sexta-feira, setembro 18, 2009

Diário da Manhã (de novo)


Com a notícia do DN percebeu-se que o Presidente da República está mesmo convencido da possibilidade de ser vigiado. Isto é grave e necessita de ser averiguado. Não deixa de ser transparente que o DN afirme que um assessor do PR 'encomendou' a história (fazendo um juízo de valor) sem atribuir importância sua à veracidade (ou falta dela).
A notícia do "DN" é a materialização que faltava de um facto que porventura queria ridicularizar, no que à Presidência da República possa dizer respeito: há escutas e violação de comunicações privadas em Portugal, feitas à margem da lei e politicamente orientadas.
Quando é que ficamos a saber quem encomendou estas notícias ao DN? Quem terá "plantado" o email de Luciano Alvarez a João Marcelino? Terá sido alguém próximo do fã número um do director do DN?
...Nos Estados Unidos os jornalistas preferem ir presos a revelar as fontes. Em Portugal, os jornalistas preferem revelar as fontes... dos outros.
O Presidente da República como alvo do socratismo
O caso da «
vigilância irregular» do Governo sobre a Presidência da República teve hoje uma evolução dramática. Dramática porque as verdadeiras sondagens são tão preocupantes para o Governo que tem de agravar o estatuto de vítima para congregar votos dos seus apoiantes abstencionistas pela desgraça da política governativa.
... Mas o mais grave deste caso é o atrevimento da intrusão electrónica nas comunicações e correio de um jornal e o desassombro de acusar o Presidente da República de encomendar a intoxicação usada contra... si próprio. Na verdade, o escândalo não é a pretensa encomenda; o escândalo é a alegada intrusão electrónica num jornal livre com o objectivo de comprometer o Presidente da República.
...
A "Operação Encomenda"
A Operação Encomenda não foi montada por amadores, nem foi montada por jornalistas. Os jornalistas do DN que, como o Carlos Enes diz, denunciam as fontes dos outros e não indicam as suas, são apenas verbos de encher de uma operação que os transcende e a cujo autor-mor cedem o aparo que lhes mantém o salário (Balsemão, à última hora, roeu a corda do Expresso, que tinha contactado o Público sobre a história, e não alinhou na Operação Encomenda). Foi uma operação montada por profissionais das informações, com mandado e supervisão de topo.
Foi uma operação organizada e executada por quem dispunha de preparação, meios, dinheiro, protecção e salvo-condutos judiciais. Foi uma operação meticulosa, arranjada com muita antecedência, discutida com vários decisores, avaliada ex-ante nos seus efeitos, com estratégia de saída para a eventualidade de fornecer um culpado para o meio de intrusão em conversas particulares.Foi uma operação realizada para criar um escândalo artificial com o objectivo perceptível de suscitar, pelo coro dos indignados, a impugnação ou condicionamento do Presidente da República, ao mesmo tempo que permite maior vitimização e congregação de forças dispersas.
Finalmente, foi uma operação ordenada e dirigida pela única entidade que tem, no Portugal actual, o poder de atacar frontalmente o Presidente da República e o atrevimento de o enxovalhar.
Imaginemos que, no dia 27, o admirável líder tem mais um voto que Ferreira Leite. Cavaco passa a importar mais do que importa na contabilidade do regime. Imagine-se que o pregador Louçã arrebata a medalha de bronze das eleições porque a "igreja maná" não está só no velho cinema Império. Ouça-se o que o referido pregador diz sobre o Presidente da República e o que o admirável líder não diz mas manda dizer. A miserável capa do DN serve, entre outras coisas, para este "avançar Portugal". Não se esqueçam de votar nestas duas "encomendas".
FAXISMO:
s. m., sistema político em que é possível obter licenciaturas por fax.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Afinal quem é que deve levar nas fuças...?...o vigilante ou o vigiado...???

..está tudo invertido...o que... dadas as modas ....já nada me admira...!!!

11:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger....lá na TV....ainda tem muito que aprender e cantar...é por isso que ainda não tem as "cangalhas..."

12:01 AM  
Anonymous Anônimo said...

Enquanto andarem entretidos e a entreteram o pagode com estas palermices, nada dizem do essencial na campanha eleitoral só o CDS-PP é o único a falar do Regabofe da justiça e do Estado de Juízes nesta Republica das Bananas.
by Tugalandia

12:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

Toda a gente quer amplos consensos....maiorias ...mesmo absolutas...eu bem me parecia... para quê partidos ...?....

.....o rapazito lá na TV até parece o TONITO......só que a malta agora só come yogurte...nada de salada de tomates....

Bye...bye ..que vou mas é dormir....

1:01 AM  
Blogger Força Emergente said...

Caro amigo,

Visto que não conseguimos o s/ e-mail, pedimos-lhe que consulte o nosso site http://www.forcemergente.pt para aceder ao nosso convite relativamente à conferência que daremos amanhã dia 22, no CCB às 15h00 sobre a situação do país e sobre o caso "Contentores de Alcântara".

Gostaríamos muito de contar com a s/ presença.

Cumprimentos,
Pedro Duarte

10:19 AM  

Postar um comentário

<< Home