quarta-feira, novembro 21, 2007

Os custos do desgoverno


As receitas provenientes dos impostos Directos e Indirectos arrecadadas pelo governo PSD/CDS em 2004, somaram 28.389 milhões de euros. Em 2007 estas receitas, dos mesmos impostos, totalizaram 34.557 milhões de euros. Uma diferença portanto de 6.168 milhões de euros. Este montante representa 4,6% do valor do PIB de2004.

Isto significa, muito simplesmente, que o Défice real de 2004 (com todas as receitas extraordinárias) que ascendeu a 5,2%, seria reduzido para apenas 0,6% do PIB se pudesse contar com igual montante de receitas de impostos que hoje é cobrado aos portugueses. Sem contarmos sequer com as múltiplas receitas extraordinárias das desorçamentações e venda de património praticado pelo governo de Sócrates ou ainda as receitas provenientes dos cortes sociais que impôs aos portugueses constata-se, quanto elevado é o grau de desgovernação económica deste País e quanto falaciosa, mistificadora e miserável é a campanha que apresenta como grande triunfo do governo a redução do Défice em 2007 para 2,4% do PIB.

Mérito seria seguramente se tal redução fosse obtida em iguais condições às que recebeu quando tomou posse, sem aumentos de impostos e sem os cortes sociais que empobreceram e diminuíram a qualidade de vida dos cidadãos.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caro Ruy:

Excelente a sua argumentação. E verdadeira !

Porque estamos em permanente manipulação dos números....com as populações a sofrer..neste Mundo miserável e desigual...

...estaremos nós na UE...???

Parece bem que não...

...o que vale como ainda hoje vimos é que nós somos uns autênticos águias diplomáticos....

....senão veja-se que ainda vamos ser nós a resolver o conflito Chavez/Espanha....

...até fomos a Madrid....bom agora é que não sei bem o que é que fomos lá fazer.....servir de intermediários...ou dar explicações porque é que íamos receber o senhor cá....na Capital....??

.....e como somos pobrezitos....petróleo ...etc...etc....ou...se não foi nada disto....então somos mesmo uns barras sem os que não há paz entre os Povos....

6:08 PM  
Blogger SILÊNCIO CULPADO said...

O trabalho de cosmética do nosso engenheiro Sócrates para enganar incautos.
Boas contas, amigo. É preciso falar claro.

6:32 PM  
Blogger SILÊNCIO CULPADO said...

Hoje é o dia do "Olá". O dia em que internacionalmente se comemora o world hello day, num grito universal de unidade em prol da paz e da justiça. Quando te digo olá eu quero dizer tudo. Mesmo tudo. Mas sobretudo quero caminhar contigo em busca de pessoas que queiram caminhar.
Olá!

6:33 PM  
Blogger Carlos Sério said...

Caro anonimos,
Estamos de facto em permanente manipulação dos numeros. Manipulação dos numeros do desemprego, do Défice, do crescimento económico e por aí fora.
E tem toda a razão, todos os governantes perante seus homólogos estrangeiros se ^~oem em bicos de pés, como as crianças quando querem chamar a atenção dos pais. Somos na verdade uma nação governada por politicos menores.

Olá silencioculpado,
estou comtigo nesse grito de unidade.
(os numeros dos valores dos impostos referenciados foram retirados da página da DGO, e referem-se aos aprovados em Orçamento de 2004 e 2007).

6:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

O Kaos no Jardim...devia receber um prémio qualquer...não sei bem...mas a imaginação ....é demais....

7:34 PM  
Blogger José Lopes said...

Alguns mais crédulos ainda pensaram que os sacrifícios teriam alguma recompensa ao fim de algum tempo, mas agora já nem esses acreditam nos números rosados que nos querem enfiar pelos olhos dentro.
Pagamos cada vez mais e o retorno é cada vez menor.
Cumps

9:25 AM  
Anonymous Anônimo said...

Estamos num beco que dá para uma só saída...o abismo....com montes de pessoal a jogar futebol.....!!!!

3:20 PM  

Postar um comentário

<< Home