quarta-feira, setembro 26, 2007

mais impostos para os lisboetas


Mais impostos para os lisboetas, mais dívidas para a Câmara de Lisboa.
Assim, com medidas destas, qual o atrasado mental que não governaria a Câmara?
Pedir dinheiro e aumentar impostos eis a receita socialista.

O plano de saneamento financeiro da Câmara de Lisboa, que é hoje apresentado por António Costa, contempla a obtenção de um empréstimo bancário no valor de 500 milhões de euros. Com este crédito, que será discutido na reunião camarária de 3 de Outubro, o novo presidente da autarquia pretende pagar uma dívida de curto prazo de quase 360 milhões de euros a fornecedores, cumprindo a promessa assumida na campanha eleitoral, e ficar com uma provisão de 140 milhões de euros em conta corrente, durante dois anos, para fazer face a despesas inesperadas que possam ocorrer até ao final do mandato. (cm)

Dentro de cinco anos, os lisboetas vão estar a pagar mais 94% de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) do que actualmente. O presidente da câmara de Lisboa prevê um encaixe nos cofres da autarquia de 159,1 milhões de euros em 2012, mais 77 milhões do que no corrente ano. Os valores arrecadados com o IMI serão preciosos para que António Costa consiga equilibrar as contas da capital. (jneg)

5 Comments:

Blogger Diogo said...

«Dentro de cinco anos, os lisboetas vão estar a pagar mais 94% de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) do que actualmente»
É necessário pagar a estação dos TGVs. Tão (in)úteis, como (des)necessários, como absurdamente dispendiosos. António Costa pode ser corrupto, mas não é parvo. Ele foi o nº 2 de Sócrates.

8:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

CORREIO DA MANHÃ
2007-05-28
Crise na Câmara de Lisboa
Novo presidente herda 49 assessores

CAOS
O próximo presidente da Câmara de Lisboa vai herdar de Carmona Rodrigues (caso não seja eleito) 49 assessores avençados com contratos no valor de mais de 1,3 milhões de euros. De um total de 59 assessores do Gabinete de Apoio à Presidência (GAP), 49 só terminam o contrato mais de cinco meses após as eleições. O que significa que o executivo camarário eleito a 15 de Julho terá de manter a equipa do ex-autarca ou pagar o restante valor dos contratos anuais.
De acordo com um documento a que o CM teve acesso, datado de 11 de Maio de 2007, só o gabinete de apoio à presidência de Carmona Rodrigues conta com um total de 59 assessores com contratos no valor de mais de 1,7 milhões de euros. A maioria destes assessores viu os contratos renovados no início do ano – terminam em Dezembro. Nesta situação estão 47 assessores, entre os quais o assessor de Carmona Rodrigues para a comunicação social, João Reis, que tem um contrato anual no valor de 43 380 euros. Por mês, João Reis recebe assim cerca de 3600 euros em bruto. Um valor superior ao vencimento de um vereador que ronda os 2500 euros mensais (depois de impostos).
Mas o contrato mais valioso pertence a Rui Costa Lima: 52 717 euros. Cerca de 4300 euros por mês. Já Inês Jordão só termina o contrato, no valor de 28 mil euros, a 31 de Março do próximo ano. Enquanto Maria Weinholtz (28 617 euros) termina em Novembro de 2007. Assim, no total são 49 os assessores contratados por Carmona Rodrigues que irão trabalhar directamente com o novo presidente da Câmara. Tanto António Costa (PS), como Fernando Negrão (PSD) ou Helena Roseta (independente) já defenderam o duro corte no número de assessores da Câmara, mas para o fazerem terão de pagar o restante valor dos contratos. Do total dos 59 assessores do gabinete da presidência, número ao qual acresce ainda a vasta lista dos assessores dos gabinetes dos vereadores, seis terminam contrato na altura das eleições intercalares ou logo após. É o caso de Francisco Mota Ferreira, que foi também assessor do vereador do PSD Amaral Lopes, e que termina o contrato, no valor de 25 791 euros, a 30 de Junho deste ano, juntamente com mais três assessores. Já Marta Botelho (3183 euros) acaba o contrato a 31 de Agosto de 2007.A maioria dos assessores (39), segundo o documento, foi contratado através de uma consulta prévia, ou seja, após uma entrevista. Mas 17 foram contratados por ajuste directo. Os contratos variam entre os 52 mil e os três mil euros.
VICKY ATÉ AO FINAL DO ANO
Figura bem conhecida do jet set nacional, Vitória Maria Fernandes, conhecida como Vicky Fernandes, é uma das assessoras do executivo camarário de Lisboa. Contratada para relações públicas da autarquia de Lisboa e responsável pela organização de festas, Vicky aufere um rendimento mensal de 3025 euros, de acordo com o seu contrato iniciado em Janeiro deste ano. O vínculo à autarquia, segundo constatou o ‘CM’, termina a 31 de Dezembro deste ano. Ao todo, Vicky Fernandes auferirá 36 mil euros ilíquidos pelo contrato.A responsável de relações públicas tem a seu cargo missões co-mo as marchas populares e as noivas de Santo António (padroeiro da cidade), duas iniciativas que são o cartão de visita da autarquia nesta época do ano.
SAIBA MAIS
25 milhões de euros é a verba gasta em vencimentos para os cerca de 200 assessores ao serviço da maior autarquia do País.11 mil é o número de funcionários da Câmara Municipal de Lisboa. Em termos comparativos, por exemplo, a Comissão Europeia tem 25 mil funcionários a tratar de dossiês de 27 Estados-membros.832 milhões de euros é o montante da dívida da Câmara Municipal de Lisboa a fornecedores, apurado o primeiro trimestre de 2007, na execução financeira.
INVESTIGAÇÃO
A PJ está a investigar a contratação de assessores para a Câmara de Lisboa. Em causa estão suspeitas de eventuais ilegalidades na contratação, abuso de poder e falsificação de documentos.
PROCESSOS
A autarquia é alvo de 12 inquéritos na PJ, como o caso Bragaparques e o pagamento de prémios aos administradores da EPUL. Foram constituídos arguidos Carmona Rodrigues, Gabriela Seara e Fontão de Carvalho.

