terça-feira, maio 16, 2006

"o esforço e a coragem"


Espanta-me sobretudo a ligeireza, com que alguns economistas da nossa praça, apelidam de “medidas certas e corajosas”, as medidas que o governo vem implementando. E dizem mais, “fazem-se correcções inteligentes, ajustam-se aspectos importantes, colocam-se os processos no bom caminho. Se tais reformas tivessem sido feitas há dez anos, a crise nunca se teria declarado”.
Quem assim emite opinião é João César das Neves, no Diário de Notícias (15.05.06).
“Medidas certas e corajosas”, como se fosse necessário coragem para aumentar o IVA ou diminuir ou quebrar direitos adquiridos dos trabalhadores.
Coragem seria extinguir os 18 governos civis, diminuir vencimentos e regalias do governador do banco de Portugal e dos gestores públicos, extinguir Institutos e empresas municipais, reduzir para metade o numero de deputados, avaliar o contexto em que foram atribuídas as reformas milionárias da nossa classe politica e ajustá-las a valores sensatos, reduzir a frota de carros dos governantes e demais mordomias, aumentar o IRC das instituições bancárias, etc.
O que o executivo tem feito é iludir-se na redução da despesa pública à custa do aumento dos impostos e da quebra de direitos adquiridos de quem trabalha. A isto se tem limitado o “esforço e a coragem” do governo.
Há 10 anos dever-se-ia ter evitado, isso sim, a criação de institutos públicos paralelos a serviços existentes na função pública e que resultou no aumento de 120.000 funcionários, responsável só por si, num aumento de cerca de 3,75% do défice público.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Excelente post!!!!

4:11 PM  

Postar um comentário

<< Home