quinta-feira, novembro 02, 2006

pelo controlo político da Justiça


PS e PSD podem vir a realizar nos próximos meses um Pacto de Justiça II, com vista a rever a composição do Conselho Superior da Magistratura e do Conselho Superior do Ministério Público, o que exige a revisão da Constituição. A hipótese de os membros dos dois órgãos passarem a ser indicados pelo poder político, deixando os magistrados de indicar quaisquer nomes, pode ser a alteração mais significativa.
A actual composição do CSM integra sete membros eleitos pela Assembleia da República, cinco pela Presidência da República e outros sete eleitos entre as magistraturas. O artigo 218º da lei fundamental dá dignidade constitucional a esta matéria, razão pela qual as alterações neste domínio tenham de envolver um Pacto de Justiça II entre socialistas e social-democratas com incidência ao nível da revisão da Constituição, de modo a perfazer a maioria de dois terços. Por sua vez, a composição do CSMP integra além de elementos eleitos pela Assembleia da República os designados pelo ministro da Justiça e outros escolhidos entre os magistrados, tendo esta matéria igual dignidade constitucional.Uma nova composição do CSM e do CSMS poderá envolver ou a eleição de todos os membros pela Assembleia da República ou a manutenção do poder do Presidente da República de indicar nomes para os cargos. (Semanário 27.10.06)
Na mesma linha de controlo sistémico se insere a proposta de criação de um tribunal penal especial para <<>>casos complexos. (via Portugal profundo)

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Está quase...está quase!
Já falta pouco para estar tudo no charco!

4:44 PM  

Postar um comentário

<< Home