sexta-feira, janeiro 19, 2007

socrates berlusconi


Sob o pretexto do combate ao défice público temos vindo a assistir ao maior, ao mais silencioso, cruel e profundo ataque ao chamado espírito às condições sociais dos cidadãos.
Quando se retiram às populações, as urgências e maternidades que usufruíam até aqui e as obrigam a percorrer quilómetros para ter acesso a estes “bens sociais”, estamos de facto na presença de um retrocesso social, de direitos socialmente conquistados e que agora são varridos e tratados com o maior desprezo.
Quando se aumentam os custos das taxas moderadoras, dos medicamentos, das análises clínicas, do IRS dos idosos, situação que afecta sobretudo os idosos e os mais desprotegidos da sociedade, estamos na realidade na presença de um governo que demonstra uma insensibilidade social total e o mais frio desprezo pelos mais fracos.
É um governo ideologicamente vazio, cego e surdo, arrogante, cínico e prepotente no seu relacionamento com a sociedade. É um governo sem valores e sem quaisquer princípios, com uma prática totalmente divergente do que são as praticas comuns dos governos sociais- democratas ou socialistas. É um governo ideologicamente sem rosto, eunuco, ainda que apoiado por um partido de nome socialista e constituído pelos principais dirigentes deste partido.

Manipulando como ninguém a opinião pública, com a cumplicidade de uma comunicação social subserviente, com uma oposição desacreditada e sem força de mobilização, o governo, com a sua maioria absoluta, permite-se desfazer, de um só golpe, muitas das melhorias das condições sociais da população que o 25 de Abril proporcionou.

É um governo que só tem paralelo com o governo de Sílvio Berlusconi. A mesma pobreza de princípios, a mesma insolência, a mesma demagogia e o mesmo populismo.

14 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ataque ao 25 de Abril ?

Perdão ...ataque ao antes do 25 de Abril....assim é que é!!!!

7:21 PM  
Blogger Carlos Sério said...

Caro anónimo,
De algum modo, as pessoas foram levadas a acreditar, no pós-25 de Abril,e nos seus primeiros anos, que iriam usufruir de condições sociais mais vantajosas, que a liberdade que se anunciava seria materializada na melhoria das suas condições de vida e que os mais fracos seriam olhados com solidariedade e que eles estariam primeiro na satisfação das suas condições de vida. Se bem me lembro, era a isto que se chamava "espirito do 25 de Abril". Só que, aqueles que tudo isto prometeram, tornaram-se egoistas e corrupos e vivem hoje cobertos de privilégios e nutrem um profundo desprezo pelo povo. è neste contexto que falo do "espirito do 25 de Abril".

9:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pois, mudam-se os tempos.

9:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Ruy.
Estou de acordo com a sua nota.
Só que eu pretendi dizer com o antes do 25 de Abril é que esta gente agora está a pôr-nos em pior situação do que aquela em que estàvamos antes do 25 A....e não tem só a ver com condições económicas....
Pelo mens o pessoal de então dizia o que era e o de agora diz que é o que não é....o que é muito mais grave....

12:15 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eles passam horas ao espelho...a escolher a pose....
São o máximo !!!

12:18 AM  
Anonymous Anônimo said...

e continuarão assim enquanto os cidadãos permitirem....

6:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não querendo fazer aqui de advogado do diabo, uma coisa é certa, este país estava (e continua) claramente a viver acima das suas possibilidades. O país não gera riqueza suficiente para suportar os encargos que o Estado assumiu. Não podemos continuar mais com esta espiral de endividamento público - só o Estado central apresenta neste momento uma dívida pública de quase 110 mil milhões de euros. Nesta fase não há ideologia que resista, se ainda quisermos manter algum do nosso Estado Social.

O Regionalização

12:09 AM  
Anonymous Anônimo said...

Lendo o SOL a propósito de umas confusões sobre donativos de empreiteiros lá...por Coimbra ...será que a explicação para que os prêços das casa são tão altos...está encontrada?

E os jovens é que se tramam que andam 30 e 40 anos a pagar sem se saber para quem !.....

Estamos num País ou na SELVA!????

5:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

E no mesmo jornal esta...de o Granadeiro que devia fazer exame de consciência?

Puxa que isto não está nada bom para gente pacífica...

5:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

E ainda no mesmo periódico a propósito de diferenças chocantes nos salários de gestores do Estado?...

Vá lá que só analizam três empresas ....então e as outras ?.....é de cair.....com falta de ar....

5:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Então e quanto à viagem à China?

....Será que nós somos chineses????
Ou será que tudo isto porque o Presidente se calhar nem sequer tem tempo para nos receber?

Com tantos assessores e não são capazes de acertar uma data!

5:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

E aquela do feto que tem mais vida às onze semanas que às dez...?

Já chegàmos a isto....

5:42 PM  
Blogger Rui Martins said...

Com uma grande diferença: os italianos ainda se podem desculpar que foram enganados pelo magnate das televisões que lhes entravam em casa e lhes limpavam o cérebro... E nós? Que desculpa temos para votar PS-PSD desde 1976?

Por outro lado, deixo aqui o apelo para a petição online pela libertação do 1º sargento Luís Gomes e pela alteração da Lei da Adopção que podes assinar aqui:

http://www.petitiononline.com/adopcao/petition.html

8:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ah!....é verdade e aquela que vem no SOL-Confidencial - Frio-João Figueiredo, Pág 5, que..."os limites impostos às pensões dos funcionários do Estado não vão ser para todos. Os juízes, o director da Polícia Judiciária, os auditores consultores do Tribunal de Contas e os professores catedráticos e investigadores vão ser excepções"...

Ah....então e porquê!!!???

Eu por mim já calculava que "isso " ( os cortes) era só para o Povo....

12:52 AM  

Postar um comentário

<< Home