sexta-feira, fevereiro 22, 2008

SEDES


Afinal, não são só os militares que publicamente se interrogam sobre o “mal-estar” existente no País. Agora foi a SEDES. Claro que a classe política tenta desvalorizar tais intervenções da sociedade civil. De algum modo, pressente o perigo e a ameaça ao mundo dos privilégios que ao longo dos anos soube criar e usufruir.

“Sente-se hoje na sociedade portuguesa um mal-estar difuso, que alastra e mina a confiança essencial à coesão nacional.

Outro factor de degradação da qualidade da vida política é o resultado da combinação de alguma comunicação social sensacionalista com uma justiça ineficaz. E a sensação de que a justiça também funciona por vezes subordinada a agendas políticas

E é também preocupante assistir à tentacular expansão da influência partidária – quer na ocupação do Estado, quer na articulação com interesses da economia privada – muito para além do que deve ser o seu espaço natural.

Estas tendências são factores de empobrecimento do regime político e da qualidade da vida cívica. O que, em última instância, não deixará de se reflectir na qualidade de vida dos portugueses.

Outro factor de degradação da qualidade da vida política é o resultado da combinação de alguma comunicação social sensacionalista com uma justiça ineficaz. E a sensação de que a justiça também funciona por vezes subordinada a agendas políticas.

A criminalidade violenta progride e cresce o sentimento de insegurança entre os cidadãos. Mas a crescente ousadia dos criminosos transmite o sentimento de que a impune experimentação vai consolidando saber e experiência na escala da violência.
O mal-estar e a degradação da confiança, a espiral descendente em que o regime parece ter mergulhado, têm como consequência inevitável o seu bloqueamento. E se essa espiral descendente continuar, emergirá, mais cedo ou mais tarde, uma crise social de contornos difíceis de prever”.

A SEDES fala em “regime”, eu não diria tanto, ficar-me-ia pelo “sistema” político sábia e perfidamente elaborado por estes políticos menores, pequeno burgueses, que se apropriaram do poder no pós 25 de Abril.

14 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Bom, é sobre isto mesmo, e mais qualquer coisa, que temos vindo a falar. Finalmente vão acordando.
Quando há dois ou três anos atrás diziamos: eles estão ai, ninguém levava a sério, como hoje ainda poucos levam a sério questões como a do Kosovo em que a EU e os EUA oferecem um país a um bando de criminosos. Poucos levam a sério o facto de que a EU e os EUA violarem leis internacionais, e os mais elementares direitos humanos , praticarem o terrorismo e empurrarem o Mundo para um conflito de largas dimensões. Etc.
Joao (não consegui por o nome, em cima)

12:36 AM  
Blogger Rui Freitas said...

O País do "nosso descontentamento", afinal, existe...

2:28 AM  
Blogger SILÊNCIO CULPADO said...

Sejam quais forem os propósitos da SEDES, há um alerta que não deverá ser descurado. Mas não seria necessário a SEDES fazer este relatório para que se pudessem ler os sinais nele apresentados e que preconizam dias turbolentos.
Um abraço

10:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ora já tinha saudades dos MAMÕES....


.....são os MAMÕES do regime....

...tudo na mama......tudo na chucha.....

10:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro JOÃO

É verdade ....quando já há montes de tempo que vimos alertando para o "bem bom" que vai dar chatice....talvez nos achassem pessimistas ou vencidos do regime...infelizmente não é assim....mas apenas fruto de experiência da vida e uma simples análise fria e imparcial da realidade....

...agora já aparecem desde militares a organizações a reconhecerem que...afinal isto está um bocadito mau....


A propósito disso já reparou na quantidade de gente que estando nos assuntos até ao pescoço....já não se lembram de nada...não estavam lá...tinham ido dar uma volta pelo estrangeiro...não era do pelouro.....só vi até ao dia 22 e a 23 esqueci tudo....isso foi com o meu colega...

Carago... nos encontros do croquete é vê-los a saberem tudo...negócio de A com B....projecto em curso....está mesmo a sair....bom só daqui a dez dias é que A vai despachar....nem queira saber ....A ...anda com C e D ....não sabe.... e quando souber vai haver desmaios....sim...sim....pelo menos ....mais milhão e cem mil...sabe comprei ontem por um milhão e amanhã vendo por dois milhões e meio....puxa Santo Deus sabem tudo...!!!!!

Saem do croquete...esquecem tudo..

Será isto...incompetência .... deficiência física....ou banditismo....??

10:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Advinha

A quem pode atribuir uma frase deste género:

" Todas as pessoas desta Administração foram escolhidas por mim "

A ) Só pode ser atribuida a um cabo de guerra.

