terça-feira, maio 27, 2008


«O plutocrata não é, pois, nem o grande industrial nem o financeiro: é uma espécie híbrida, intermediária entre a economia e a finança; é a "flor do mal" do pior capitalismo. Na produção, não é a produção em si mesma que lhe interessa, mas a operação financeira a que pode dar lugar; na finança, a administração regular dos seus capitais não lhe interessa demasiado, mas sim a multiplicação graças a acrobacias contra os interesses alheios. O seu campo de acção está fora da produção organizada de qualquer riqueza e fora da normal circulação dos capitais em dinheiro; ele não conhece nem os direitos do trabalho, nem as exigências da moral, nem as leis da humanidade. Se funda sociedades, é para usufruir dos seus bens e passá-los a outros; se obtém uma concessão gratuita, é para a revender já como um valor; se se apodera de uma empresa, é para que esta suporte os prejuízos que outras o fizeram sofrer. Para chegar a isso, o plutocrata age no meio económico e no meio político usando sempre o mesmo processo: a corrupção. Estes indivíduos, a quem alguns chamam também grandes homens de negócios, vivem precisamente de três características dos nossos dias: instabilidade das condições económicas, falta de organização da economia nacional, corrupção política. (...) Advoguei sempre a política do simples bom senso contra a dos grandiosos planos, tão grandiosos e tão vastos que toda a energia se gastava em admirá-los, faltando-nos as forças para a sua execução.»
Salazar
(retirado do “portugaldospeqeninos”)

4 Comments:

Blogger Pata Negra said...

Recuso-me a comentar. Ruy! O texto, assim, sem mais nem menos, por favor, socorro, ajudem-me a pensar!
Um abraço com liberdade de expressão mas sem o poder de a exprimir

10:51 PM  
Blogger joao marques de almeida said...

Mandei este texto a um amigo meu, sem mencionar a autoria e convidei-o a descobrir o nome do autor. Estou cheio de curiosidade de saber o que ele vai dizer, tanto mais que foi um dos que passou por Peniche. Fica aqui prometido que divulgarei a sua opinião (sem o seu nome)

11:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro RUY...acaba de colocar o Blogg na bolsa de valores ....e a sua coragem está mais alta que o valor do CRUDE em Londres...

Quanto ao texto ....ou melhor quanto ao autor....já se sabia porque é que o Homem causava tanto mal estar...em todos os lados....e ainda hoje causa urticária !!!!

É que o Homem exigia que ....quem falasse dissesse alguma coisa e ....o que se fizesse tivesse utilidade!!

Pois é ...por agora não digo mais nada...

JOSÉ

12:43 AM  
Anonymous Anônimo said...

Realmente...o Homem tem razão...basta bom senso...e ....onde está isso?

12:45 AM  

Postar um comentário

<< Home