terça-feira, março 28, 2006

política espectáculo


Não bastou a Sócrates anunciar, em conferência de imprensa após um conselho de ministros, o chamado “plano simplex”, ou na linguagem do governo a “desburocratização do Estado” em 330 medidas.
Dando de barato que, por exemplo, mais de 7 dezenas destas medidas se resumem a “disponibilizar na Internet formulário electrónico” e, pelo menos outras tantas, se resumem a “desmaterializar e simplificar os processos de…” que como se vê são apenas meras intenções, e tendo por princípio que qualquer acto de desburocratização é sempre bem vindo, o aparato com que estas medidas foram anunciadas fazia prever que se tratava de facto de uma profunda desburocratização do Estado.

Infelizmente, verifica-se ser o embrulho muito mais luxuoso que seu conteúdo, ficando este pacote de medidas muito aquém das necessidades do País.

Foram no entanto anunciadas ao mais puro e tradicional comportamento festivaleiro do PS, num espaço teatral de excelência, com cartazes, flores e demais enfeites. Os custos de tão luxuosa apresentação, claro está, serão os contribuintes a suportar com os seus impostos. Mas isso é coisa de somenos para os nossos governantes.
Não se dão conta os nossos despreocupados representantes do povo, que as acções apresentadas de modo simples transmitem uma maior autenticidade que quando oferecidas com grande espectáculo.
O mais importante para estes senhores parece consistir no espectáculo em si mesmo e não na execução do que se propõe.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

AND THE SHOW MUST GO ON!

7:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Com estes individuos não há nada a fazer. Pena é que as pessoas ainda se deixam levar por estas iniciativas

11:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

É realmente espantoso. E são 333 medidas porque assim têm a certeza que ninguém se vai dar ao trabalho de as ler. se fosse só 20 é que ia ser complicado!

12:20 AM  
Blogger Karyatis said...

Está a sofrer do mesmo deslumbramento por que já passaram "empresas electrónicas". É tudo muito bonito, mas o papel acumula-se ainda mais porque impressão/cópia é facilitada e é sempre preciso guardar tudo em papel, porque as versões elecrónias tendem a desaparecer por tudo e por nada... Logo é preciso mais gente para operar sistemas, arquivar cópias e procurar no arquivo prova em papel caso algo corra mal (o que é mais certo...).

2:55 PM  

Postar um comentário

<< Home