B) Só pode ser atribuida a um encarregado de obras ( pedreiro )

C) Só pode ser atribuida ao chefe da equipa de limpeza das ruas de uma grande cidade

D) Só pode ser atribuida a um chefe de Repartição de um Serviço Público

E) Só pode ser atribuida a um Presidente de Conselho de Administração de uma grande Sociedade SA em Portugal.

Caro Blogger..... vá lá ....abra os cordões à bolsa e ofereça ao primeiro respondente ....que acerte ....uma viagem com estadia de uma semana em regime EPA a um OFFSHORE...ou ....em alternativa a Paraiso Fiscal, .....conforme preferência.....

10:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não me diga que os accionistas são palhaços....?

10:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

Para além destas posições....

....há a realidade....


e ...ler os jornais no fim de semana é de cair para o lado ...tal a calamidade que vai por este País...

...vou começar é ir para à Praia...ou até Las Vegas...ver um concerto...ou.... mesmo jogar à bisca ... nalgum Casino !!!!

11:04 PM  
Blogger joao marques de almeida said...

Sobre a nota da SEDES gostaria de acrescentar o seguinte:

A posição da SEDES é de louvar, pois é mais uma voz a juntar a tantas outras que, individualmente ou em associação têm denunciado a situação de catástrofe eminente que Portugal vive.
No entanto, dado o carácter, diria exclusivo, de reflexão política/social desta associação, seria de esperar que tivesse sido mais atempada e sobretudo mais completa.
Não justificam o seu elogio às reformas , eu digo contra-reformas, que o sistema tem vindo a tomar, será que se referem à educação, à saúde, ou à Segurança Social, por exemplo?
Quanto ao excessivo peso do Estado (deixando passar que confundem Estado com Governo), deixam no ar uma ideia vaga e servindo-se das situações de flagrante repressão aos direitos dos cidadãos, advogam o afastamento do Estado ao estilo neo-liberal e muito a jeito dos interesses dos grandes grupos económicos/financeiros, que, de resto, controlam todo o processo político, melhor, detêm o poder.
Em boa fé não se compreende, com os elementos disponíveis para análise, que se cri a ilusão que o sistema pode regenerar-se por dentro, que os seus políticos em actos de contrição e de confissão se santifiquem, pois seria o caso é dos grandes pecadores que surgem os santos. Não estamos a vê-los prenderem-se uns aos outros nem mesmo que um ou outro tocado pela santidade quisesse desfazer as tentaculares redes de interesses tão firmemente estabelecidas seria capaz disso.
Iludir as pessoas com a ideia que a regeneração pode vir de dentro do sistema é só atrasar a regeneração. Ela terá de vir das pessoas, dos cidadãos e das suas vanguardas, que estão a nascer, com moral e ética e portadoras de projectos políticos/sociais que sirva a todos e não a grupos em particular. E parece-me que a SEDES, neste caminho, será um companheiro de curta viagem.
Joao

11:18 PM  
Blogger Watchdog said...

SEDES!? Pois, pois...

http://thewatchdog-blog.blogspot.com/2008/02/de-boas-intenes-est-o-inferno-cheio.html


1 Abraço!

2:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro João

Permita que acrescente ....

.....companheiro de curta viagem como no passado já se viu....

De resto concordo com o seu excelente texto

Um abraço

JOSÉ

11:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

E lá continuam os mamões....

11:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

Já me esquecia...

Já ouviu o discurso do Sarkozy sobre o fim da publicidade no serviço público de Televisão ...?


Pois...como nós somos uns imitadores....sobretudo do que se passa em Paris...está a ver não está ...?

Aguardemos....

JOSÉ

11:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Porque será que enquanto os nossos ILUSTRÍSSIMOS políticos andam a discutir a Justiça...

...nós continuamos a ler que A...enquanto ia meter o totoloto ...no café ...a dada altura entram uns tantos encapuzados....obrigam o homem e os outros clientes a deitarem-se no chão...espancam-no e a seguir deram-lhe um tiro fatal na cabeça...

Deixa mulher e filho...

O que é isto.!???...

....no Afeganistam as nossas tropas não têm disto...se calhar têm é de vir patrulhar as nossas ruas e cafés...

E o que fazem os nossos responsáveis políticos pela Segurança das pessoas...?

Vamos fazer velórios nalguma instituição social de defesa das liberdades....e dos territórios....ou coisa parecida.?!..vai o homem para algum talhão de mártires ....???


...ou daqui a um dia já nem a notícia é notícia....?

12:19 AM  

Postar um comentário

<< Home