sexta-feira, outubro 03, 2008

A DERROTA DO NEOLIBERALISMO


Estamos a viver a mais profunda “crise financeira” da época da “globalização” ou, de outro modo, descartando os pretensiosos neologismos neoliberais, estamos a viver a mais profunda crise do capitalismo imperialista tendo como doutrina e expressão política o neoliberalismo.
A desregulamentação do Estado, apresentada como “reformas” necessárias e inevitáveis, para o relançamento da economia e acompanhamento da “modernidade” dos “novos tempos”, iniciada pelos Estados Unidos e pela Europa e por muitos outros países por esse mundo fora, visam um único objectivo – dar a máxima liberdade ao “mercado” – acreditando que ele, e só ele, se regula a si próprio como por uma “mão invisível”.
Para estes “modernos” líderes neoliberais, os mecanismos de mercado são racionais pelo que podem perfeitamente organizar a vida económica, política e social, o que se traduz em retirar o Estado como disciplinador da vida económica dando total liberdade à acção empresarial.
Surgiram assim a par das políticas de desregulamentação, as privatizações, incluindo sectores estratégicos da economia, como a água, a electricidade ou a Saude, o ataque aos salários e aos sindicatos, impondo uma violenta mudança na relação de forças entre o capital e o trabalho.

Mas, ao invés do desenvolvimento económico esperado, a implementação de tais políticas neoliberais provocaram um crescimento económico mais fraco, um maior desemprego, um aumento da pobreza e o acentuar progressivo das desigualdades sociais. Segundo o relatório da Unctad (United Nations Conference on Trade and Development) de 1997, o crescimento mundial, reduziu-se de cerca de 4% ao ano nos anos 70, para cerca de 3% nos anos 80, e 2% nos anos 90.
Esta fase superior do capitalismo – o imperialismo – encaminha-se para um beco sem saída. Com a “globalização” retiram-se recursos da área dos investimentos produtivos transferindo-os para a especulação financeira.
Esta tendência atinge directamente o coração da legitimidade do sistema capitalista neoliberal. De forma mais ou menos explícita, todos nós nos queixamos das injustiças geradas pelo capitalismo, mas de certa forma as aceitamos na medida em que a riqueza do capitalista tendia a transformar-se em investimento produtivo, empregos e produtos. A injustiça social passava assim a ser um mal inevitável de um processo em última instância positivo. O que é novo, é que com a expansão dos sistemas de especulação financeira, segundo a Unctad, a crescente concentração da riqueza nacional nas mãos de poucos não tem sido acompanhada por uma elevação de investimentos e crescimento mais rápido.
As trocas especulativas diárias são da ordem de 1,5 triliões de dólares por dia, enquanto as trocas de bens e serviços realmente existentes mal atingem os 25 biliões, algo como 60 vezes menos.
Nesta lógica, o que constitui não uma excepção mas uma regular tendência das últimas décadas, assiste-se aos lucros crescentes de um lado, e a investimentos, salários e emprego decrescentes do outro, o que simplesmente torna este sistema neoliberal insustentável. A “crise financeira” actual é, afinal, o pronuncio do descalabro do capitalismo imperialista, do neoliberalismo.

Não deixa de ser caricato, ver-mos hoje os mais acérrimos defensores do neoliberalismo, os líderes mundiais que conduziram com as suas políticas neoliberais a esta crise globalizada, socorrerem-se das nacionalizações e outras intervenções do Estado no “mercado”, na tentativa de atenuarem a crise, desdizendo assim todas a sua pratica anterior das ultimas décadas. Mesmo assim, não questionam tais políticas, antes responsabilizam “a falta de opacidade e transparência da formação de activos financeiros e da sua circulação”. Culpabilizam as “entidades reguladoras” por terem sido permissivas a tais “desvios”. Como se tais entidades não fossem emanações do próprio desenvolvimento económico neoliberal, criadas (em substituição do Estado) com o único objectivo de transmitir uma aparência civilizada à selvajaria do mercado. Não são antagónicas ou sequer contraditórias com as políticas económicas neoliberais, antes as complementam.
Que dizer, por exemplo, das nossas entidades que “regulam”o preço dos combustíveis, as tarifas da energia eléctrica ou as tarifas das telecomunicações. A primeira quando questionada sobre o cartel dos combustíveis nada adiantou, a segunda propôs tarifas tão exorbitantes que brigou a uma intervenção do próprio governo, a terceira propôs a contagem aos 10 segundos quando por lei se deveria efectuar ao segundo. Como se torna óbvio, tais entidades não existem para “regular” coisa alguma, mas apenas para servir os interesses e objectivos do capital financeiro e, por ironia, custeadas pelo sacrificado e espoliado cidadão.

