sábado, maio 17, 2008

Democracia Social


Um dos trunfos do actual governo, consiste em pretender fazer crer de que para o acerto das contas públicas não há uma outra politica para além daquela seguida por Sócrates, e que se traduz, como lamentavelmente sabemos, no aumento de Impostos e nos cortes das Funções Sociais do Estado.
Não existe qualquer outra alternativa para o combate ao Défice, repetem a toda a hora.
A maioria dos órgãos de comunicação social, controlados directa ou indirectamente pelo governo, alinham pelo mesmo diapasão. E, desde o “poderoso” ministro das finanças, ao mais humilde boy, todos fazem coro com o dito pressuposto. A coisa rende-lhes politicamente e é seguramente um grande trunfo à sua desejada perpetuação no poder.
Na verdade, o principal partido da oposição, o PSD, contribui sem dúvida, para o reforço desta estratégia governativa. E a razão é simples. É que tanto o PS, como o PSD, não são mais do que partidos neoliberais, e portanto coincidentes nas políticas neoliberais de contenção do Défice Público.
Para os neoliberais, a receita para a redução do Défice é só uma - aumento de Impostos e cortes nas Funções Sociais do Estado. E apresentam tais políticas como indispensáveis e únicas para retirarem o País da estagnação económica. Estagnação económica a que eles próprios o conduziram ao longo dos últimos anos.
E, como não há mudança de políticas, nestas alternâncias de poder entre o PS e o PSD, só poderemos esperar mais aumentos de impostos, mais cortes sociais, mais estagnação económica, maiores desigualdades sociais. De nada valem as promessas que nos façam, o resultado será sempre o mesmo.
Não se trata de uma visão pessimista do reino da adivinhação, mas a consequência lógica resultante da prática das políticas neoliberais levadas a cabo pelo governo. Politicas velhas, de há dois séculos, e que agora, com a “globalização”, foram retiradas do baú da História e apresentadas como expoentes da “modernidade”.

Sem dúvida, como alguns dos nossos comentadores já bem o descreveram, o nosso sistema político encontra-se na realidade bloqueado. Não existem forças políticas dentro dele, capazes de uma nova política alternativa às práticas neoliberais. Políticas que recuperasse economicamente o País, que o encaminhasse para o desenvolvimento económico e social com atenuação das desigualdades sociais e, sobretudo, sem aumento de Impostos e sem cortes nas Funções Sociais do Estado.
Entretanto, iremos presenciar este continuado afundanço do País, até ao momento em que surja, fora dos actuais partidos, (não acredito que de dentro deles, cristalizados como se encontram, saia qualquer alternativa capaz, veja-se como os candidatos a líderes do PSD, todos eles, concordam com as politicas neoliberais de Sócrates) uma nova força politica, dentro do nosso regime constitucional, mas fora do actual sistema político.
Uma verdadeira força social-democrata.
Um novo Partido Democrático e Social.

15 Comments:

Blogger Pata Negra said...

Ruy, não bajulo, ao ler os teus textos sinto arrumarem-se as ideias, sinto que alguém está a fazer o meu trabalho. Tenho um modesto blog que não nasceu para a política, de quando em vez sinto vontade de picar a política - não me dá jeito!
Vou acabar por de quando em vez te roubar a opinião! Quando me faltar assunto vou transcrever, posso?
Um abraço 100% contigo

11:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger...fui ver pela segunda vez um filme muito giro que se chama Marie Antoinette.....

10:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

Meu caro....a rapaziada neo ou pseudo liberal não tem emenda ...não tarda andam todos novamente a lutar pelo " social " e pelo bem dos pobrezinhos...com barraquinhas de quermesses e centros de acolhimento.....e umas festitas de beneficencia....

Ainda agora ouvi que.... face à subida de preços...há que aumentar a capacidade de receber na barraquita mais sem abrigo ....e desempregados..etc....( se calhar com TV e tudo...à porta...)

..ora e se mexessem nos impostos e nas taxas de juro e coisas dessas...não seria melhor...??

...então será que vamos voltar a ter 30% da população no sector primário ( agricultura...de subsistência...etc .....) o que para alguns ainda há pouco tempo não era senão um indicador de atraso ...!?

10:53 PM  
Blogger Carlos Sério said...

pata negra,é sempre agradavel receber incentivos. Claro que podes usar e abusar das opiniões do Blog,
abraço,
ruy

11:48 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caro amigo...a força da desburocratização foi tanta que até os políticos ficaram todos uns burocras.....

..mas aonde estará a novidade...? desde os romanos que se sabe que só mexe quem está mal...

