sexta-feira, novembro 09, 2007

Teixeira dos Santos, um ministro incompetente


Consultados os dados do Orçamento de Estado desde o ano 2005, verifica-se que o aumento de impostos, directos e indirectos, de 2005 para 2008 se cifra em 22,1%, o que corresponde a uma percentagem do PIB de cerca de 4,3%.
De outro modo, o valor diferencial dos impostos arrecadados em 2008, 36.000 milhões de euros (previsão do Orçamento), face aos arrecadados em 2005, 29.843 milhões de euros, fazem objectivamente baixar o Défice, qualquer que seja o seu valor, em 4,3% do PIB.
Ou ainda, o aumento de impostos aplicado desde 2005 pela governação Sócrates, mantendo todas as outras condições iguais, isto é sem os ganhos financeiros provenientes dos Cortes Sociais entretanto impostos pelo governo, encerramento de maternidades, Centros de Saúde, SAPs, escolas, aumento das taxas moderadoras e medicamentos, etc, acarreta só por si, uma redução do Défice em 4,3% do PIB.
Assim, considerando somente as receitas arrecadadas com os impostos previstos em Orçamento, o valor de um Défice hipotético de 6,7% do PIB em 2008, baixaria para um valor de apenas 2,4% do PIB (meta apresentada como um grande feito pelo governo).
Esta análise, correcta em seus valores e em sua lógica (dados da DGO), revela bem a incompetência, a péssima governação de Sócrates e o embuste do chamado “combate ao Défice” com que vem iludindo a população portuguesa. Só possíveis face à incompetência da nossa Oposição e de uma igualmente incompetente Comunicação Social servilmente enfeudada às directivas do governo.

Relativamente às Despesas com pessoal, verifica-se que face ao congelamento salarial imposto aos trabalhadores da Função Pública, o seu agravamento foi de apenas 3,3% face a 2005 (valores constantes).
A um agravamento de impostos de 22,1% correspondeu apenas no mesmo período um agravamento da massa salarial da Administração Pública de 3,3%.
Mas quanto às outras Despesas correntes, pasme-se, o seu agravamento atingiu o valor de 26%, passando de 23.322 milhões de euros para 29.438 milhões de euros. Um agravamento em percentagem do PIB da ordem dos 4%.
Nunca os trabalhadores da Função Pública tiveram tantas razões para a convocação de uma greve geral como agora.

12 Comments:

Blogger SILÊNCIO CULPADO said...

Perante uma grande sacanice que está a ser feita sobre alguns professores que não recebem vencimento,têm horários d e12 horas ou estão a recibos verdes sugere-se que todos os blogues publiquem a notícia que está no http://cegueiralusa.blogspot.com

10:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Excelente análise!

Mas preparem-se ...porque ao que parece os beneficiários de subsídio de Reinserção...vão passar a prestar serviço comunitário....

......ora uma boa altura para reduzir postos de trabalho na função pública....e até no sector privado..porque aqueles poderão passar a exercer funções comunitárias, por exº ..... nas Repartições de Finanças ( cobrando impostos...) nos Tribunais ....nas Polícias...( vigiando os malfeitores e outros similares........)...nos Serviços de Obras Públicas ou exercendo funções autárquicas....na corporações de bombeiros voluntários..... ( ora....uma boa ideia porque não pagar também aquele subsídio aos bombeiros voluntarios...que não recebem nada.....???).... etc...etc...etc...

E quanto a outros subsídiários por ex.º a recuperação ou de instalação de empresas...ainda havemos de ver os empresário...directores e restantes trabalhadores a prestarem serviço comunitário....( mais uma poupança em postos de trabalho...)


E já agora...que estamos numa de boa...porreiro....( com as leituras de fim-de-semana ) ....porque não dizer aos doentes que utilizam o financiamento da saúde..." olhe amigo agora que já está bomzinho da operação que fez ontem ao fígado..... e já que está aqui.... e tem que fazer um trabalhito comunitário....podia começar por dar uma ajuda nas cozinhas descascando batatas para logo ...pró jantar......"

Caro Blogger está a ver o caminho que estamos a seguir...não está ???...

4:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ainda das leituras de fim-de-semana....ao que parece alguém fez uma Lei que só atinge as reformas...ou pensões....de uma só pessoa....neste País....?

Ainda gostava de ver o estudo económico-social que o autor da Lei terá feito....

Então e agora...?

.......vai-se dizer que o tal autor da lei não é para levar a sério....ou que se enganou....ou que.....que.....

4:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

Puxa vida.....passa a vida a enganar-se...isto não dá para entender.......

4:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bom...BICO CALADO.....

4:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bom...mas não se perde pela demora...!

...O PSD que vai ter uma reforma interna.....vai introduzir as quotas progressivas....quem pode deve pagar mais....

Será que não estou a viver cá neste Mundo ....ou estarei noutro lado já sem saber ????

...ainda se me dissessem que quem quizer pode pagar mais.....

4:56 PM  
Blogger Zé Povinho said...

O artigo está correcto quanto aos números mas a propaganda do governo soa mais alto. Quantos saberão que as aquisições de serviços dispararam os custos, bem como os estudos e as consultadorias?
A verdade nem sempre chega à opinião pública, infelizmente. Eu também continuo a insistir, e não desisto.
Abraço do Zé

9:46 PM  
Blogger SILÊNCIO CULPADO said...

Claro que estou a ver o caminho que estamos a seguir. Por isso aqui estamos nós para evidenciar notícias que, sendo de crucial importância, se procura que passem despercebidas.
Acho excelente a clarificação feita neste post.

10:12 PM  
Blogger SEMPRE said...

Amigo, retirei estes dados do blogue 7 Pecados Mortais.
PESO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS NA POPULAÇÃO ACTIVA (Eurostadt 2004).
Suécia - - - - - 33,3%
Dinamarca - - -30,4%
Bélgica - - - - - 28,8%
Reino Unido - - -27,4%
Finlândia - - - - 26,4%
Holanda - - - - -25,9%
França - - - - - 24,6%
Alemanha - - - 24,0%
Hungria - - - - -22,0%
Eslováquia - - - 21,4%
Áustria - - - - - 20,9%
Grécia - - - - - 20,6%
Irlanda - - - - - 20,6%
Polónia - - - - - 19,8%
Itália - - - - - - 19,2%
Rep. Checa - --19,2%
Portugal - - --17,9%
Espanha - - - --17,2%
Luxemburgo - -16,0%

10:17 PM  
Blogger Carlos Sério said...

zepovinho e silencioculpado,vamos insistindo, a verdade contra a mistificação haverá um dia por vencer.
anonymos,
parabens pelo humor inteligente que coloca nos seus comentários e o Blog já não é o mesmo sem eles.Obrigado pela participação.
ninhodecuco, obriado pela informação.

10:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

Puxa vida ...já não quero fazer operação ao fígado...prefiro beber água pé.....

10:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

Depois da apresentação dos números de NINHO DE CUCO...só há uma opção :

......Eleições antecipadas....

JOSÉ Anonimus

10:11 PM  

Postar um comentário

<< Home