quarta-feira, dezembro 13, 2006

flexisegurança


Os ministros do Trabalho dos 25 Estados-membros começaram a discutir a proposta de Livro Verde sobre a Modernização da Legislação do Trabalho, apresentada pela Comissão Europeia, e onde a ‘flexisegurança’ é apresentada como um modelo de combate ao desemprego.
Para atingir tais objectivos, o modelo pretende facilitar os despedimentos e aumentar o apoio no desemprego.
O que parece constituir uma contradição, pelos vistos não é. Será seguramente a dialéctica socialista em acção.
"É necessária uma renovação do modelo de relações laborais que valorize a maior flexibilidade da economia”, discorre entretanto e a propósito o nosso ministro do trabalho, Vieira da Silva. Entende ainda o ministro que "a UE precisa de uma economia flexível, para vingar na concorrência internacional e para se afirmar como zona económica liderante à escala internacional".
Ora, nós sabemos que os líderes europeus, cristalizados nos seus respectivos partidos há décadas, conduziram a Europa para a situação relatada no recente Relatório da CE que se torna opurtuno recordar:
Dados compilados pela Comissão Europeia revelam que a parcela de riqueza que é destinada aos salários é actualmente a mais baixa desde, pelo menos, 1960 (o primeiro ano com dados conhecidos). Em contrapartida, a riqueza que se traduz em lucros, que remuneram os detentores do capital, é cada vez mais alta.
Assim sendo, é lícito questionar então. Este tal modelo da flexigurança, que agora se quer impor, traduz-se afinal em quê? Numa medida contrária à evolução retratada pelo relatório da CE, ou à sua tranquila e natural evolução?
Por favor, expliquem-se.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Será que esta malta ainda não percebeu que na Europa a fome da China e outros...já aconteceu há uns anos atrás e acabou a poder de muita pancada? ( para não dizer porrada...)

Caminhamos ara lá... à sombra do que se chama de globalização.

A concorrencia existe porque em países que nós conhecemos as populações vivem abaixo da miséria...isso a Europa já teve e não quer ? ( não deve querer...)

Será que caminhamos alegremente com sempre...aliás...para mais pancada?

1:43 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ainda...com a Flexugurança a Europa retira as pessoas dos postos de trabalho e coloca-as a viver de subsídios...!
Que maior forma de pobreza poderá ser encontrada?
A Europa de boné na mão...

E pelos vistos já há por aí os maiores doutrinadores da flexigurança , que ninguém sabia que existiam...mas eles aí estão como se tivessem eles descoberto este GRANDE SISTEMA DE MENDICIDADE!!

1:47 AM  
Anonymous Anônimo said...

Sobre o que vai Portugal fazer....o Comissário Europeu ( que até é espanhol...) é que sabe....como comento mais à frente!

2:17 AM  

Postar um comentário

<< Home