terça-feira, junho 09, 2009

Direita e Esquerda


Existe hoje, e não apenas em Portugal, a maior das mistificações acerca dos conceitos - direita e esquerda.
Sem praticas politicas que os diferenciem, os partidos da área do poder europeus reclamam-se: uns tantos da esquerda, outros tantos da direita.
Não se distinguindo ideologicamente, vão alternando-se no poder com politicas em tudo idênticas. O que os distingue será, tão somente, a eficácia com que colocam em pratica tais politicas.
Longe vão os tempos em que na realidade existia diferenças de conteúdo ideológico entre eles. No confronto capital-trabalho, os de direita tomavam partido pelo capital e os de esquerda assumiam-se defensores do trabalho. De forma democrática e formal os socialistas, de forma radical e revolucionária a extrema-esquerda (comunistas, trotskistas e anarquistas).

Não há muito tempo ainda, seria possível distinguir conteúdos ideológicos diferenciados entre os partidos de esquerda e os partidos de direita. Uns defendiam uma política económica Keynesiana enquanto os outros defendiam políticas económicas liberais de Smith. Hoje, no entanto, estas diferenças desapareceram e todos os partidos da área do poder europeu possuem um pensamento único. Existe a maior uniformidade ideológica entre eles. Todos, mas todos, se regem pela cartilha neoliberal de Friedman. A globalização impôs-se e com ela a sua doutrina - o neoliberalismo.

As oligarquias financeiras europeias e mundiais impuseram a sua lógica de expansão global, dominam os países e os seus governos, impuseram uma uniformidade ideológica, um pensamento único, uma politica económica única.
Os povos europeus, dando-se por satisfeitos com a quota-parte dos rendimentos que até aqui lhes vêm sendo auferidos, talvez até sem se darem bem conta ainda, vêm aceitando passivamente este novo controlo social absoluto. Suportaram passivamente, sem oportunidade de escolha, a imposição de uma EU. Não foram chamados a escolher a adesão dos seus países à EU. Os líderes europeus subtrairam-lhe essa escolha.

A crise financeira, económica e social porque passamos, irá seguramente alertar os povos europeus para as consequências desta uniformização politica. Até porque, todas as perdas financeiras das oligarquias financeiras provocadas pela crise, serão recuperadas e custeadas apenas e tão só pelo comum dos cidadãos europeus nos tempos vindouros. Nenhum euro ficará seguramente por saldar. Adivinham-se portanto tempos difíceis - cortes sociais, redução de rendimentos, aumento de impostos. Tudo com o objectivo, claro está, de ultrapassar a crise; crise em que o comum do cidadão não teve qualquer responsabilidade.

6 Comments:

Blogger O Príncipe said...

Muito interessante o artigo.acho que a base de tudo isto passa por alterar a classe politica, ou mudar o sentido de voto.
Prevejo que no nosso caso PS e PSD venham a perder o poder de alternancia para com isso os Partidos de Esquerda finalmente se afirmarem omo alternativas.

7:48 PM  
Blogger Ludovico Cardo said...

Não fazes a menor ideia do que é a direita, mas até percebo, a desinformação é vasta.

Deixo um link, para te cultivares, não vim fazer publicidade, nem te vou escrever aqui o que concordo ou discordo.

Mas direita, para melhor ou pior é isto.

http://www.alamedadigital.com.pt/n8/

7:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

Meu caro Blogger...um abração pelo seu Post...excelente...

...Mas...lhe digo...


Veja bem ao que retrocedemos....
Esta treta da esquerda e da direita não interessa nada...só serve para uns tipos se entreterem com uns empregozitos em Bruxelas...e assim vai a vida bela...


....porque o que toca a sério é isto : hoje há ricos e pobres...esta é que é a questão a decidir e resolver...

.....por isso eu lhe dizia acima ao que retrocedemos...à Idade Média...mais coisa menos coisa...mas como a gente hoje também anda muito depressa faremos as guerras todas .....que demoraram séculos...de uma forma muito ràpida...


Hoje já ninguém liga a Condes nem a Duques e muito menos a Marqueses.... ou a servos da gleba...

Está a ver os brincalhões do petróleo já a mexer...!!??...está a ver ....?...e nós por cá sem nada fazer.....até há sempre uma única voz a falar pelos três ou quatro concorrentes....

...pois ....mas não se preocupe que a guerra começa sem se dar por ela e acaba sempre da melhor forma para o bolso de alguns e com acréscimo de mais uns milhões de esfomeados...que se entretêm à reclamar às portas dos Bancos....sem que os seus cazositos mereçam sequer a Atenção de S. Exas....até quando...????

Mas ....isto não tem já nada a ver com esquerda ou direita....

10:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ainda falando em política....não sou nada democrata como o rapaz do Atlântico que acha que o Povoléu há-de ser OBRIGADO a votar....mesmo para as europeias....

Ora já que falamos em democracia....não seria mais adequado que o número de deputados por País deveria ser determinado em função dos votos expressos....em cada País...e o apuramento em números absoutos e não em percentagem...???

...e já agora ....se no total houvesse menos de metade dos eleitores a votar ....o remédio é que nem haveria Parlamento Europeu...

...Poupavam-se umas lecas....e democracia....é democracia...

Aguardo opiniões...

10:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

Como não não veio nenhuma opinião...vou mas é ....até ao Sant´Antóino...a ver se ele arranja algum encosto rico para o País...

7:17 PM  
Blogger Carla said...

Artigo interessante...
E esta é a realidade a que assistimos nos nossos dias. Fala-se tanto da descrepância entre a esquerda e direita..

7:51 PM  

Postar um comentário

<< Home