quinta-feira, novembro 22, 2007

As "Reformas"


Ao que parece, um assunto pacífico para toda a classe politica nacional, é a convicção da necessidade de implementação de “Reformas”na organização do Estado. Assistimos até, ao espectáculo de azedas trocas de argumentos entre os partidos da área do poder, responsabilizando-se e culpabilizando-se mutuamente pela falta de iniciativa quanto à implantação das ditas “reformas indispensáveis”. Desde o Presidente da Republica ao mais humilde e ignorante autarca, toda a gente clama pelas “Reformas”, no que são acompanhados pelos opinion makers do sistema e pela Comunicação Social, comum e da especialidade. E, pelo empolamento que dão ao assunto, fazem crer ao pacato cidadão que sem elas, sem as ditas “Reformas”, a sua vida difícil tornar-se-ia uma desgraça maior ainda.

Numa sociedade organizada democraticamente, será justo e normal acreditarmos que a organização do Estado tem por finalidade proporcionar as melhores condições de vida aos cidadãos, condições económicas, sociais, culturais e ambientais entre outras. Ou por outras palavras, qualquer reforma organizativa do Estado tem por objectivo obter uma melhoria na qualidade e nas condições de vida das pessoas.
Por outro lado, o cidadão compreende que as estruturas do Estado, com o andar dos tempos, possam de algum modo “envelhecer” o que motiva de tempos a tempos a sua reformulação. Mas uma reformulação num único sentido, isto é, que tenha por objectivo, que vise proporcionar-lhe melhorias crescentes nas suas condições de vida.

Ora, numa sociedade que tem evoluído tecnicamente a passos de gigante, com um crescimento sempre crescente da sua riqueza, sem cataclismos de ruptura, antes pelo contrário, com uma evolução normal e tranquila, torna-se muito difícil compreender que as tais ditas “Reformas” se traduzam num retrocesso das condições de vida das populações. Numa sociedade Democrática seria racional e lógico que a população portuguesa beneficiasse dessa criação de riqueza, proveniente dos avanços tecnológicos e que a melhoria da sua qualidade de vida seguisse em paralelo com o crescimento da riqueza. Mas na verdade tal não acontece.
Onde estará então o “desvio democrático” que impede a paulatina melhoria das condições de vida da população? Esse desvio reside na desigualdade na distribuição dos rendimentos, e numa classe politica que nos tem “governado” no sentido da ampliação dessas desigualdades e não, como competia a um poder politico democrático, da sua atenuação.

Portugal é o país onde é maior a desigualdade na distribuição dos rendimentos e mais rapidamente a desigualdade está a crescer. Efectivamente, em 2005, último ano em relação ao qual o Eurostat divulgou dados, em Portugal o rendimento dos 20% mais ricos da população era 8,2 vezes superior ao rendimento dos 20% mais pobres da população, portanto muito superior à média comunitária, que era 4,8 vezes. Por outro lado, em 1999, Portugal era já o país da U.E. onde a repartição era mais desigual (6,4 vezes), e apesar disso, entre 1999 e 2005, foi o país onde a desigualdade na distribuição do rendimento mais aumentou (+28,1%), quando o crescimento médio nos países da UE15 foi de 4,3%, ou seja, quase sete vezes menos do que o verificado em Portugal durante o mesmo período.

12 Comments:

Anonymous Anônimo said...

O conceito de " desvio democrático " já nada tem a ver com os desvios, de esquerda ou de direita, que se ouviram em tempos.
Esse "desvio democrático" sente-se, ao contrário dos outros que estavam assentes na retórica de salão.

9:40 PM  
Blogger Espectadora Atenta said...

Palavras para quê, Ruy? Disse tudo! Uma vergonha! Parabéns pelo belissimo Post!
Abraço,

10:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

Somos uns verdadeiros artistas....e lá do cimo embalam-nos com cantilenas....de que somos os maiores...lá isso é verdade...depende ....se começamos por cima ou por baixo....

6:43 PM  
Blogger Nuno Raimundo said...

BoAS...
Deixei-te um prémio no meu "canto"...


abr...prof...

12:09 AM  
Blogger Zé Povinho said...

Parece-me que este raciocínio é demasiado complicado para a cabeça dos nosso políticos. Não admira, eles até têm o cuidado de assegurar o futuro logo que se empoleiram nos seus lugares.
Abraço do Zé

1:25 PM  
Blogger Watchdog said...

Boa, deste-lhe em cheio!

Concordo com o Zé Povinho!


1 Abraço!

1:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ah...granda Zé Povinho....chega-lhe que ainda mexe.....

Já viu que os rapazes só trataram de lixar o cálculo das pensões depois de terem arranjado as deles...?????

...e o que ia prá'i de pensões ...puxa que um gaijo distrai-se e bem pode procurar no Diário da República que não vem lá nada.....

mas malta com duas...três...etc...pensões é aos montes....

...eu bem que me admirava da rapaziada não refilar assim muito...pois não .....pudera...assim ...também eu estou satisfeito com a situação.....


....e ao fim de semana para não estar no meio da piolhada sempre vou mas é a Paris...Londres ou New Yorque...fazer compras...

5:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

E isto é com o socialismo no poder. O que seria se não fosse...

11:01 PM  
Blogger Curiosa Qb said...

Desvio-me do tema do post, mas gostaria informar sobre a

PETIÇÃO EM PROL DAS CRIANÇAS VÍTIMAS DE CRIMES SEXUAIS

Para estabelecimento de medidas sociais, administrativas, legais e judiciais, que realizem o dever de protecção do Estado em relação às crianças confiadas à guarda de instituições, assim como as que assegurem o respeito pelas necessidades especiais da criança vítima de crimes sexuais, testemunha em processo penal.

ASSINE e DIVULGE

COPIE O TEXTO DA PETIÇÃO E PUBLIQUE NO SEU BLOGUE E/OU ENVIE AOS SEUS CONTACTOS – ao divulgar já está a ajudar.

Bem-hajam.

http://www.petitiononline.com/criancas/petition.html

4:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

E agora vou mas é ler ....O Último Távora....


Não fiquemos muito tristes porque a miséria já vem de longe...

.....amigo...eu se calhar até penso que isto de miséria já passou mas foi para os genes....não será???!!!

...e agora já não sai....

7:02 PM  
Blogger SILÊNCIO CULPADO said...

Vejo, amigo, que estamos em sintonia. Também eu hoje publiquei no Notas Soltas & Ideias Tontas (http://notassoltasideiastontas.blogspot.com) um post com dados oficiais sobre situações que nos envergonham. Muito gostaria que também me visitasses.
Todos somos poucos para pôr a nu todas estas realidades.
Abraço

6:58 PM  
Blogger Carlos Sério said...

Espectadora atenta, obrigado e um abraço,
nuno_r, amigo obrigado pela distinção, todos não somos de mais,
zépovinho,
força nesse manguito,abraço,
watchdog, aparece sempre, abraço,
anonimos, este blog já não vive sem os teus inteligentes e humorados comentarios,
commosence, socialismo uma ova,abraço,
curiosa, claro que me solidarizo,
silencioculpado, podes contar com a minha visita, abraço,
ruy

9:33 PM  

Postar um comentário

<< Home