segunda-feira, novembro 12, 2007

O combate ao Défice sem Crescimento Económico é um absurdo e uma estupidez


Esta obsessão irracional de Sócrates pela redução do Défice, que se tornou já num panfleto de propaganda politica do governo e não num objectivo natural e necessário de um qualquer governo, não tendo em conta, desprezando mesmo o factor desenvolvimento económico, não pode deixar de ser, além de irracional, estúpida e absurda.
A redução do Défice sem crescimento económico é um disparate que se traduz em atraso no desenvolvimento económico e social do País, e num agravamento gratuito das condições de vida dos cidadãos.
A redução do Défice só faz sentido quando contribui para o crescimento e o desenvolvimento económico. A redução do Défice só pode ter como seu primeiro objectivo o desenvolvimento económico e social. Sendo certo, que das múltiplas medidas de combate ao Défice se poderão encontrar algumas que irão provocar a retracção do crescimento económico, a sua implementação deverá ocorrer com o máximo cuidado e atenção, de modo a nunca pôr em causa o indispensável crescimento económico, objectivo primeiro de qualquer consolidação orçamental.
O governo, cego em sua obstinação, numa total inversão de objectivos, na convicção de que a redução do Défice, desprezando o desenvolvimento económico, é por si só, o seu primeiro e ultimo objectivo, não se dá conta do estado deplorável em que coloca a economia nacional, fruto das medidas irresponsáveis que vai tomando de combate ao défice.
Desde logo o aumento de impostos, o congelamento de salários e o corte nas funções sociais do Estado. Num Pais, com as maiores desigualdades sociais entre ricos e pobres, com o maior numero de pobres da UE, com as mais altas taxas de desemprego e com os mais baixos salários dos países da zona euro, nunca poderá definir e aplicar uma politica de combate ao Défice com base em tais medidas - aumento de impostos, congelamento de salários e cortes nas funções sociais do estado - e será inequivocamente estúpido, insensato e absurdo que o faça.

O combate ao Défice deverá incidir no combate à redução da Despesa Pública. Mantendo e melhorando até os actuais padrões de qualidade e extensão das obrigações das funções sociais do Estado, será possível uma redução efectiva das Despesas Públicas equivalente a 4 ou 5 pontos percentuais do PIB. Com uma nova reforma da Administração Publica que extinga a esmagadora maioria dos Órgãos do Estado, criados avulso e em paralelo à Administração existente, de há uma década para cá, Institutos, Autoridades, Agências, Comissões, Fundos, Conselhos, Gabinetes, Inspecções, Centros, Auditorias ou ainda as Empresas Municipais, a extinção dos governadores civis, a redução para metade dos deputados, a redução de vencimentos dos gestores públicos e muitas outras medidas de rigor orçamental semelhante.
Ao mesmo tempo o governo deverá lançar medidas efectivas ao relançamento económico. Controlo efectivo sobre os monopólios, EDP, PT, BRISA, GALP, com estabelecimento temporário de preços máximos, diminuição de impostos, desde logo os indirectos, desagravando as pequenas e médias empresas e agravando os impostos dos bancos e das maiores empresas taxando-as por igual (o governo está sempre, a propósito e a despropósito, a invocar a justiça social, pretendendo justificar assim os impostos mais altos que pagam os contribuintes de maiores rendimentos, raciocínio idêntico deverá aplicar-se ao universo das empresas). Medidas que tornem célere a Justiça em processos de índole empresarial. Abandonando de vez a intenção de colocar portagens nas Scuts. E muitas outras medidas que no mesmo sentido provoquem um efectivo crescimento económico.

Como será compreensível, os governos saídos dos actuais partidos, jamais adoptarão semelhantes politicas. Foram eles próprios que criaram todo este enorme mundo de Órgãos de Estado, não por quaisquer preocupações de maior racionalidade ou eficiência da Administração, mas tão só para proporcionar às clientelas partidárias, aos amigos e a si próprios, os lugares dourados das administrações destes Órgãos de Estado. Se levaram décadas a erguer, legislatura após legislatura, este mundo de privilégios, não será agora que irão inverter a sua conduta. O destino deste País terá seguramente um maior agravamento das condições de vida dos seus cidadãos.



Marcadores: ,

13 Comments:

Blogger Espectadora Atenta said...

Caro Ruy
Mais uma vez, aqui tens um excelente post!
Infelizmente, os governos que por aqui tem passado, governam-se mas não sabem gorvernar!
Concordo plenamente, que sem crescimento económico não faz muito sentido esta obsessão com o combate ao défice... E fora as manobras estupidas que usam para disfarçar o défice!
Abraço,

7:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger:

Excelente Post...e o último parágrafo define o caminho que espera este País...alegremente ...passo a passo até ao Bêco final....com este pessoal...

Estamos tramados...

Temos de crescer...a todo o custo....mas precisamos de mais espaço....já deixàmos África...já deixàmos Brasil...resta-nos viver na Europa...e a Europa connosco...em paridade.....

Só que sobre isto não ouço nem uma palavra....

.....Caramba o Rei de Espanha ainda manda calar uns presidentes...agora nós é só fazer contas de sumir e subtrair....subsídios disto e daquilo e mais aquilo e mais disto....caramba!!!!!

9:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ainda...

TEMOS Petróleo no Brasil...!!!

