terça-feira, outubro 30, 2007

Portugueses de segunda


Durante estas três últimas décadas do pós 25 de Abril, nunca ninguém pôs em causa as escutas telefónicas ou o modo como se processava a sua realização. Hoje, a questão das escutas é um outro folhetim a que diariamente assistimos. Será bom lembrarmo-nos que todo este alvoroço começou com as escutas do processo Casa Pia.
Enquanto os escutados foram os Zés ninguém deste País nenhuma voz se levantou em defesa dos direitos e liberdades individuais destes pobres cidadãos, apenas quando tais escutas atingiram figuras públicas, elites políticas e outras, é que presenciamos o incómodo, o alvoroço e o alarido que elas provocam em tão “superiores” e nobres criaturas.

Com frequência temos presenciado nos últimos tempos uma certa defesa doutrinária desta diferenciação entre cidadãos. A última das quais bem recente, de um tal Vital Moreira, que sem rebuço, preto no branco, coloca como argumento para não se referendar o novo Tratado Europeu o facto espantoso de a esmagadora maioria dos eleitores (leia-se os Zés ninguém deste país) não ter capacidade de compreensão do texto do dito Tratado. Há uns meses assistimos à tentativa da criação de um Tribunal só para atendimento de casos que envolvam políticos.

Tudo isto não são mais do que indícios inquietantes do despudor, do atrevimento que a nossa classe politica manifesta e da impunidade que goza. Nunca antes estivemos tão perto da criação de duas classes de portugueses – os de primeira e os de segunda classe. Os primeiros, super dotados de inteligência e outros dotes, governam e como tal têm o direito “natural” de tratamento diferenciado perante a Justiça. Os segundos, gente “naturalmente”inferior, terão direitos limitados e serão tratados nos Tribunais comuns.
E arroga-se esta gente de ser democrata.

8 Comments:

Blogger GS said...

Inaudita essa do Sr. Dr. Vital Moreira!! Penso que se trata até de um professor catedrático!!

Não pertenceu ao P.C. defensor dos 'pobres, iletrados e oprimidos'!?! Como as 'mentes' mudam!!

Parabéns pelo alerta! Que há Portugueses de 1ª e portugueses de 2ª [leia-se propositadamente com minúscula]... já se nota a 'olhos nus'! Mas um 'pragmático' fazer tal afirmação!!

Se o texto é de difícil explicitação... faça-se a adequada 'interpretação' em programas de informação!

Bom feriado!

5:31 PM  
Blogger Carlos Sério said...

fragmentosculturais, pois é o homem tem todo esse passado.
Uma coisa será a dificuldade do texto uma outra bem diferente será coartar o direito de votar em referendo.
abraço,
ruy

6:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

Essa coisa do centralismo democrático deixou muitas cabecinhas meias desfeitas....de tal modo que alguns glóbulos ficaram mesmo para todo o sempre com alguma inclinação....

....mas já agora ....


....." Aí se verá como o progresso das ideias democráticas, a revolução industrial com o declínio da aristocracia rural e a difusão da riqueza,a formação do proletariado e a organização sindical, a guerra total com a mobilização em massa e o chamamento forçoso das mulheres ao deempenho de muitas funções dantes reservadas ao sexo masculino, a transformação dos conceitos morais relativamente ao papel da mulher na vida social...., tudo isso foi influenciando pouco a pouco no sentido de transformar o sufrágio de restrito em universal....." ( Manual de Ciência Política e Direito Constitucional,5.ª edição- pág. 30. de Marcello Caetano )


....ahmmmmm...coisas do passado dirão ....é .....não é...?


Boa noite que agora vou dormir que isto já é muito tarde e..... amanhã tenho de ir jogar gooooolf....

12:29 AM  
Anonymous Anônimo said...

Meu caro há quanto tempo andamos nós a assistir à construção da Europa...? por uns senhores de superior formação e inteligência de divina iluminação..... enquanto o pessoal por enquanto se vai entretendo com Coca-cola e hamburger....

Então para quê eleições....se o pessoal nem ler sabe....e

.......já agora para quê tanto deputado lá no Parlamento..??...um presidente e dois secretários ( para fazer companhia) seriam suficientes....

12:35 AM  
Anonymous Anônimo said...

Por ex.º durante o periodo sempre vivo e cheio de novidades em França entre 1780 e tal ( Antoinette...Luis XVI...etc..e por aí adiante....) período de grande vivacidade pelo menos para os que ficavam com a cabecita em cima dos ombros....) o voto era em geral censitário....mas....já o Governo provisório saído da Revolução de 1848 ( 2.ª República )decretou o sufrágio universal e directo e..... a partir de 1875 os deputados eram eleitos por sufrágio directo e os senadores por 9 anos e por eleição indirecta....ora.

.... a partir de 1945 as várias constituições ou actos constitucionais foram em regra aprovadas por referendum ( Lei constitucional de 1945, Constituição de 1946, Constituição de 1958, Alteração constitucional de 1962..etc.....)


...Caro Blogger está a imaginar o que foi a praça a que hoje se chama de Concórdia.....?

Que confusão !!!!

......ó tempo anda pra trás..será ??!!....puxa !!!!!

1:22 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caramba...até as ovelhas agora têm febre azul....

1:33 AM  
Anonymous Anônimo said...

Curiosa e bem aplicada a foto de rebanho que utilizou para ilustrar o comentário. Lamentavelmente são poucos os que conseguem furar esse estado de coisas. Preferem a acomodação à rebelião.

12:47 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caro RUY

Então não ouviu já falar da necessidade da existência de SENADORES ????

...este pessoal que no antigamente andava de rédea curta...agora quer ultrapassar pela rectaguarda o Tonito....

......e não querem lá ver que ainda regrassam a ROMA ?

.......com os SENADORES e um ou outro Imperador com lira e tudo...ou até quem sabe....

........ Sumo Sacerdotes do Antigo Egipto com direito a que as respectivas múmias sejam expostas por todo o sempre nas vitrines do Louvre ou do MNAA ....( Museu Nacional de Arte Antiga....)

1:58 AM  

Postar um comentário

<< Home