21 Comments:

Blogger Planetas - Bruno said...

Assim sendo, em que ficamos? Entregues aos Bichos..?

3:20 PM  
Blogger jcsmadureira said...

Belo post!
Essa "mão invisível" que sustentaria a regulamentação do mercado global não passa de uma crença numa entidade metafísica de odor cadavérico que se difunde sobretudo pelos narizes dos pobres e desfavorecidos. Estranha criatura essa que ganha visibilidade numa mão cheia de nada.

9:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

Será que estes reguladores e outros similares ainda não perceberam que são uns inúteis do sistema.....e que já começou uma revolução....qualquer e que vai dar muita dôr de cabeça...?'?


..e diga-me .....se alguma vez houve alguma .....revolução feita por economistas...?



...Já agora era boa ideia intervir também nas dores de cabeça tóxicas.....

10:10 PM  
Blogger C Valente said...

Eles comem tdo e não deixam nada
Saudações amigas

10:15 PM  
Blogger Pata Negra said...

Tenho de passar mais vezes, já devo ter dito isto. Gosto sempre da síntese da análise. Vou para comentar e até o comentário que pretendo fazer está no texto:

"Como se torna óbvio, tais entidades não existem para “regular” coisa alguma, mas apenas para servir os interesses e objectivos do capital financeiro e, por ironia, custeadas pelo sacrificado e espoliado cidadão."
Um abraço e obrigado

11:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

Se o capitalismo, em si, é algo humano, de essência, o neoliberalismo, não, porque é algo sem escolha, uma consequência!!
E as consequências estão aí bem à vista para gáudio dos “turbo-aspiradores”.
Agora dependerá somente do rebentar do saco cheio!

5:08 AM  
Anonymous Anônimo said...

Já aqui tinha sido dito que o mundo tinha mudado, embora parecesse estar tudo na mesma. Os sinais eram muitos e extensivos a todos os domínios, económico, científico, tecnológico. No aspecto militar de forma evidente à medida em que se iam consolidando as derrotas imperiais no Iraque e no Afeganistão e de forma aberrante como essas forças imperiais e os seus servidores desprezavam os mais elementares princípios éticos.
Mais grave do que colapso económico que agora se evidenciou foi a derrocada dos princípios, dos valores e dos objectivos que o designado Ocidente tinha assumido desde o fim da II Guerra Mundial. Desorientados os povos deixam-se enganar entrando no jogo eleitoral viciado que os tem colocado à mercê das falsas elites corruptas.
Sobre o que se irá passar temos como modelo o colapso da URSS, sem dúvida que o império se ira estilhaçar e com ele a EU, não de forma linear mas de qualquer modo irreversivelmente como as melhoras de um moribundo.
É tempo dos povos pensarem pela sua cabeça e cada um e todos forjarem as alternativas longe do caciquismo da alternância.
Joao

11:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Excelente Post.

Já tinhamos saudades...

Caro João, de acordo...também já não aparecia há algum tempo...

Por mim cá vou dando uns bitaites...só..! porque não dá para mais...

E seguindo adiante....
JOSÉ

3:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bem me parecia .....lá mais para trás...quando clamava que ....ao menos ....não podendo ou não se sabendo fazer mais nada cá dentro .....que se fosse até Bruxelas ....dizer que isto .....com este déficit cá para a rapaziada não é possível...não se aguenta.......

......que a minha ingenuidade era enorme...é que lá pelas Europas só quatro é que ditam as regras....como se viu ontem .......pela boca do Sr. francês Presidente da dita.....

...agora lá dizem os pequenotes que ...desta vez...nem ficaram na foto de família.... que tais medidas deverão ser apreciadas pelos outros......

Ai...que giro que isto é....não acha....?!

...Bom e já agora ...lá se vão umas viagenzitas à custa da Euro.....

3:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ando sèriamente a pensar fazer um Banco....é que se depois der pró torto ...ou sairem produtos tóxicos.....o Estado intervem....

3:30 PM  
Anonymous Anônimo said...

ou seja o pessoal paga....

.......O comentador anterior tem mesmo veia de artista...será que já tem casa a 35, euros...?

3:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

E pensando ...filosòficamente....com o prado verdejante à vista...

......como é que alguém pode pensar que o bicho Homem pode ou viver á solta...sòzinho...cada um para seu lado....ou por outro lado todos juntos fechados num redil...??....Nham...

