domingo, junho 28, 2009

A agonia do PS


Será penosamente que Sócrates e o PS se arrastarão até às próximas eleições legislativas. Dobrados, curvados, ao peso das mentiras e golpadas que o tempo e as circunstâncias se encarregaram de desmascarar. Não se trata portanto das “trapalhadas” por inabilidade política como aconteceu com o governo de Santana Lopes, mas das manobras, das golpadas, calculadas e estudadas nos gabinetes ministeriais, agora clara e totalmente visíveis.

Os eleitores, se sorriem das trapalhadas, tornam-se severos, irritados, quando se sentem enganados. Sócrates perdeu com este episódio do negócio da PT/Prisa, toda a confiança do eleitorado e de um modo definitivo. A partir de agora jamais alguém acreditará na bondade deste governo. Encontra-se irremediavelmente condenado, completamente descredibilizado, e em total agonia até às próximas eleições. Procurará encontrar apoios por todo o lado, como esse patético manifesto dos 52 ou os jantares com Mexias e Carrapatosos, mas outra coisa não fará que arrastar para o vexame quem a partir de agora se preste a tais manobras.
Por outro lado se Louçã, como as suas últimas intervenções parecem fazer crer, erguer como primeiro adversário o PSD, não será de estranhar o esvaziamento do “balão eleitoral” alcançado nas eleições europeias pelo Bloco de Esquerda. Igual cuidado deverá ter o PCP. Uma tal estratégia não será do agrado do eleitorado que manifestamente optou por uma nova alternativa. A ser seguida por estes partidos uma tal opção, só colocará o PSD muito próximo ou mesmo em maioria absoluta. Situação impensável há pouco tempo atrás.

13 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Vamos a isso....é preciso é maioria absoluta....

2:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

Mas diga-me e como é que se vai para administrador aí de uma empresa mesmo com golden share....a ganhar 20 mil contos por mês...???

Será cá ....ou isso é só boato da reacça....???

Cá não deve ser porque ainda ontem tudo quanto era telejornal anunciava que 60% ( mais coisa menos coisa ) das Famílias portuguesas vivem com menos de 900 euros/mês.


Ora o outro ......também lido dos jornais...... ganha 900 mil euros /ano...

Há qualquer coisa que não bate certo.....

Olhe ...Viva a República que....o Tonito se cá viesse morria no segundo imediato ....de apoplexia...?!

2:35 PM  
Blogger Força Emergente said...

Força Emergente
Através do Blogue de José Maria Martins tomamos conhecimento do vosso e assim podemos felicitar-vos pela excelente análise feita sobre a verdadeira essência do comportamento desse ser que se intitula engº e dá pelo nome de socrates. De facto afundou o País e ultrapassou tudo o que seria imaginável num País dito democrático. Se não virem inconveniente, iremos inserir o vosso blogue junto dos seleccionados por nós.
A prazo, iremos encontrar-nos a defender outras gentes e outra dignidade na Governação do País.

5:23 PM  
Blogger A Besta said...

Há 35 anos que andamos de PS para PSD e de PSD para PS com os resultados que estão à vista, não acha que já chega desta choldra?
O Dr. Medina Carreira chamou-lhes um "NOJO".
Não concordo nada consigo quando diz que se "Louçã, como as suas últimas intervenções parecem fazer crer, erguer como primeiro adversário o PSD, não será de estranhar o esvaziamento do “balão eleitoral” alcançado nas eleições europeias pelo Bloco de Esquerda.".
Há que correr com esta choldra e o mais rapidamente possível e, sobretudo, chega de maiorias absolutas seja para quem for.
Sabe, é que esta choldra confunde maioria absoluta com poder absoluto, o que é extremamente perigoso. Temos de lhes mostrar que a democracia não se resume, única e simplesmente, ao cumprimento dos calendários eleitorais, temos de os educar politicamente.
Cumprimentos

5:58 PM  
Blogger Carlos Sério said...

Força emergente,
Obrigado pelas felicitações e claro que pode inserir o Blog que eu naturalmente irei retribuir.

a Besta,
Se bem entendeu não teci considerações acerca da "qualidade democratica" do PSD, analisei apenas o momento pós eleitoral que me leva a concluir que se o BE de esquerda alterar ou reforçar a sua estratégia escolhendo o PSD como primeiro adversário, irá perder uma boa parte da percentagem de votos que alcançou nas europeias. Claro que é apenas a minha interpretação da realidade politica no momento.Falível naturalmente.

7:31 PM  
Blogger lica said...

o problema é que ps e psd é tudo fsrinha do mesmo saco ( trinta anos de governação ps/psd dixit)

9:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

Puxa vida...que o homem .....com esta coisa da liberalização e da flexibilidade nas massas....apanhou 150 anos....

