Pequeno-burguês...

A propósito de uma bandeira do PSD que aparece na biografia do Presidente da Republica no site oficial da presidência, insurgiu-se pelo facto, o Blog “ O Jumento”, dedicando um “editorial” ao assunto. Dos comentários, a este propósito, ali reproduzidos transcrevo alguns, por considerar típicos da “esquerda” que por cá temos.


"A tão divulgada independência e isenção do Presidente de Alguns Portugueses, está à vista.
Nomeações todas ou quase todas com o cartão laranjinha (houve uma com o cartão azul e amarelo com a bola ao centro) para o Conselho de Estado(CE), nomeações para assessores com o crivo do cartão laranja!"(assina Platero).


"Este homem que foi um mediocre 1º ministro, mas que teve a sorte de governar em periodo de fartura, que é considerado pelos de memória curta, um salvador, não é mais do que uma enorme fraude. A pseudo independência que quis evidenciar na campanha não foi mais do que camuflagem para enganar os incautos. Vamos, lamentàvelmente, ter cinco anos de falta de isenção e mediocridade." (assina Equinócio).


"contrariando a opinião geral, não considero - e não consiridarei nunca - que este é o meu presidente da república...está colado ao psd e tudo fará para que esse partido seja poder...não é isento, não é sério, não é competente.....basta ver as escolhas que fez para o c. e."
(assina luikki).


Torna-se difícil, dada a “elevação” política desta polémica contradizer o que quer que seja. Resta-me manifestar o meu desacordo desancando no espírito pequeno-burguês que sempre detestei.
A pequeno burguesia, sempre foi e continuará a ser demasiado mesquinha, ávida de privilégios, possuidora dos mais rancorosos ódios políticos, sectária, dissimulada, indolente e preguiçosa, pouco rigorosa e festiva. A dita "esquerda " não é mais que a nossa pequena burguesia com todos os seus defeitos. Despreza "teoricamente" todas as "regalias" da burguesia mas está sempre pronta a colher tais benefícios. (por uma "causa" maior naturalmente). O PS é o partido português onde a pequena burguesia se encontra representada. É tipicamente um partido pequeno-burguês.
Infelizmente, de há muito que se deixaram de discutir questões ideológicas neste país, com os partidos políticos discutindo tácticas entre si mas fugindo de discussões ideológicas a sete pés.
Bons e maus, esquerda e direita, a isto se resume a discussão política em Portugal. E colocam-se nestas discussões a mesma emoção que numa qualquer discussão futebolística.