.....o bicho tem de viver fora e dentro ....e quando abusa ...pois é !!...isso mesmo...!

3:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pelo que se ouve ....e vê....por aí...fica definitivamente provado o que já todos sabíamos...é que as escolas ( sejam de economia ou outras....) são as responsáveis pelo que acontece no Mundo...só que depois viram ràpidamente de moda e ....

.....lá continuam ....estrada fora....o seu papel de responsáveis....!!

3:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

Vi num jornal que uma entidade reguladora lá se meteu outra vez a analisar o que se diz na TV ....e no mesmo se dizia que a contratação de um comentador terá sido para "compensar" outra de outro comentador...

...mas estou estúpido...com certeza...

....."compensar " ??....

........ou será que a crise já aqui chegou e neste mundo neoliberal.....estamos sem saber nalguma bolsa de valores...não cotada ainda por cima...???


....preparemo-nos para um Inverno interessante ...de seguir à lareira....( não ponha muita lenha que não é preciso....)

3:56 PM  
Blogger Carlos Sério said...

José,
reparaste na foto que encabeça o Post? Lá para o lado de Pussos?
Abraço,
ruy

5:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Ruy

Tem toda a razão...é verdade já estou a ver o aeroporto.....fica um bocadinho a norte de Alcochete..e nunca se sabe se até poderá servir para interface ou ( como se diz....) placa giratória de carga....

Já devia ter reconhecido...mas é o que digo .....a cuca..já está neoliberal de todo.....

...e começou assim quando por aí há uns dez anos mais coisa menos coisa.....por cá...pelo Burgo lusitano....com a febre mercantilista......flexibilizadora....e montada em Outsorcing...se calhar já cheia de Powerpoints carregados de produtos tóxicos.....e de crescimentos de produtividade com o apelo corriqueiro ao " emagrecimento " das empresas......foi um ver se te avias .....a deitar para a rua milhares de quadros e técnicos capazes...competentes e conhecedores.....públicos e privados...civis e militares....um arrumar de empregos ...a caminho dos países de Leste e outras economias emergentes....empresas a fechar todos os dias...serviços básicos de assistência pública que custaram anos e vidas...em processo de destruição....ensino a ser discutido na via pública....valores sociais à procura de melhores dias....casar ou não é tudo igual....terrenos e espaço entregues ao abandono....fortunas criadas do nada....e outras afundadas depois de gerações de trabalho....e nós todos meio aparvalhados de casaco e gravata...em sessões de apresentação e de encontros pagos...sabe-se lá por quem e para quê.....jantares de homenagem e de apoio.....ou de saudade do tempo da tropa ....

Mas o resultado está à vista....pessoal que quer comer...só isto...e é quanto basta...

...entretanto os faladores ...que só muito ocasionalmente e por distracção são responsabilizados...continuam a palrar nos melhores "remédios" para a crise.....

Olhe sabe que mais...?!...vou mas é ao cinema ver a MAMA MIA....

7:11 PM  
Anonymous Anônimo said...

Esqueci-me de assinar

JOSÉ

7:11 PM  
Anonymous Anônimo said...

Meus amigos....a coisa está preta....

...mas que grandes banqueiros...que a gente tem ...todos importantes .....nos seus jactos privados....com spa e champanhe na casa de banho .... e tudo....

.....eu por acaso até pensava ( mas já desconfiava que não...)que para se ser banqueiro bastava saber ler e escrever ..mas nada disso...

....a propósito conheço um tipo que não se cansa de dizer que quando era caixa ...de um Banco...( curiosamente ) passou uma noite inteira à procura de um tostão que lhe faltava no fecho diário de contas....


...ora imaginem se o homem fosse banqueiro...

7:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Por esta é que o Marx ( se fosse vivo ) não esperava....

...é que o homem era um optismista....e não previu que a malta quere é ....papo cheio....!...e futebol !!!!

7:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

E esta que eu ouvi na farmácia...

diz o utente a olhar para o troco...

..então o prêço do remédio genérico baixou e está-me a levar mais do que o costume?

..diz o empregado...
......pois, mas é que entretanto foi retirada a comparticipação....

Só depois é que reparei que estava cá no rectângulo....

Boa noite...vou mas é ver a evolução das bolsas...e investir nalgum Fundo.... ( mas dos bons sem toxinas....)

10:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ainda quanto a dar casas lá pela Autarquia.....

...então toda a gente deu....e o Flopes que não deu nada é que é arguido...???

....Não sei se estou cá no rectângulo.....ou a ver os doidinhos da bola...

.....que marretas..!!!

11:14 PM  

Postar um comentário

<< Home