segunda-feira, setembro 03, 2007

PORTUGAL UM PAÍS DE FUTURO

(título e imagem do "wehavekaosingarden.blogspot,com")
Marques Mendes antes de pedir a redução dos impostos deveria apresentar propostas concretas para a diminuição da Despesa Pública. É uma utopia pensar-se na redução dos impostos sem a redução simultânea da Despesa Pública. Só que a redução da Despesa nos sectores onde ela deverá prioritariamente ser reduzida implicaria o corte de privilégios a uma elite dirigente, a uma classe politica que de há longos anos não tem feito outra coisa senão ampliar e acumular esses mesmos privilégios (veja-se a aprovação na Assembleia da Republica com votos favoráveis do PSD do recrutamento de um assistente pessoal para cada um dos 230 deputados, isto para além dos assessores que já possuem, por exemplo o BE com 26 e os Verdes com 12). Enquanto isto assiste-se ao afunilamento da Democracia com acções legislativas que vão no único sentido da manutenção dos privilégios. Obriga-se a Democracia a passar por um buraco cada vez mais estreito a bem da classe politica dominante. A nova norma do Código Penal (aprovada por PS e PSD) obriga os jornalistas a não publicarem escutas mesmo que estas já se não encontrem em segredo de justiça. Tudo a bem do bom nome da classe política.

4 Comments:

Blogger Nuno Raimundo said...

bOAS...
Este post do meu Amigo Ruy, fez-me ler de novo o cabeçalho do blog.
e agora faz mesmo todo o sentido do que lá está escrito :)

Para lá caminhamos e de passo acelarado. Para a Ditadura...


abr...prof...

10:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro BLOGGER

Venho lendo a sua insistência no corte da Despesa Pública...

....talvez tenha razão....mas por tudo o que diz neste Post....e pelo que se vê pelo País.....eu receio que, como sempre, quando se corta na despesa pública....quem vai para casa...sou eu....quem vai para o quadro de excedentes sou eu...quem deixa de poder comprar gasolina para dar umas voltas ao fim de semana sou eu...quem ia à Piscina do Areiro e agora já não vai porque está fechada....sou eu , quem tinha um centro de saúde relativamente perto de casa e agora já não tem...sou eu ...quem tinha um carrito médio que agora face às bombas que por aí circulam passou a rasca...sou eu...quem paga brutalidads de imposto municipal e de imóveis e de lixo e de não sei quê mais...sou eu...quem já deixou de sair à rua nas noites de calor e dar uma volta pela Avenida da Liberdade....por causa de tudo o que por lá se vê e das carteiras que se vão....( isto se não levar um tiro....)sou eu....quem deixou de ler jornais porque são tão caros que o melhor é ler só as primeiras páginas expostas nos escaparates...sou eu....quem deixou de ir à Costa da Caparica...à praia...porque já não há espaço para uma bicicleta....e a estrada está como há cinquenta anos....sou eu....quem está a ver que os políticos da praça estão mais velhos, cansados e engajados ao regime do que no antigamente...sou eu...quem está a ver que há gente que ( sem que se perceba bem porquê !!! )aufere milhões num Pais de miseráveis e esfomeados....sou eu ....quem está a ver o desrespeito pelas pessoas, pelos mais fracos...com inusitada ostentação dos poderosos que se apossam da riqueza nacional - que se calhar também já não passa de títulos do Tesouro - e passeiam em outras estratoesferas em avião e SPAS privados ( já nem servem os ROLLS...)...sou eu...quem é capitalista ( sem capital...e sem ter lido o dito....), defensor da liberdade e de uma arrumação social equilibrada com possibilidade de acesso à justiça, ao bem estar colectivo..... sou eu e quem não vê nada disto ...sou eu....

......enfim...quem se lixa sou sempre eu.....

.....meu caro deixe gastar à fartazana que no fim quem se lixa como sou eu também ...olhe lixado por lixado que ao menos possa comer também qualquer coisita......

5:22 PM  
Blogger Carlos Sério said...

Caro "anónimo"
O corte da Despesa Pública é necessário para que você, para que eu, para que o cidadão comum melhore as suas condições de vida e não se veja lixado como até agora.
Só que, quando eu falo em corte nas Despesas Públicas não estou a falar no mesmo corte que o preconizado pelas nossas forças partidárias e pelos economistas mediáticos da nossa praça. O corte preconizado por eles tem levado sempre ao rol de sacrifícios que tão bem e extensamente enumerou. E qualquer novo corte terá o mesmo resultado.
Desde logo sou por uma verdadeira Reforma da Administração Pública que reduza o número de funcionários para o nível que existia em 1995 aquando do início da governação Guterrista. Haverá despedimentos? Seguramente, mas com o critério da antiguidade. Os que entraram mais recentemente, desde 1995 serão os primeiros a sair. A clientela partidária, os boys, que entraram então, muitos deles sem concurso e habilitações, serão os primeiros a sair. Depois a Reforma extinguirá a esmagadora maioria dos múltiplos Órgãos do Estado criados em sua maioria com o único objectivo de criar bons lugares às clientelas partidárias, procedendo a uma racionalização dos serviços integradas novamente em direcções gerais. Serão extintos assim Institutos, Autoridades, Inspecções, Agências, Fundações, Conselhos, Gabinetes, Auditorias, Centros, Fundos, Comissões, etc, regressando os serviços ali prestados às direcções gerais. Extinção dessas instituições parasitárias e sem sentido que são os Governos Civis. Extinção das Empresas Municipais e integração dos serviços ali prestados nos serviços camarários. Redução para metade do numero de Deputados. Redução efectiva dos vencimentos do governador do Banco de Portugal e dos gestores públicos tendo por padrão o vencimento do Presidente da Republica. Isto mais que bastaria para diminuir significativamente os impostos e reduzir o Défice Público a zero. E isto não é uma utopia. Será seguramente retirar privilégios à classe politica mas são as medidas indispensáveis e necessárias ao desenvolvimento do País e à melhoria das condições de vida dos portugueses. Tenho esperança que ainda surgirá um líder que coloque os interesses do País à frente dos interesses pessoais e partidários.

7:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

Meu caro tem razão....

Quanto à esperança final...não tenha só esperança....tenha a certeza ....

6:19 PM  

Postar um comentário

<< Home