domingo, julho 29, 2007

Como reduzir o Défice e a Despesa Pública


Vem-se assistindo ultimamente a essa falácia, propagandeada pelos acólitos do governo, que consiste em admitir que não há solução para a redução do Défice ou da Despesa Pública.

Depois da ineficácia demonstrada pelo governo de Sócrates no combate ao Défice, recorde-se que o Défice de 2006 sem as receitas extraordinárias atingiu o valor de 5,3% do PIB, (com o IVA a 21% e demais impostos; em condições de impostos iguais às de 2004 o Défice de 2006 rondaria os 7%).

É certo que o governo não se cansa de tentar convencer os cidadãos do contrário. Mas não é menos verdade que os impostos continuam a aumentar e, com as mais variadas razões, de reestruturação e de economia de meios, assiste-se ao corte cada vez mais acentuado e diversificado das prestações sociais.

A política deste governo redundará em profundo fracasso e quanto mais se aguarde pelos seus “resultados” mais se degradará esta situação e maiores dificuldades irão sentir os cidadãos. Pressentindo um tal futuro, muitos dos fazedores de opinião da área do governo, aprestam-se agora a considerar “ não haver solução para além das medidas corajosas de Sócrates”. Como é evidente trata-se de uma falácia que se torna necessário desmascarar.

A redução do Défice Público e a diminuição das Despesas Públicas obrigam à utilização de medidas contrárias às políticas até aqui adoptadas, ano após ano, pelos sucessivos governos do poder, governos do PS e do PSD. Eis a razão pela qual não tem emergido qualquer alternativa consequente. Mas, evidentemente que há alternativas e que existem políticas conducentes a uma redução afectiva do Défice em termos nominais, reais e não apenas em termos da sua relação com o PIB. Alias, políticas indispensáveis ao relançamento da economia nacional e à redução dos impostos.

A criação dos Institutos Públicos e de toda uma extensa variedade de organismos do Estado, bem como a criação das Empresas Municipais, tornou-se o maior sorvedouro dos dinheiros públicos. Novos funcionários e novos equipamentos, com despesas de funcionamento acrescidas e de que resultou também um aumento brutal dos quadros de pessoal, é a razão fundamental para a “crise” do défice que hoje atravessamos. Criaram-se serviços paralelos aos já existentes nas Câmaras e no Estado, sem qualquer objectivo de melhorar a eficiência ou racionalidade dos serviços, mas com a única lógica de proporcionar lugares, muito bem remunerados, sem concurso e apenas por escolha, por nomeação politica, às clientelas partidárias. Acresce que na generalidade, tais lugares são ocupados por indivíduos sem as qualificações e conhecimentos indispensáveis à função, o que se traduz numa péssima gestão, numa autêntica gestão danosa destes organismos

De 600.000 funcionários públicos em 1995 chegou-se ao ano de 2001 com um efectivo total de 720.000. Um aumento de 20% portanto em número de funcionários, o que acarretou um aumento da massa salarial da Função Pública dos mesmos 20% pelo menos o que equivale a 20% da massa salarial da Função Pública ou seja 3% do PIB.

O Défice Crónico Anual, herdado desde 2001, é portanto equivalente a 3% do Produto Interno Bruto. O monstro escondido até 2001, dada a expansão económica que se verificou nesses anos, irá aparecer com toda a pujança nos anos de recessão que se verificaram a partir desse ano.

O PRACE e muitas outras medidas no âmbito da Administração Pública adoptadas por este governo, mais não fazem do que seguir a mesma lógica de parasitismo, e não irão alterar o que quer que seja mas apenas agravar a situação existente.

Será preciso extinguir todas as empresas municipais e integrar as suas funções e serviços prestados nos Serviços Municipais, onde estavam e de onde nunca deveriam ter saído; extinguir a grande maioria dos Institutos e outros Órgãos e, do mesmo modo, integrar as suas funções e serviços nas Direcções Gerais; e por último privatizar as empresas públicas deficitárias.

