sábado, dezembro 30, 2006

patéticos


Sócrates entendeu enviar ao Tribunal Constitucional (TC) uma “recomendação” de aprovação da lei das finanças locais, depois de o presidente da república ter solicitado parecer de constitucionalidade.
Trata-se inequivocamente de uma ingerência dos poderes autónomos da Justiça, de uma pressão politica sobre os juízes do TC e de uma “grosseria” para com Cavaco Silva.
Os velhos juízes vergaram-se à pressão de Sócrates quando, com ar patético, o presidente do TC declara que os juízes não se sentiram pressionados pelos pareceres favoráveis ao diploma enviados pelo primeiro-ministro.
Cavaco Silva permanece calado, engolindo mais um sapo, em prol da “boa colaboração” entre a presidência e o governo e que, pelos vistos não é recíproca e só existe na cabeça do presidente da república.

8 Comments:

Blogger Consciência Critica said...

Isso é que é falar! Mas é sempre assim. Se o Cavaco já estivesse no 2º e último mandato, outro galo cantaria. Mas por agora, não pode fazer grande coisa, até porque não há mais nenhuma alternativa credivel em Portugal. Não deixa é de ser triste perceber que o Socrates ditador, até o Presidente da Republica, consegue manobrar!!!

1:55 PM  
Blogger Carlos Sério said...

Eu creio que é isso mesmo cc. Cavaco está moderado demais porque só pensa num segundo mandato. É uma posição um tanto oportunista e de certo modo um tanto alheia à imagem que dele faziam os portugueses.

2:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Os bons figos só caiem de maduros.
Aqueles que cairem antes , não conseguem comer.
Diante da falta de oposição parlamentar , não compete ao Presidente completar o trabalho em falta.
Muitos desejam ruptura institucional e se possível eleições antecipadas;esquecem que caso isso aconteça será um tiro dado no próprio pé.
Enquanto o PSd não unir e eleger líder capaz, é contraproducente qualquer não coligação do Presidente ao governo.
Imaginem se o governo demite argumentando falta de apio presidencial e nas eleições seguintes obterem 2/3 ainda que coligados com toda a esquerda.
Já alguem pensou nisso?

O PSD está na oposição e é hora de acordar e arregaçar as mangas.

Não exijam do presidente expedientes que o próprio para além de não achar correctos ,só viessem ainda a beneficiar o infrator.

Tinóni

4:48 PM  
Blogger Carlos Sério said...

Com o País em crise generalizada, com os problemas económicos a agravarem-se sem que o governo dê resposta aceitável para os mesmos, com os conflitos sociais cada vez mais agudos e frequentes, com um cada vez maior numero de desempregados, com os problemas da educação a agravarem-se face a uma politica ministerial desajustada e sem estratégia, com os cuidados de saúde mais caros e reduzidos, com uma justiça mais ineficaz que nunca, com impostos a subirem e benefícios sociais em redução, com a demagogia dos governantes e com uma Comunicação Social incompetente, vendida e deslumbrada pelas intervenções provocatórias do primeiro-ministro, com tudo isto, Cavaco Silva olha para o lado e dedica-se à prática da caridadezinha.

Cavaco Silva deveria compreender que os cidadãos deste País estão deveras irritados com este governo que gira em roda livre, deslumbrado com a verborreia das suas próprias palavras, arrogante e provocatório nas acções que toma, inconsequente na resolução do défice e da crise económica em que o País se encontra mergulhado. A situação de crise e instabilidade a que o País chegou é tão grave que um Presidente da Republica não poderá alhear-se dela mesmo que com tal conduta se altere a sua estratégia para a conquista de um segundo mandato. A estratégia da conquista de um segundo mandato presidencial não deve nem pode colocar-se à frente dos problemas e das dificuldades do País.
Do silêncio à ruptura, caro anónimo, o presidente tem um espaço enorme que não quer utilizar por conveniência própria o que é, a todos os títulos, lamentável.

6:55 PM  
Blogger Biranta said...

Venho agradecer e retribuir os Votos de Bom Ano Novo.

Quanto ao post e aos comentários, parece-me que o ÚNICO "erro" na apreciação é a premissa de que o Presidente enviou o diploma ao T.C. porque, realmente, tinha dúvidas quanto à sua constitucionalidade e admitia a hipótese de o ver "chumbado".

Pode ser que seja verdade, mas não creio!

Assim como também me parece óbvio que o Presidente não está nada preocupado com o que pensam e sentem os cidadãos... já que passa a vida a fazer apelos inócuos e patetas; a representar.

A julgar pelos resultados já há muito que estas manobras se destinam, unicamente, a nos enganar.

O Presidente pode muito bem ter optado por enviar o diploma ao T.C. para lhe dar credibilidade e desarmar, por ilegítima, a contestação "institucional" (das autarquias).

Acho que não se pode esperar deste Presidente outra postura... embora ele actue de modo a aparentar que se demarca (mas sem inviabilizar) as medidas do governo, como forma de garantir o êxito da famigerada "alternância".

Concordo inteiramente que "os cidadãos deste País estão deveras irritados com este governo que gira em roda livre, deslumbrado com a verborreia das suas próprias palavras, arrogante e provocatório nas acções que toma, inconsequente na resolução do défice e da crise económica em que o País se encontra mergulhado. A situação de crise e instabilidade a que o País chegou é tão grave que..."

Mas infelizmente, não podemos contar nem com as instituições nem com as outras organizações cívicas.

Ou arrajamos maneira de o dizer e nos fazermos ouvir, ou continuaremos a ser ignorados, continuando "eles" todos a representar a habitual palhaçada e a olhar, a assobiar, para o lado quanto às questões essenciais, entretendo-se e tentando nos entreter com questões e questiúnculas acessórias, enquanto a situação irá continuar a agravar-se porque não pode ser doutro jeito... embora todos os nossos problemas tenham soluções dignas e eficazes, que urgem.

Para que a situação mellhore é necessário que "eles" actuem e dicidam em conformidade com a opinião e o sentir dos cidadãos. "Eles" vivem muuuuito longe; e não irão descer à terra, se não forem acordados... em sobressalto.

Entretanto nós é que vivemos sobressaltados.

Um bom 2007 para todos!

11:10 PM  
Blogger Unknown said...

Ao que me parece, e pelo que percebi até agora, Sócrates e Cavaco são duas faces da mesma moeda.
Venha o diabo e escolha.

Bom ano

7:38 AM  
Anonymous Anônimo said...

Talvez não fosse despropositado Sócrates enviar os pareceres jurídicos que tem ao Tribunal Constitucional, mas tenho a impressão que enviou também uma carta com argumentação política, e essa diria que já não devia ter enviado. Até porque o Tribunal Constitucional não atende às motivações políticas, mas apenas à conformidade com a Constituição.

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com

1:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Toda a gente tem a sensação de que isto tudo está em plano inclinado...mas ninguém sabe fazer nada... nem faz nada!?
Como ?... se a politica é feita por funcionários ?

Quanto ao tribunal será que o Governo é uma mera parte que tem de demonstrar ao Tribunal da sua razão, como os privados quando pleiteam ?

Ou será que há dúvidas sobre a capacidade de julgamento ??? Ficamos assim como que meios baralhados...atã nã é ?

12:34 AM  

Postar um comentário

<< Home