......ora os ditos estão na maior....claro ficam quietinhos que nem uns ratos....

6:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

Agora anda prá aí tudo a falar do Código do Trabalho...por mim acho que devia ser revogado....por causa de inadaptação ao País...

...o referido instrumento , como é bem sabido foi feito para ser aplicado noutro nível de civilidade....

Enfim...havemos de lá chegar....

6:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger

Ao ler o seu post...fico espantado com a velocidade a que as coisas andam neste País....

....na verdade ...não consegui prever é que em tão pouco tempo passàssemos a ser administrados ou geridos por tudo que são... entidades reguladoras...altas autoridades....provedorias e .....mercados de regulação...mediadores...fiscais e entidades fiscalizadoras...livres mercadores...bolsas de psi... etc...

....e, assim ...será por isso que... caro Blogger prevê que o sistema...regime ou lá o que é...já caducou, com entidades já desnecessárias???

6:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger


Sabe que a taxa de aluguer de contador ( da água...) foi considerada ilegal...?


Vai daí....as autarquias ...estamos em Portugal nada é difícil...é preciso é desenrascar...em vez daquela toca a criar uma outra taxa chamada de disponibilidade....


Caro Blogger..

.....conhece algum sítio para onde se possa emigrar...?...ou o melhor é entrar nisto ....e ...olhe ...é preciso é andar de pópó.... descanso ao fim de semana...férias estivais nas Caraíbas...fim de ano na Madeira e ....logo se vê...

7:11 PM  
Anonymous Anônimo said...

bom..bom....

....gosto mesmo é de ouvir os defensores do mercado livre..." os mercados fazem os prêços"...

sobretudo gosto de ouvir isto desde que tenha matéria prima...e sítio para ir...claro está !!

10:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

Mas que diabo ....se as empresas não conseguem criar mercado competitivo....

...para quê a iniciativa privada!?...

......qualquer repartição pública resolveria o problema....

O Tonito é que sabia....ai não ??!!

11:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Gosto de ouvir professores esverdeados... - há pessoal que nem tem automóvel- diz o rapaz no Prós e Contras......

.....pois...pois...só que esses é que pagam a factura , não no auto mas nos prêços das batatas...e das couves na praça....

12:31 AM  
Anonymous Anônimo said...

E que tal perguntar como é que se resolve esta questão do petróleo aos experts da NATO e do PENTÁGONO...?

12:52 AM  
Blogger joao marques de almeida said...

É também assim que julgo, ou penso. E a História mostra, ou demonstra, que a um bloquei de sistema a sociedade acaba sempre por responder com soluções fora dele, organizadas por novas vanguardas. Acontece, no entanto, é sabido, que quando essas soluções não agradam (e neste momento o não agradar é a única via de resolver os graves problemas que nos criaram) as minorias que têm detido o poder, capital financeiro e especulativo, (os políticos têm sido só seus meros serventuários) vão ficar muitísso zangadas. Razão simples, aquele capital teria de ser, a bem ou a mal, desviado para a produção.
Por outro lado, qualquer solução democrática, por isso fora do sistema, que além de bloqueado (ou por isso mesmo) está totalmente viciado, terá de ter em conta as transformações que, na realidade e de facto, já se deram no mundo e que neste momento continuam a aprofundar-se radicalmente, tais como fim da hegemonia incontestada dos EUA e seus aliados (EU, etc) não só económico/militar mas também tecnológica, o aparecimento de novos centros de poder e decisão, a falência do neoliberalismo e o descalabro económico por ele motivado. Juntando a tudo isto a tentativa já em curso de passar para os países mais veneráveis, mesmo aliados, o pagamento das tentativas de amortecimento do descalabro.
Tudo isto terão os candidatos a novas vanguardas de ter em conta se quiserem, de facto, vir a sê-las.
Mas, no campo social democrata não se esta a vislumbrar qualquer tentativa de ressurgimento. Nem um simples núcleo de reflexão cuja a agenda do primeiro encontro teria de ser sobre princípios, como, por exemplo:
Qual o conteúdo de um Programa socio-económico no actual contexto.
Joao

12:52 AM  
Anonymous Anônimo said...

OK.
Estou pronto para o encontro

JOSÉ

1:41 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger

Por favor anime a malta com mais um artiguito ( e sabemos que ao menos é de alta qualidade )...porque ...já nos falta o ar com toda esta subida de prêços...às mijinhas (...não leve a mal mas é um novo conceito de asfixia económica que induz a morte do cidadão por inacção....)

Um abraço

JOSÉ

3:04 PM  

Postar um comentário

<< Home