Vou mas é para Vale de Lobo meditar na História de Portugal e.... quando acordar já vou a caminho do Alto de S. João....

10:08 PM  
Blogger Carlos Sério said...

Ao Roldão e à Besta,
escrevi em 17.05.08 um Post que esclareca a minha posição,

Um dos trunfos do actual governo, consiste em pretender fazer crer de que para o acerto das contas públicas não há uma outra politica para além daquela seguida por Sócrates, e que se traduz, como lamentavelmente sabemos, no aumento de Impostos e nos cortes das Funções Sociais do Estado.
Não existe qualquer outra alternativa para o combate ao Défice, repetem a toda a hora.
A maioria dos órgãos de comunicação social, controlados directa ou indirectamente pelo governo, alinham pelo mesmo diapasão. E, desde o “poderoso” ministro das finanças, ao mais humilde boy, todos fazem coro com o dito pressuposto. A coisa rende-lhes politicamente e é seguramente um grande trunfo à sua desejada perpetuação no poder.
Na verdade, o principal partido da oposição, o PSD, contribui sem dúvida, para o reforço desta estratégia governativa. E a razão é simples. É que tanto o PS, como o PSD, não são mais do que partidos neoliberais, e portanto coincidentes nas políticas neoliberais de contenção do Défice Público.
Para os neoliberais, a receita para a redução do Défice é só uma - aumento de Impostos e cortes nas Funções Sociais do Estado. E apresentam tais políticas como indispensáveis e únicas para retirarem o País da estagnação económica. Estagnação económica a que eles próprios o conduziram ao longo dos últimos anos.
E, como não há mudança de políticas, nestas alternâncias de poder entre o PS e o PSD, só poderemos esperar mais aumentos de impostos, mais cortes sociais, mais estagnação económica, maiores desigualdades sociais. De nada valem as promessas que nos façam, o resultado será sempre o mesmo.
Não se trata de uma visão pessimista do reino da adivinhação, mas a consequência lógica resultante da prática das políticas neoliberais levadas a cabo pelo governo. Politicas velhas, de há dois séculos, e que agora, com a “globalização”, foram retiradas do baú da História e apresentadas como expoentes da “modernidade”.

Sem dúvida, como alguns dos nossos comentadores já bem o descreveram, o nosso sistema político encontra-se na realidade bloqueado. Não existem forças políticas dentro dele, capazes de uma nova política alternativa às práticas neoliberais. Políticas que recuperasse economicamente o País, que o encaminhasse para o desenvolvimento económico e social com atenuação das desigualdades sociais e, sobretudo, sem aumento de Impostos e sem cortes nas Funções Sociais do Estado.
Entretanto, iremos presenciar este continuado afundanço do País, até ao momento em que surja, fora dos actuais partidos, (não acredito que de dentro deles, cristalizados como se encontram, saia qualquer alternativa capaz, veja-se como os candidatos a líderes do PSD, todos eles, concordam com as politicas neoliberais de Sócrates) uma nova força politica, dentro do nosso regime constitucional, mas fora do actual sistema político.
Uma verdadeira força social-democrata.
Um novo Partido Democrático e Social.

10:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

O PS está em tanta agonia que já só com sumo de laranja....

1:03 AM  
Anonymous Anônimo said...

Mais um Programa TV sobre saída da crise....e..... tudo à volta de ...trabalhadores/empresários....empresários/trabalhadores....

Ainda há disto...???!

Discute-se tudo.... menos o que deve ser discutido...

1:07 AM  
Blogger Francisco da Silva said...

O Blog Tasca do Chico decidiu atribuir o prémio Lemniscata a este Blog.

"O selo deste prémio foi criado a pensar nos blogs que demonstram talento, seja nas artes, nas letras, nas ciências, na poesia ou em qualquer outra área e que, com isso, enriquecem a blogosfera e a vida dos seus leitores."

ler mais em:

http://tascadochico.blogspot.com/2009/07/premio-lemniscata.html

1:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

A Tasca do Chico só revela competência e que é com actos destes que nós vamos ganhando alguma esperança de que ainda nem tudo desapareceu deste País....

Serei um atento frequentador do Tasca do Chico

JOSÉ

5:32 PM  
Anonymous Anônimo said...

Que raio de tristeza...a´tão não haverá um deputado capaz de fazer uma acta de reunião aí de uma comissão...?

Nós vimos pela TV....

E pensava eu que aquilo eram só sumidades....

12:07 AM  

Postar um comentário

<< Home