sábado, janeiro 06, 2007

CRÓNICAS DO REYNO

POR TERRAS DOS BRAZIS


Mui povo e outras gentes sem condição, presenciaram nas ruas de Lisboa, a passagem do Cortejo Real, que levou El-Rei D. Cavacco Maria e a sua larga comitiva dos reais Paços de Belém aos Paços do Lumiar onde pernoitou a noite da passagem do anno.
Fidalgos, cortesãs e cavaleiros, acompanharam a família real nos festins dessa noite.
E pelos modos como El-Rei lhes falou durante a ceia, entenderam que Ele se encontra mui melhor da saúde, parecendo mesmo estar em grande recuperação das malinas pancadas que levou na cabeça no decorrer dos torneios de Dezembro, já lá vão 12 meses e mais, e de que saiu vencedor e aclamado Rei.
Toda a Corte se encontra mui satisfeita com estas melhorias de El-Rei.


(os quatro capitães de guerra que todas as semanas dão lições de marear nos Paços de Carnaxide)

Entrementes, o sombrio Cardeal-Mor do Reyno, D. Socrattes Pinoquio, terá embarcado mui secretamente para terras dos Brazis, onde terá chegado em vésperas do anno novo, acompanhado de muitos escudeiros, capitães de guerra e dos mais nobres fidalgos da Casa Soarres.

Entre elles, a baronesa Dª. Editte Star e seu cuco marido. Acompanhavam também o Cardeal-Mor, D. Sílvio Pereiras, aio-mor de Sua Eminência, e muitas cortesãs destacando-se de entre ellas, a mui louçã, Dª. Ellsa Raposão.

O Cardeal parece mui contente, dando gosto vê-lo correr em trajes íntimos, que o calor é mui grande, perseguido os indígenas pelas praias da Baía.

Mas os negócios do Reyno chamam-no a Lisboa, pelo que estará prestes a atracar nas docas de Belém.

Quem não descura o seu serviço, é o capitão de guerra D. Teixxeira dos Prantos, que continua a arrecadar tesouros com os novos impostos, os novos tributos, sobre o povo.

A vida está mui difícil, e nunca se viu miséria assim, por essas vielas de Lisboa.
Ao invés, todos os dias, a um qualquer fidalgo, são dadas novas benesses e mayores rendas, como terá acontecido esta semana com D. João Cravão, membro da Casa de Soarres.

Tudo isto que vem acontecendo desgosta mui o povo, e ainda mais, por que sente o seu Rei molestado e incapaz de o aliviar.

O Cronista-Mor do Reyno
D. Ferrão Lopes

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Essa dos capitães de guerra está muito boa.

11:19 AM  
Anonymous Anônimo said...

Porque será que os cortesãos todos se dizem a trabalhar esforçadamente em nome e só para o povo e logo que aparece um buraquito ai...que aí vão logo para a estranja...borrifando-se para o povoléu ????

Com que então a passagem do ano foi um vêr de vilanagem....! com raposos e tudo ????

E eu que pensava que o Reino estava em poupança.....

Parvos são os que levam isto a sério....mas olhe sempre foi assim ...há sempre uns que se lixam ...mas ...em boa verdade também ninguém os manda estar no sítio errado !

7:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ah tãm ...e agora quem é que faz a tão aguerrida cruzada contra os maléficos e negociantes de más contas e escuras vielas?

Que diabo... era uma das mais importantes cruzadas no campo luso....e agora ...meu Deus ? acaba a cruzada ou os malfeitores ? Ou nada ? como de costume ....ai....ai....e o chorudinho no fim do mês...com carrito....casa....cão...secretária.....jornalinho logo de manhã....torradinhas e chá com leitinho ( muito à inglesa)....ui...ui....não que não querias em vez de andares por aí no real pântano do reino a fingir e fazer figura de D. Quixote ainda por cima sem burro nem pança...

7:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Realmente falando o Botas era um antiquado: passava o ano lá para cima nas Beiras comendo um bacalhauzito e umas batatitas com um azeitito acabado de sair do lagar da aldeia, que não havia dinheiro para mais, e depois ia à Missa.

Aliás, tal como o POVO ainda faz hoje !

7:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

Com esta questão da estabilidade, nobres e cortezãos vão tendo mais tempo para ler algumas croniquetas que ultimamente vêm saindo sobre a vida, hábitos e costumes no passado do Reino.
Então e não querem lá ver que estão a aprender ?
O que está mal? As croniquetas ou a estabilidade?

7:28 PM  

Postar um comentário

<< Home