terça-feira, janeiro 06, 2009

Socrates – um artista inigualável


Em 26 de Outubro ultimo, colocámos aqui um Post intitulado Orçamento 2009 - um orçamento mistificador – onde considerámos como pura fantasia o valor do crescimento previsto pelo governo para 2009 de +0,6% do PIB.
Reproduzimos aqui o que então escrevemos:

Desde 2001, que o crescimento económico do País (reflectido no PIB) tem acentuado a divergência com os países da União Europeia.O Euroststat prevê para 2009 um crescimento médio do PIB para os países da UE de apenas 0,2%.O Orçamento de Sócrates para 2009 prevê um crescimento de 0,6%. Isto é, um crescimento triplo do que é estimado para os restantes países da UE.Esta pretensão é mais do que uma fantasia. Uma idiotice, não fosse o seu propósito mistificador. Estimamos que Portugal não escapará a uma recessão de pelo menos 1%. Neste sentido, serão igualmente fantasiosas as previsões de Ferreira Leite quando admite um crescimento máximo de 0,3%.

Hoje, acabam de serem anunciadas as previsões do Banco de Portugal que estimam uma recessão para Portugal em 2009 de 0,8%, isto é, um valor de crescimento negativo do PIB (-0,8%).
Claro que esta previsão, vinda de quem vem, não deixará de ser demasiado optimista, pelo que os portugueses poderão esperar para 2009 um recessão muito superior a 1%.

Sem dúvida que a entrevista de ontem do primeiro-ministro teve como objectivo preparar a opinião pública para as catastróficas notícias anunciadas hoje no Boletim Económico de Inverno pelo Banco de Portugal que, inusitadamente, mereceu até uma “Declaração Inicial do Governador”.

Temos como certo, na verdade, que a crise em que o País tem vivido se acentuou a partir de 1995, tornando-se crónica a partir de 2001, alcançando-se no último ano deste período, um catastrófico aumento da despesa corrente primária de cerca de 6% do PIB. Aumento este que sem interrupção,ano após ano, se vem acentuando desde então.
Esta a razão pela qual, a governação Sócrates se vê incapaz de combater a crise global importada (e que se adiciona à “nossa”) utilizando um dos principais instrumentos económicos de que se socorrem os seus parceiros europeus - a diminuição dos impostos. Na verdade, a “nossa crise”, limita a capacidade de um governo neoliberal como o de Sócrates enveredar por tal caminho. Por estas razões, os portugueses poderão esperar seguramente, uma crise económica e social muito mais gravosa do que aquela que se vive nos outros países da comunidade europeia.
Não deixa por outro lado de ser caricato, ouvir hoje nos meios de comunicação social os economistas do sistema afirmarem não lhe causarem qualquer espanto as previsões do Banco de Portugal e a entrada do País em recessão. Tudo isto quando em Outubro, há três meses apenas, acompanhavam o primeiro-ministro na certeza de um crescimento para 2009 de 0,6% do PIB. Até Ferreira Leite admitia, quando à época entrevistada, um crescimento de 0,3%!!!

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger...estou convencido...já em Outubro o tinha referido quanto à análise feita aqui...!

Quanto aos economistas do sistema...são uns brincalhões...como nas nossas escolas se passa a vida a analizar opinião alheia....nunca aprenderam outra coisa e agora...olhe estão sempre na linha de água....só com o nariz e boca de fora....para alimentar a barriguinha...

Tal como os nossos media...tudo a correr pró mesmo sítio e ao mesmo tempo......até parece que vamos ficar todos enregelados....e coitaditos dos sem abrigo......

Quanto a futuro....meu caro..... terreno já se foi todo...já não se usam os serviçais...Sol já todos têm ....com esta coisa do aquecimento global ( que se calhar foi coisa inventada só para lixar o turismo Allgarvio )....de modo que só nos resta o secretariado das reuniões dos nossos vizinhos....

12:39 AM  
Anonymous Anônimo said...

Não se percebe porque é que o Eng.º Sócrates não aceita um debate na TV com a Dr. Manuela Ferreira Leite...


agora se fosse o PSD a recusar o debate ......que grande xiribiri....não iria por aí em tudo quanto é defesa da democracia...dos direitos humanos....e dos animais .....dos gatos e dos cães....piriquitos e papagaios....tudo a clamar por justiça....até os ecrans das TVs rebentavam tal a pressão ...ele era entidades independentes e dependentes...eu sei lá caía o Carmo e a Trindade....

....assim foi um silêncio nos jornais e nas rádios e nas Tvs ...e nos comentadores....oficiais e oficiosos...até faz doer os ouvidos....calou-se tudo e foram mas foi beber umas cervejolas....na Trindade....


....bom e...curioso é que estava lá tudo muito a ...laranjada...

10:49 PM  

Postar um comentário

<< Home