terça-feira, fevereiro 02, 2010

QUEM SE METE COM O PS LEVA


Foi com este lema muito provavelmente que, pela mão de Jorge Coelho, se terá iniciado aquilo a que muitos hoje chamam, de Central de Propaganda e Contra Informação do Partido Socialista (CPCI). A escola vinha de alguns anos atrás, na SIC de Emídio Rangel. Com as eleições de 2005, o PS formou, a meu ver, um núcleo duro de controlo e acção na comunicação social. Os primeiros órgãos “tomados” pelo PS terão sido o Diário de Notícias com Bettencourt Resende, o Jornal de Noticias no Porto, a TSF com José António Teixeira e outros e a SIC com Ricardo Costa. Com o trabalho desta CPCI o PS foi paulatinamente alargando o seu domínio a outros órgãos de comunicação social, conquistando primeiro alguns dos seus “jornalistas” e com o decorrer do tempo, as suas próprias direcções. Diário Económico, Diário IOL, Visão, RDP, RTP e SIC. Mais tarde, com operações bem estruturadas reveladoras do profissionalismo alcançado pela CPCI, acabaram por “calar” a TVI e o Público.
O auge da actividade desta Central negra, como se tornou evidente, terá sido naturalmente a campanha e a pré campanha eleitoral das ultimas legislativas. Tinham tudo a perder e por isso empenharam-se a fundo. Souberam forjar “casos” com que inundaram a campanha e com o domínio da generalidade dos órgãos de comunicação social melhor souberam dar-lhes publicidade. Envolveram até o Presidente da Republica nas mãos destes “militantes traficantes da notícia”.
De pouco têm valido as denuncias de Francisco Sarsfield Cabral, de José Manuel Fernandes, sobre «pressões ilegítimas» sobre jornalistas dos dois meios de comunicação por parte do “gabinete” de Sócrates. Mais recentemente as graves denuncias de José António Saraiva e agora as de Mário Crespo. Tudo parece cair em saco roto mesmo quando, algumas delas, mereceriam a intervenção do Ministério Público.
José Sócrates, tem hoje o controlo quase absoluto da comunicação social, da investigação criminal, investigação judiciária, procuradoria e secretas. Por esforço pessoal e cobardia de muitos. Os pilares da Democracia e da Liberdade foram usurpados a uma saudável vivência democrática. O País está mergulhado no mais profundo pântano nesta terceira republica.

Marcadores:

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

...é a mordaça...que por aí ficou....

9:27 PM  

Postar um comentário

<< Home