segunda-feira, dezembro 10, 2007

CIMEIRA UE-ÁFRICA


Das sete ou oito medidas de Parceria apresentadas pela União Europeia aos países africanos, só uma terá verdadeiramente o empenho da EU – a parceria económica. As outras farão o papel de figurantes, adornam o bolo, o presente envenenado com que os líderes europeus pretenderam seduzir os africanos. Muito poucos foram atrás da oferta das latas reluzentes que lhes ofereciam. A maioria fez-lhes o manguito. O primeiro dos quais, o presidente do Senegal, que abandonou a Cimeira a meio e os deixou a falar sozinhos.
Mas, este propósito de expansão económica imperialista da EU em África, acelerado agora como resposta à penetração económica da China, e que procura evidentemente trocas desiguais, nada tem a ver com a questão “dos direitos humanos” invocada na Cimeira, mais por pressão da comunicação social do que por qualquer sentimento humanitário genuíno dos lideres europeus. Para Bush e para os líderes europeus, haverá dois tipos de ditadores. Os maus e os bons. Os maus, aqueles que cortaram relações económicas e se manifestam contra os monopólios americanos e europeus, Chávez, Fidel ou Mugabe. Os bons, os presidentes do Sudão, da Arábia Saudita e alguns outros mais, sempre receptivos à politica económica europeia e dos US.
Esta hipócrita atitude de dois pesos e duas medidas, revela o verdadeiro carácter desta politica do expansionismo imperialista europeu e norte-americano. Seguramente que há por esse mundo fora, atropelos horríveis aos direitos humanos, mas para as páginas dos jornais saltam apenas aqueles cometidos em países com politicas económicas contrárias ao expansionismo americano.
Muitos dos cidadãos europeus estarão já conscientes desta hipócrita duplicidade de critérios, ainda que não denunciem e manifestem claramente a sua oposição. No fundo pensarão que uma alteração de “trocas comerciais desiguais para trocas comerciais iguais” poderia de algum modo fazer perigar os seus próprios padrões de qualidade de vida. Assim, tomam como seus os interesses das oligarquias financeiras mundiais, o que manifestamente será errado. Nunca como hoje os interesses dos cidadãos e das oligarquias que nos governam são tão antagónicos. Recordemos mais uma vez aquele Relatório da EU recentemente publicado e que afirma “a parcela de riqueza que é destinada aos salários é actualmente a mais baixa desde, pelo menos, 1960 (o primeiro ano com dados conhecidos). Em contrapartida, a riqueza que se traduz em lucros, que remuneram os detentores do capital, é cada vez mais alta”. A lógica do “desenvolvimento”, envelhecimento económico só tem assim, este único sentido - o agravamento, ano após ano, das condições de vida dos cidadãos.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

É por isso é que eu quero é ser detentor do capital....

...até já fui à livraria para comprar o livro...mas esgotou-se em 74/75 e agora já só exportam para a América Latina.....

...será verdade ou estavam a gozar comigo.....?

7:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

Quanto á Cimeira...não será que seria muito mais realista...pegar nas coisas a fundo....e ver até onde é que vai a África?....fica no Mediterrâneo ou avança cá para o outro lado....?

7:31 PM  
Blogger Espectadora Atenta said...

caro Ruy
Excelente post!
A questão é que sinto que nada vai mudar em áfrica enquanto não terminar a corrupção que impera nos seus lideres!

7:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

É só inchaço...e ...quem cá ficar que se lixe...que eu quero é ir para a UE..ou até mesmo para qualquer coisa..... desde que seja internacional....

7:43 PM  

Postar um comentário

<< Home