sábado, novembro 29, 2008

Uma estratégia suicida a do PSD


Uma estratégia suicida a do PSD.
Os gurus do PSD, os mais ortodoxos neoliberais, como António Borges, Ferreira Leite ou Aguiar Branco, entre muitos outros, insistem em combater o PS pela direita. Pretendem fazer crer ao cidadão comum, que as “reformas” e as medidas neoliberais que o governo de Sócrates vem tomando, ainda que no seu entender pelo caminho certo, não estarão a ser aplicadas com a eficácia desejável, deixando antever, claro está, que ele, PSD, seria muito mais consequente na realização de tais políticas.
Ferreira Leite, insurge-se contra o aumento do salário mínimo e promete tornar mais caro o acesso à Saúde. Por outro lado, concorda com todas as medidas de cortes sociais levadas a cabo por Sócrates, na Educação - com o encerramento de muitas escolas, com o Estatuto do professor e do aluno, na Saúde – com o encerramento de muitas unidades de cuidados primários, e em todos os sectores em que tais “reformas” tenham um cunho neoliberal. Coloca em causa, apenas e tão só, a ineficácia ou morosidade da sua execução.
Acontece, que as “reformas” levadas a cabo pelos governos neoliberais, tão necessárias e indispensáveis ao desenvolvimento económico dos países como não se cansam de repetir em sua cruzada neoliberal, têm resultado afinal, num acelerado aumento das desigualdades sociais e, ao contrário da propaganda oficial, vêm desencadeando também, menores taxas de crescimento económico.
A presente crise económica e financeira não é mais do que o resultado da aplicação de tais “reformas” neoliberais a nível mundial o que traduz inequivocamente o colapso, a falência do neoliberalismo.
Ferreira Leite e os seus seguidores não poderiam assim, escolher pior momento do que este para a assunção do seu projecto, da sua estratégia neoliberal.
O PSD, em vez de assumir a sua matriz Social Democrata, colocando-se ao lado da esmagadora maioria dos cidadãos, prefere rivalizar com o PS nas suas reformas anti-sociais.
Seria bom que por uma vez atendesse nas palavras de Sá Carneiro:

A evolução da socialdemocracia a partir dos fins dos anos 50 foi nitidamente esta: a conciliação dos valores liberais fundamentais com um regime económico que rejeita o capitalismo liberal. Para que as liberdades sejam desenvolvidas e se dê satisfação à justiça social a social-democracia rejeitou, e bem, o capitalismo liberal e enveredou por outras formas económicas em que é mais importante uma política de preços de rendimentos, de salários, de justa distribuição de rendimentos, de participação dos trabalhadores nas empresas e nas próprias decisões conjunturais do que propriamente da propriedade dos meios de produção.
Numa social-democracia, o que é característico é o apoio dos trabalhadores industrializados: e esse apoio é tanto mais significativo quanto mais o País estiver industrializado. As sociais-democracias do Norte da Europa, por exemplo, nasceram com o apoio dos operários da indústria, mas também de agricultores, de pescadores e de pequenos comerciantes, tal como no nosso país. A nossa base social de apoio é tipicamente social-democrata. O nosso programa é um programa social democrático avançado, em relação, por exemplo, ao programa do S.P.D. alemão - e, portanto, isto afasta qualquer deturpação que se queira fazer no sentido de nos apresentar como partido liberal ou democrata-cristão, o que são puras especulaçõestendenciosas que não têm qualquer base.
É que a social-democracia, que defendemos, tem tradições antigas em Portugal. Desde Oliveira Martins a António Sérgio. É a via das reformas pacíficas, eficazes, a caminho duma sociedade livre igualitária e justa. Social-democracia que assegura sempre o respeito pleno das liberdades.
Mas temo, que será mais fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha, do que encontrar hoje um social-democrata entre os “ dirigentes” do PSD.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger...


É que Sá Carneiro era gente....os que lhe bateram palmas ...figurantes...

...só isso...!! ...e ficaram os figurantes....

5:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

Vou deixar de ler jornais....ao menos ...se apanhar algum enfarte não será por me chatear com a desgraça que por aí vai....

5:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Veja bem caro Blogger...o que vai dentro do caixote.....

5:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

cool blog

11:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

I will pass on your article introduced to my other friends, because really good!

2:00 AM  

Postar um comentário

<< Home