Seria esta, sim, a grande Reforma da Administração Publica.
Só assim seria possível efectivamente diminuir e racionalizar a Administração Pública, diminuir o Défice, diminuir os impostos, dinamizar a economia e dar esperança e um melhor nível de vida a todos os cidadãos.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Existe uma grande percepção quanto à existência da depressão profunda que aflige o País. Sobre as causas dessa calamidade o consenso é mais restrito. No entanto, elas estão identificadas, conhecem-se origens e responsáveis. Sabemos que o sistema bloqueou, não consegue, nem quer, mudar de rumo, entregue a si próprio a dimensão da catástrofe será enorme, em custos sociais (humanos) e para o País enquanto entidade soberana.
A origem próxima dos problemas está na ideologia depredatória do neolibrelismo, no caso português agravado por décadas de muita má governação e cujo o corolário foi naturalmente um Sócrates qualquer, embora este último tivesse superado o previsível, pela negativa pior que Barroso, graças à sua arrogância e falta de senso.
O sistema já não pode produzir soluções para o País, no seu interior ele rejeita consciências e esmaga qualquer boa intenção. E tal como se passa por essa Europa, está em curso um golpe de Estado, disferido por dentro, o que nem é novo para a memória Histórica, recente apesar de tudo. Subvertem a Constituição e com ela o Estado de Direito, semeiam a insegurança na vida social (saúde, reformas, futuro, etc.), propagam a moral de encher os bolsos e aparecer na TV, destroem o aparelho produtivo, empobrecem a Nação, preparando assim o caminho para cada novo retrocesso da democracia.
A mentalidade golpista já está instalada nos detentores do sistema: apoiam guerras de agressão (as anteriores foram disferidas por Hitler e Mossuline, igualmente por boas causas, o direito das minorias nos Sudetas, sem esquecer a Alsássia-Lorena e pôr ordem na Abissínia), Aplaudem o golpe de estado na Venezuela (que a reacção popular fez abortar) e prepararam com entusiasmo o da Palestina , meio falhado. Com o pseudónimo de Tratado, querem impor uma Constituição sem legitimidade democrática.
Naturalmente que a ideia do contra golpe surge, que o faça quem tiver engenho, ao cidadão comum resta-lhe tornar visível o seu protesto, como de resto já está a fazer a CGTP (e bem) e por ai fará curso a resistência, caso outros com horizontes diferentes não afirmem a sua voz.

8:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hoje está muito calor....e os caros Blogger e JOÃO são de muito peso que é preciso ponderar....com atenção !!

Um abraço

JOSÉ

11:27 PM  
Blogger Carlos Sério said...

joâo,
para além do neoliberalismo selvagem, os nossos políticos são na generalidade incompetentes, não têm sentido de Estado, servem-se do Estado e não servem o Estado, criam leis que os perpectuam no poder e nos lugares da Administração do Estado, rodeiam-se de privilégios, numa palavra são corruptos. Para além da ideologia que pode retrair o progresso económico o nosso regime instalado pelos novos democratas é seguramente um regime corrupto sem futuro.
José, de facto são assunto talvez um pouco pesados para a época.
abraço,
ruy

6:15 PM  
Blogger C Valente said...

Estes fracos cozinheiro, não sabem fazer omoletes sem muitos ovos, então vão sempre pela receita mais simples, pouca imaginação, pouca criatividade, muitos ovos.
Infelizmente nós o que pagamos a receita das incompetencias.

4:33 PM  
Blogger JESSICA JANE said...

If you have a history of illness that is difficult to recover, maybe our next article will help you to recover

Obat Penambah Nafsu Makan Untuk Anak
Cara Menghilangkan Hemangioma secara alami
Cara Mengobati Sakit Pada Buah Zakar
Obat Terbaik Untuk Menyembuhkan Penyakit Lyme
Cara Mudah Untuk Mengobati Radang Telinga
Obat Radang Lambung
Pengobatan Flek Paru-paru
Cara menghilangkan jamur pada lidah bayi

7:14 AM  

Postar um comentário

<< Home