quinta-feira, julho 05, 2007

Excelentes? Por decreto só 1,25%.


Depois do PRACE e do Estatuto de Carreiras e Vínculos surge agora o Sistema de Avaliação de Funcionários Públicos
A isto, chama o governo a Reforma da Administração Pública. Se o PRACE se apresenta mais como uma contra reforma, que acabará por liquidar de vez o que resta ainda de positivo na Administração Pública, as novas normas vêm apenas complementar esta liquidação.
De há muito que os sucessivos governos vêm retirando eficácia e competitividade à Função Pública (FP). Com a criação de organismos paralelos semi privatizados deixando ao “abandono” os serviços substituídos e excedentários, sem qualquer preocupação de ordem económica
Fugir às normas jurídicas apertadas das empreitadas e aquisições, poder colocar as suas clientelas sem qualquer curriculum capaz na presidência destes órgãos e ainda, livrarem-se do “incómodo” de despachar com funcionários estranhos, serão as razões principais desta continuada conduta.
Diga-se, que uma percentagem importante da Função Pública já se encontra hoje semi-privatizada. Com os serviços ali prestados muito mais dispendiosos para os cidadãos e com uma qualidade inferior. Mas haverá sempre um vasto sector da FP em que não haverá lugar, na totalidade, a este projecto de liquidação que se vem realizando sobretudo a partir de 1995. É o caso do Ensino não Superior, da Saúde, das Forças Armadas e da Justiça, com estes dois últimos casos a gozarem de estatutos especiais dada a sua força dentro da sociedade. Seria interessante ver um Juiz ou um professor universitário estar sujeito à “ lei” da avaliação dos 5% (apenas 1,25% do total dos funcionários poderão ter uma classificação de excelente).
Haverá assim na Função Pública “as obreiras” que são o comum dos funcionários e os eleitos gozando dos seus estatutos especiais.

Não é difícil de prever então as maiores disfuncionalidades futuras na Administração Pública. Com os graves prejuízos daí decorrentes e que se irão manifestar na eficácia e desempenho dos serviços. Mas não creio que o governo entenda isto, entretido como anda em retirar direitos adquiridos aos trabalhadores.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ora aplicando o critério na AR....são 250.....5%..ahn....bom....bem...é só fazer as contas.....e no Governo...Hãnnnn......pois....p....sim....faça contas ....se souber...claro está......

Talvez por isso é que há dupla tributação....para tudo é preciso saber....claro......antigamente só havia um que sabia tudo ...agora há de tudo que não sabem nada.... bom mas sempre há .....agora.....5%...pois!!!....pois!!!!!!

Vou mas é às compras ao Colombo......comprar cerejas da Cova da Beira e melão de Almeirim...importado hoje mesmo de França....

6:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

Como ...ao que parece alguém dizia na AR ...a propósito de substituições de administrações...etc...e tal......" as substituições são normais tendo em conta os resultados eleitorais...."

Segurem-me que ainda vou ter algum acidente de viação....isto é normal ?????

Mas e os substituidos e respectivos substitutos...também foram a votos ou vão às costas dos eleitos ?....

Eu que estudei atenta e profundamente.....os programas e as listas de candidatos...não vi lá esta rapaziada......agora em substituição !!!!!

Caro Blogger...não acha que estamos a caminho do vale tudo ....já que a cabecinha deixou de trabalhar ????

7:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olha como ele valsa o malandro!

9:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

"ele" dança ,, o (malamdro)
e eu "toco" com os mìseros euros q ganho na função publica (sou das mexelhonas, trabalho desalmadamente à anos para ver os Directores a levá-lo,,,

mas como ñ vale apena o tocar do choradinho BAILEMOS TODOS/AS,,,(mariapaganbufes)

3:11 PM  

Postar um comentário

<< Home