Puxa já não era sem tempo...e a gente sempre à espera de qualquer coisa que nos faça ser ricos de uma noite para o dia....

.....mal ouvi a notícia fiquei mais contente que um rato ....já a imaginar-me a andar cima abaixo...abaixo acima ...montado em bomba adequada...por essas autoestradas ....tal o prêço tipo uva mijona dos combustíveis....

......mas logo percebi assim que ouvi um responsável pela empresa beneficiária...que tal "é uma boa notícia para a G... para os seus accionistas e para a economia nacional...."

...Bom já percebi...agora há é accionistas....cidadãos...é coisa em vias de extinção.


...caro Blogger e pensando bem...o que andam por cá a fazer essa espécie a que se chama cidadãos ( inda por cima uma expressão importada directamente ali dos arredores de Versailes ...duma cidade chamada Paris do tempo duma Senhora de Antoinette....

10:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hoje estou muito satisfeito...é que o Prós e Contras vai tratar a modernização tecnológica no futebol....um chip na bola e não sei quê ... nas traves das balizas do futebol....faz-me lembrar uns certos jogos de futebol lá no Colégio ...em que já havia novas tecnologias....umas tangerineiras no meio do campo que obrigava a permanente ginástica....

Tempos que já lá vão em que se jogava à bola...hoje joga-se ao dinheiro.....

e faz-se jogging.....

10:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

"Abandonando de vez a intenção de colocar portagens nas Scuts."
Além de não ser um mediada socialmente injusta, a colocação de portagens nas SCUTS contribui ainda para a diminuição da despesa pública.
MP

10:22 AM  
Anonymous Anônimo said...

Quanto a portagens ....

.....talvez não fosse má ideia...era pôr portagens nas estradas todas ...incluindo caminhos e veredas ...

.....é que assim deixávamos de andar por aí a passear...feitos turistas aparvalhados só a olhar para o ar...já que de geografia e de história pouco saberemos para ver o que quer que seja....

...por outro lado mais depressa chegaríamos à idade média...onde na altura se pagava ao nobre só para entrar no castelo....daí alguém ter criado as feiras francas que ...agora como se sabe também estão em extinção ...( por falta de higiene...)...

......mas estão na moda as feiras medievais e árabes...por isso andar para trás é que é bom......

...entretanto o melhor é entrar para accionistas dessas coisas que cobram as portagens....

....É verdade será que alguém pensa em fazer uma fabriqueta...para fazer alguma coisa....?...que se coma ????

5:18 PM  
Blogger NÓMADA said...

Um post excelente que contribui, de forma decisiva, para um melhor esclarecimento. É que, à pala do déficit, os portugueses viram agravados os seus impostos e as suas condições de vida.

10:09 PM  
Blogger SILÊNCIO CULPADO said...

Há mais vida para além do déficit os rapazes é que não querem compreender. Preferem que sejam os mais pobres a pagar a factura deste equilíbrio fictício e desastroso.

10:11 PM  
Blogger SEMPRE said...

Excelente trabalho amigo, este que tu aqui tens. Este post é excelente e não deixa margem para dúvidas quanto à validade de fazer descer o déficit a qualquer preço e a qualquer custo.

10:14 PM  
Blogger Carlos Sério said...

Agradeço os comentários dos companheiros bloguistas e anonimos. Estive ausente e foi esse o motivo pelo qual só agora li os vossos comentários.
abraço,
ruy

6:57 PM  
Blogger Laurentina said...

Preferia uma boa açorda de marisco!!!

Beijão grande

12:17 AM  
Anonymous Anônimo said...

Pois...isso já nós tinhamos notado...agora estamos ansiosos por novidades....


...porque para desgraças já chegam as desta semana toda....


....agora ...caro Blogger não me diga que para ir à pesca...por exº até chegar ao rio ....tenho de pagar portagem....

...e se for a pé se calhar acabo por pagar peagem....estou desgraçado...

.....já não tenho que me chegue para a côdea...nem para o IMI...por isso casa....lá se vai...não posso andar por estradas nem caminhos....olhe não sei se me atire ao Rio....

....valha-nos Santo Antoninho ...e não é o de Lisboa.....



Razão ....afinal não tinha o meu velho Professor que perante a explicação do aluno sobre socialismo...o chumbou na hora por entender que a explicação dada só podia ser originária em súcia...

......é que o aluno afinal tinha razão...como se vê por aí.....

...já que falei em rio....cá por Lisboa...será que com o incremento construcional nas margens ainda teremos um dia de ir para o meio do dito sempre que quisermos ir até à beira rio ????!!!!!!

11:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

E agora vou dormir para ver se durante a noite me vem a ideia de como fazer para ......

ah...já me lembro....!

...... vai por aí uma grande confusão com o Código de ética dos médicos....que não sei quê ...não está de acordo com a lei...apesar desta ser mais novinha que aquele...que não sei quê....pergunto .....então para quê os Códigos de Ética se têm de ser alterados conforme a Lei... ?

Ora não bastaria então haver só a Lei....?

Ou será insuficiencia minha....?????

Nestas coisas é que quem se preocupa com os espíritos deveria intervir em defesas das consciências...não acha....????

...ou o melhor será mas é BICO CALADO....??

11:47 PM  

Postar um comentário

<< Home