segunda-feira, agosto 27, 2007

os cozinhados do governo

O INE (Instituto Nacional de Estatística) no seu Relatório da Síntese Económica de Conjuntura de Julho de 2007, afirma que o PIB nacional sofreu uma desaceleração do primeiro para o segundo trimestre de 2007, passando de 2,0% para 1,6%.
Mas a coisa, a seus olhos, não será assim tão grave uma vez que segundo o próprio INE “o PIB dos países clientes (UE27), tendo em conta as estimativas rápidas divulgadas pelo Eurostat para o segundo trimestre, deverá ter apresentado um abrandamento significativo, passando de 3,1% no primeiro trimestre para 2,8% no segundo”.

Na ânsia de adoçar a pílula o INE não se poupa a esforços indo mesmo ao ponto de falsear os dados do Eurostat. Na verdade, consultando aqueles dados, pode ler-se que ao contrário do que quer fazer crer o INE, o PIB dos países da (UE27) aumentou 0,5% no 2º trimestre de 2007 face ao 1º trimestre de 2007.
A desinformação do INE reside da “ conveniente confusão” que faz da leitura dos dados do Eurosatat.
Além de especificar o aumento do PIB de 0,5% na zona euro do primeiro para o segundo trimestre de 2007, o Eurostat afirma igualmente que “o 2º trimestre de 2007 face ao 2º trimestre de 2006 o PIB cresceu 2,8% (UE27) enquanto que no “1º trimestre de 2007 face ao 1º trimestre de 2006 o PIB cresceu 3,1%”.
Como vemos são coisas distintas sendo inadmissível o “engano” do INE.
Nunca antes se assistiu a tão grande governamentalização da Administração Pública.
Só pecarão assim por tardias as oportunas palavras do Presidente da Republica quando no encontro do International Statistical Institute afirmou: “É importante que a produção de informação não ceda à conveniência ou às tendências do momento. É fundamental que o trabalho estatístico seja produzido e transmitido com clareza e independência”.

5 Comments:

Blogger Espectadora Atenta said...

Muito bem analisado Ruy!
Seja bem regressado de férias! Já notava a ausência dos seus posts!

11:48 PM  
Blogger Espectadora Atenta said...

Desculpe usar a caixa de comentários do seu blogue para lhe pedir que esteja "atento" a esta causa: http://www.pordafur.com/
No meu blogue tem mais informação sobre o assunto.
Gostava de lhe pedir a sua colaboração na divulgação no seu blogue sobre este tema, para que se consiga angariar o maior número de assinaturas possí­veis para a petição de urgência para Darfur...
Atenciosamente,

1:40 PM  
Blogger Carlos Sério said...

espectadora atenta,
Também eu já tinha saudades deste convívio inter-blogs,
abraço, ruy

11:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Ruy,

Existe um portal nacional actualmente (publicado na Exame Informática de Setembro) que permite classificar os políticos. Dado o teu belissimo blog, achei que deverias saber! Podes ver em www.revubox.pt .Parabéns pelo teu excelente blog e um abraço! Pedro.

11:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caro BLOGGER

Excelente Post

Sabe que quando a barriga doi ...fica tudo torto....!

5:31 PM  

Postar um comentário

<< Home