segunda-feira, janeiro 22, 2007

que resultados?


Apresentam-nos as viagens que os presidentes da república e os primeiros-ministros deste pequeno País vêm realizando às mais longínquas paragens, de há anos para cá, acompanhados de um séquito de empresários, sempre os mesmos aliás, como de importantes e indispensáveis contactos para a internacionalização da nossa economia.
E quando, ouvidos a propósito os comentadores “oficiais” nos meios de comunicação social, nós assistimos à enfadonha repetição dos elogios a tão profícuas viagens.
Não sei, salutarmente desconfiado como sou, onde começa o êxito de tais iniciativas e onde acaba a bajulice de tais comentadores.
Mas coloco grandes reservas a tanto entusiasmo. Mal andariam os empresários e a Economia deste País se a expansão dos negócios estivesse sujeita aos calendários e aos “favores” presidenciais.
A economia, a oportunidade de negócios dos nossos industriais tem um tempo próprio, que eles conhecem bem, que estudam e que os levam a tomar as decisões mais ajustadas a cada momento.
Ao poder político cabe a tarefa de definir estratégias de desenvolvimento macroeconómico com o estabelecimento de politicas favoráveis e motivadoras, capazes de suscitar o interesse económico dos empresários.
E neste capítulo, os nossos governantes têm-se mostrado incapazes de traçar rumos coerentes e consistentes, vagueando ao sabor dos acontecimentos e às “ordens” de Bruxelas.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Será que os nossos embaixadores viajantes foram dizer aos visitados...que ou o nível de investimento no nosso País muda....e muda também a atitude da UE ou... nós pura e simplesmnete mandamos a UE à fava...?

Ou fomos dizer aquilo que toda a gente já sabe ....que estamos na ponta oeste da Europa e que os outros todos pura e simplemenste se borrifam nisso mesmo...isto tudo apesar de estarem presentes os maiores empresários lá da rua de cada um...

8:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

mas são viagens ou passeios

9:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

È verdade ...como é que se faz para ser empresário e ir na comitiva ?

9:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

E já agora...será que o Primeiro Ministro vai dizer aos chineses...que a partir de Abril os seus produtos que entrarem na UE serão taxados pelo menos com a taxa mínima de IRS?

9:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

E os do Vietnam também... e os da Indonésia ...e por aí fora?

9:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

Mas ...a final o que é que vamos fazer à China?...se ainda nem sequer sabemos com quem vamos falar???!!

Ou passamos por lá e deixamos um recado ao porteiro ???

Aliás em questão de importância nós somos exímios...a ver por alguns cagões que por aí andam...

9:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bem "alembrado" no que se refere à utilidade para os empresários...

7:41 AM  

Postar um comentário

<< Home