sábado, novembro 01, 2008


Clima económico
O indicador de clima económico reforçou o movimento descendente dos quatro meses anteriores, registando o mínimo desde Setembro de 2003. No mês de referência (Outubro de 2008), todos os indicadores de confiança sectorial apresentaram um andamento negativo, especialmente intenso na Indústria Transformadora e nos Serviços.
Produção industrial
Em Setembro, face ao período homólogo, a produção industrial registou uma variação de menos 4,3%, mais negativa em 3,2 pontos percentuais (p.p.) que o observado em Agosto (dados corrigidos dos dias úteis e da sazonalidade).
Todos agrupamentos contribuiram negativamente para a variação do índice geral com destaque para os de Bens de Consumo e de Energia, -2,1 p.p. e -0,7 p.p., respectivamente, associado a taxas de variação de -6,9% e -4,7% (1,2% e -8,6% no mês anterior). Os agrupamentos de Bens Intermédios e Bens de Investimento, registaram taxas de variação homóloga de -1,8% e -7,7% respectivamente, (0,7% e -4,9%, em Agosto).
A secção das Indústrias Transformadoras determinou, pelo seu contributo de -4,8 p.p., a variação agregada do índice, correspondendo a uma variação negativa de 5,5% (variação nula em Agosto).
(INE 30/10/08)

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Bom a malta já ia de cabeça para baixo há muito tempo...só que agora até podemos dizer que ...maldita crise...a culpa é dos américas....

10:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

Que não tardam muito a andar novamente de carrinho...enquanto que nós por cá...ainda continuaremos a discutir se afinal ter uma injecção no centro de saúde não será coisa de ricos...e... a malta até passa bem só com uma sopita por volta das quatro da tarde...

10:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Será .....porque muito nos preocupa tudo o que se passa nas eleições nas Américas que não há gato sapato na TV ( quem paga é você...)que não tenha ido até aos States fazer reportagem.....ele é à porta do barbeiro...ele é na estação da gasolina...ele é à porta do Bar....ele é no Metro....ele é na reserva dos Índios...ele é à porta do casino nas Vegas....( mas não vejo é nenhum portuga ....).....e no fim nós ficamos a saber o mesmo....

...por falar em reportagem....o que será que se passa cá pelo nosso rêctangulo...?? alguém nos diz.....por ex.º , para quê o aumento de despesa ( noticiada )..para viagens dos Deps.....??

...crise...qual crise...!!!

10:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger...desculpe lá...tanta conta para quê.....!!??

Leu as notícias num semanário sobre OFFSHORES e não sei que mais....e lá no meio se noticia que há quem entenda que o melhor é uma amnistia para que o dinheirito possa entrar no circuito...e assim....já limpinho...depois do banho.... salvar a crise..????

...e nós á beira da estrada a deixar passar S. Exªs...e a bater palmas....

...Estou com gripe.....

10:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hoje fui a um Centro de Saúde...merditas sem importância....mas .....só lhe digo estava lá uma jovem que só ouvindo .....amigo...tudo porque para ter uma consulta tinha...( teve...) de pagar oito euros....

...mas é curioso...segundo dizia...como nunca precisou....nunca se tinha apercebido....e mudou de opinião ....ali...!!

Continuo a pensar que nós Portugueses somos muito pragmáticos....só os que nos dói...o resto tudo bem...que se lixe...!!

10:43 PM  

Postar um comentário

<< Home