sexta-feira, abril 20, 2007

o poder socialista


Pina Moura, aparece em Cascais em 1994, de sacola na mão e alpercatas nos pés, pela mão de José Luís Judas que acabara de ganhar as eleições para a Câmara de Cascais. Com um contrato a termo certo, lá foi inventando trabalho até ser chamado por Guterres para o governo. Foi ministro e saindo de ministro das Finanças ingressou já como administrador num grupo espanhol ligado à energia, no preciso momento em que se procedia aos mais variados negócios neste sector económico, envolvendo a EDP, Galp, Transgas, e outras empresas públicas ou com capital público.

Pina Moura aparece agora como primeiro responsável pela empresa detentora da TVI ao lado de uma outra importante figura do PS, José Lemos.
Sendo certo que Pina Moura não é detentor de meios financeiros que lhe permitissem ocupar o lugar que hoje ocupa nesta empresa de capitais espanhóis, a sua colocação só poderá então ser entendida como corolário de uma ascensão partidária. Ao contrário Francisco Balsemão, proprietário da SIC, que atingiu semelhante posição à custa dos investimentos que fez, iniciando a sua carreira no lançamento do jornal Expresso e correndo os riscos financeiros associados aos investimentos privados.

Não serão portanto, seguramente, as qualidades empresariais de Pina Moura que o levaram a ascender à posição que hoje ocupa, mas tão só a confiança política que o PS nele deposita.
Temos assim que um partido político que se encontra no poder, utiliza esse mesmo poder político para colocar homens seus, nos meios empresariais que se mostrem úteis e influentes na sua estratégia partidária de consolidação do poder.

Ao mesmo tempo, assiste-se ao clamor do primeiro-ministro, por “uma democracia com decência” .

11 Comments:

Blogger Nuno Roldão Mendes said...

Este comentário foi removido pelo autor.

5:47 PM  
Blogger Nuno Roldão Mendes said...

Se não existe uma incompatiblidade legal, subsiste a ética e a democrática. Alguém que ainda recentemente foi ministro da economia e é actualmente deputado pelo PS não devia poder ser nomeado para o Conselho de Administração da Media Capital. Não basta demitir-se da Assembleia da República e dos cargos partidários para deixar de existir a dúvida quanto à imparcialidade.

Em Portugal legisla-se por tudo e por nada. Já agora valia pena legislar sobre esta matéria. Deveria ser obrigatório por lei, manter um período de nojo entre determinadas funções. Como acontece em democracias como os EUA. Até lá a dúvida persiste.

À comunicação social não basta ser séria, também tem que o parecer.

Um abraço.

5:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

A isto chama-se tráfico de influências ou acções mafiosas.

6:23 PM  
Blogger CHEVALIER DE PAS said...

descubra as diferenças...

2:16 AM  
Anonymous Anônimo said...

e quem não me mandou a mim "maria pandorca" a não filiar-me num partido-----burra, burra

---estava a estas horas resfastelada na assembleia em vez de contar tostões.....

porque se queixam? filiem-se ainda há inscrições---

eu cá vou é contar tostões fim de mês está á porta..

mariapaganumbufes

3:48 AM  
Blogger Rui Martins said...

Se até Pina Moura já admitiu que está na TVI com um "fundamento político" isto não vai colocar em causa a isenção da sua gestão na Informação dessa televisão privada? Onde estão os seus méritos como gestor ou melhor como gestor de media? Apenas no seu cartão de partido e nas influências e contactos neste? Isto não será mais uma ameaça à Democracia?

6:32 PM  
Anonymous Anônimo said...

Isto está mas é uma grande bagunça....e nós temos de aguentar tudo....

Lembrem-se do que já há tempos dizia:
A comunicação social vai ser um tema muito interessante para tratar nos próximos tempos !!!

Há falta de temas, por isso....

7:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

O PSD acordou agora.....

E então vai disto...privatiza a RTP ....ou parte.....será que não tem emenda ???

Entretem-se com folclore e férias tropicais e exóticas e depois acorda tarde e mal disposto....

Entretanto há quem fique bem disposto.....

7:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sempre há carreiras ....fulgurantes...cá no Burgo...eu até nem sei como é que os europeus dizem que somos tão pouco produtivos...

7:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

Por falar no assunto...quando espanhóis ....ou gregos ....ou belgas.... ou italianos....ou franceses....ou alemães...ou austríacos...ou irlandeses....ou finlandeses....ou holandeses decidirem privatizar as respectivas estações de serviço público de rádio e televisão...caro Blogger se souber....não deixe de nos avisar para a gente comprar.....ah! e ....já agora os ingleses também com a BBC !!!!

Por acaso por cá se quiser fazer uma rádio/TV e fôr nacional não sei se conseguirá....mas vá lá já é possível haver estações de estrangeiros....cá...no nosso terreno...

E lembrar-mo-nos nós quando começaram as rádios privadas lá no alto mar ou em ilhas isoladas...até se chamavam rádios piratas.

Mudam-se os tempos...mudam-se as pessoas e os países....e nós.... sempre no Shopping !!!!

8:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Porque será que o olho esquerdo está mais aberto do que o direito !!!??

1:57 AM  

Postar um comentário

<< Home