terça-feira, fevereiro 27, 2007

RTP- Informação Pública ou Propaganda Pública

O Programa de ontem do Prós e Contras, cada vez mais Prós e Prós, não foi esclarecedor quanto à questão das Urgências, mas serviu para o que estava afinal preparado, isto é, para a propaganda das ideias do ministro e a mistificação da opinião pública.

Em primeiro lugar, não teve o contraditório que é suposto existir em tal programa. De um lado, do lado do Prós, dois médicos da Comissão Técnica (CT) que elaborou o Estudo sobre as Urgências, do outro, igualmente dois médicos, escolhidos a preceito, que do Contra tiveram muito pouco ou nada.

Ficámos no entanto a conhecer, por informação várias vezes realçada de um dos médicos da CT, que a dita comissão não propôs qualquer encerramento dos Serviços de Atendimento Permanente (SAP) em qualquer lugar do País.
Isto significa que a decisão de fechar 15 SAP, é uma decisão política do ministro da saúde à revelia do parecer da CT. O ministro utilizou assim aquele parecer, instrumentalizando-o, para avançar com o encerramento de vários SAP.

Antes nos bastidores, depois no palco, sem contraditório, o ministro deleitou-se em propagandear a sua política, gabando-se da diminuição das despesas da Saúde que terá conseguido. Claro que não mencionou a diminuição das comparticipações do custo dos medicamentos e análises (que em alguns casos chegam aos 800%) e do aumento das taxas moderadoras e, como mais este sacrifício imposto aos portugueses, terá contribuído para aquela diminuição de despesas, permitindo a Dona Fátima toda a infundada gabarolice do ministro.

O senhor ministro se nomeasse novos administradores hospitalares seleccionados em concurso público e não os nomeasse politicamente de entre a sua clientela partidária como tem feito, talvez conseguisse reduzir os desperdícios na Saúde, que rondam os 25% e assim reduzir os custos do seu ministério e dar-se, agora com razão, à gabarolice de que tanto gosta.



7 Comments:

Blogger Consciência Critica said...

Ruy, isto cada vez é mais á descarada. É que já nem tentam fingir. A manipulação está no auge

11:14 PM  
Blogger Carlos Sério said...

sem dúvida cc.

12:03 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger:
Ainda bem que observa a posição da TV com Prós e Contras.

Já ontem, logo a seguir ao Programa, tinha feito dois comentários a propósito de "Marques Mendes vai na onda.."..

Pois é espantoso !!!!

O PSD emitiu um comunicado sobre o assunto....claro está que se fossem outros....a esta hora já havia entrevistas....comentadores....vigílias.....recortes e termómetros - de subir e descer , programas da manhã e da noite e da tarde e da madrugada...-...com moções e órgãos de vigilância pelo pluralismo e independência dos órgãos ( ainda estou para saber que órgãos são esses....) a tomar posição a toda a hora e a todo o momento em defesa da independência dos órgãos de informação...como se faz na Madeira !

Como dizia no comentário de ontem só foi pena não haver uns Power-pointsitos.....

Mas ....e na restante comunicação viu alguma coisa ....?

Naaaaaah....nós é que estamos enganados !!!!!
Quanto a Comissões Técnicas....não digo nada já sou velhinho demais para me chatear....

Olhe, meu caro cada um que se aguente com o que tem !!!!!!

Vou mas é dormir que amanhã tenho de me levantar cedo....vou buscar uma senha ao Centro de Saúde ou SAP ou SAB ou lá o que é...para depois ter acesso a uma outra senha para uma consulta...que é só tentar saber se alí fazem consultas de gripe ...( das aves !!!!)

Boa noite!?

1:25 AM  
Anonymous Anônimo said...

Era interessante saber ...quando... foi planeado alterar o figurino e planeamento do Programa ...
( sim porque o Ministro não chegou atrasado...disse que tinha ouvido a primeira parte nos camarins )...E quem teve a ideia ?....e quem fez a proposta ?....critérios de programação ?.....que é alterar sem avisar o pessoal !!?....sim porque "interferências" é que não terá havido de certeza....pode ter acontecido é que alguém tenha tido a ideia com efeitos retroactivos....

Mas como de futuro o programa vai ser assim....( a não ser que volte ao figurino anterior )....torna-se um bocadinho mais chato !!!!...e o Programa ...agora o que tem a fazer é mudar de vida...porque perdeu a sua característica fundamental ( contraditório ) e nestas coisas só se perde uma vez....e ontem perdeu !!!

Como a mulher de César......

Bom....vou dormir outra vez....porque tenho de me levantar cedo !!!!

1:47 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ah...é verdade...tenho de me levantar cedo e...não sou dirigente da Oposição....

1:48 AM  
Anonymous Anônimo said...

Como é que se chamará o Assessor de Imprensa, SA ...do homem !

Merece ganhar o dinheiro que lhe pagam...caramba !!!!

Que devem ter dito ...vão para lá todos façam o que quiserem mas não me apareçam mais à frente sem que tenha sido explicada ao POVO essa m....toda nuito bem

1:55 AM  
Anonymous Anônimo said...

E eles foram....

1:56 AM  

Postar um comentário

<< Home