quarta-feira, maio 09, 2007

ATÉ QUANDO...


O ministro das Finanças defendeu ontem a necessidade de a Comissão Europeia (CE) rever os seus métodos de previsão económica, ao denunciar que aquela instituição comete "erros sistemáticos".
Teixeira dos Santos recordou, a título de exemplo, que há um ano a Comissão começou por prever, para Portugal, um défice público de 5% do produto interno bruto (PIB), acabando por corrigir a estimativa para 3,9%.(DN)


Ao que parece, o ministro anda a ficar muito incomodado com as previsões económicas da CE.
Não andou longe a previsão da CE quando previu para Portugal um défice público de 5% em 2006. Na verdade, a CE não terá contado com as receitas extraordinárias que somaram 1,4% e que elevaram realmente o défice para um valor próximo dos 5%, mais exactamente 5,3%. Como se compreende, numa previsão a meses de distância, a CE não podia adivinhar quais as receitas extraordinárias a que o governo iria recorrer nesse ano. Aliás, levando em atenção certamente, as palavras e as garantias do governo de não recorrer jamais a receitas extraordinárias, se bem nos recordamos
O exemplo do ministro é assim o pior possível, e faria bem Teixeira dos Santos em estar calado para não cair uma vez mais no ridículo.

2 Comments:

Blogger Isabel Magalhães said...

Acabei de saber que faz parte da blogosfera de Oeiras embora no seu perfil não tenha encontrado qq referência a esse assunto.

Agora me lembro que já recebemos a sua visita... :)))

Vou linká-lo no Oeiras Local.

Um []
I.

10:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

Está tudo contra o homem....caramba que já estamos fartos de fazer contas....

1:57 AM  

Postar um comentário

<< Home