1:08 AM  
Anonymous Anônimo said...

Face a tão grande descalabro herdado da gestão Santana/Carmona, convenhamos que é difícil fazer milagres. É preciso pagar aos fornecedores, é preciso mudar a face da cidade. E já. Eu prefiro pagar impostos para ter uma cidade que sirva minimamente os seus munícipes, a ser obrigado a fazê-lo para encher os bolsos de pseudo-assessores.

11:34 AM  
Blogger Carlos Sério said...

Caro alfacinha,

O que se passou com a gestão Carmona é igual ao que se passou com a gestão João Soares, Judas, e será igual ao que se passa em Sintra ou Cascais e seguramente é o que se vai passar com gestão do Costa, mais ano ou menos ano (mais certo depois destes dois anos). As clientelas partidárias assim o exigem e o bem público de há muito que saiu dos objectivos dos nossos politicos.
Não é possível haver qualquer distinção de processos emtre os dois partidos de poder.
Quem assim pensa ou é ingénuo e está enganado ou então sofre de partidarite aguda.

12:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro AMIGO.... estou consigo ...por acaso os lisboetas até são pessoas que podem pagar impostos...por isso....toca a pagar...
Quanto mais melhor...aliás para que é que a malta quer dinheiro no bolso....para comer amendoins no Jardim Zoológico ?.....ou sardinhas assadas pelo Santo António ....ou pevides enquanto olha pró Tejo....gritando Óh vezinha.!!!...ou para chupa-chupas- enquanto desce o Chiado ...ou para caldos de galinha enquanto com oitenta anos olha em roupão por dentro dos vidros a rua da madragoa até que chegue a carrinha da sopa da misericórdia....

Vá...toca a pagar impostos que a malta é rica .....não ...não falo da fava rica....que essa já desapareceu....

A propósito...qual será o rendimento médio dos residentes em Lisboa...???

Caro BLOGGER...você que sabe tudo ajude-me...por favor !


Quanto a heranças.....podia nem se ter habilitado.....ou andava distraido.....????

1:35 AM  

Postar um comentário

<< Home