segunda-feira, fevereiro 01, 2010

ORÇAMENTO 2010


Uma actuação desastrada, a do PSD, relativamente ao processo de discussão do Orçamento de Estado. Desde cedo se compreendeu que a única saída possível do PSD seria a abstenção. Com um líder a prazo, sem a credibilidade desejável, este partido não constitui de momento uma alternativa política capaz, pelo que, o menos que poderia desejar seria uma crise política provocada pela reprovação do Orçamento. A abstenção apresentava-se assim como a alternativa mais aceitável.
Não seria portanto a “negociação” com o governo, qualquer que ela fosse, que levaria o PSD a uma outra posição que não a abstenção. Esta “negociação” aparece assim, mais como uma encenação, uma jogada politica mediática em que o PSD sai politicamente a perder. Desde logo, a “negociação” palaciana, fora da Assembleia da Republica onde deveria ter lugar, assume um carácter opaco, pouco transparente, pouco conforme à “política de verdade” que o PSD vem apregoando. Por outro lado, reparte escusadamente o ónus dos cortes sociais que este orçamento impõe e torna-o co-responsável pelas medidas nele propostas retirando-lhe assim, espaço para uma verdadeira oposição alternativa. Mas será que este PSD constitui na verdade uma verdadeira alternativa ao PS?
Tão pouco se deverá pensar que o PSD se terá deixado enredar nos apelos do Presidente da Republica. Deveria conhecer que Cavaco Silva, tendo sido um bom estadista nunca foi um bom político. Bastaria o caso da “encomenda” para o demonstrar, pelo que se esperaria do PSD, o maior cuidado com as “sugestões” vindas da presidência.
Este Orçamento de 2010 é um mau Orçamento que vem na sequência de outros maus orçamentos de anos anteriores. Enquanto a Despesa Corrente do Estado, desde há anos, vem aumentando, os serviços prestados pelo Estado são cada vez mais ineficientes e dispendiosos. Acontece assim na Justiça, na Saúde, na Educação e em todos os outros. E não é por fatalidade do País que assim acontece mas tão só pela corrupção e ganância dos nossos governantes, pela nossa classe política, que souberem erguer um bem arquitectado “sistema” que lhes permite “legalmente” usurpar receitas do Estado em seu proveito. Desde 2006 que temos vindo a demonstrá-lo (despesa publica, gestão publica, PRACE). Só que esta usurpação dos dinheiros públicos, consistente e mais ampliada por cada ano que passa, não é inesgotável, terá um limite, um limite a partir do qual não serão suportados por viabilidade económica mais aumentos de impostos e cortes sociais. Aproximamo-nos rapidamente deste fim trágico.
Este orçamento de 2010, na mesma lógica dos anteriores, diminui salários reais, procede a cortes sociais e a aumento de impostos, agrava as despesas correntes do Estado em 1.600 milhões de euros, um aumento de 2,2% ao mesmo tempo que diminui a Despesa de Investimento de 6,9 mil milhões para 5,6 mil milhões de euros, uma diminuição de 1,3 mil milhões de euros, equivalente a um decréscimo de cerca de 19%.
O PS deveria ficar isolado e único responsável por um Orçamento que apenas irá manter e agravar este sistema político institucionalmente corrupto e alheio aos interesses nacionais e contrário ao desenvolvimento económico e social do País. Ao contrário do que diz Ferreira Leite, este Orçamento não " apresenta caminhos credíveis", não inverte o sentido do agravamento da dívida publica e do endividamento externo.

Marcadores: ,

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Estamos no tempo da Política dos Meninos.....de escola.....

11:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

Para eles...tanto faz....batatas com casca ou batatas sem casca...é tudo a mesma coisa....


Ora veja a seguir......

11:53 PM  
Anonymous Anônimo said...

Do Diário de Notícias de hoje, pág 1.......

....." Saúde privada deu lucros de 700 milhões em 2009"........" Receitas dos grupos privados Mello, Espírito Santo, Hospitais Privados e Trofa subiram 42,5% "......

....na mesma página........" Ainda se dorme à porta de centros por consulta "...." Utentes passam as noites de quinta-feira à porta do Centro de Saúde de Lordelo para conseguir uma consulta. E há quem venda a vaga por cinco euros."


Digo eu....que é preciso é iniciativa privada....desde que eu não esteja doente.....

......e tenha a carteirita bem recheada.....

12:01 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oh!!... Diabo....a coisa está mesmo ENCRESPADA.....!!

...será que o Chefe tem alguma alergia...à comunicação social...???

12:07 AM  
Blogger Força Emergente said...

Caro amigo
Mais uma vez as suas análises estão correctas.
Só se entende a posição do PSD nesta negociação do orçamento, pela necessidade que toda a classe política sente em defender o Sistema que de forma tão habilidosa construiram.
Esse é aliás o tema do nosso Post de hoje.
Repare que não foi por acaso que começámos a ouvir, primeiro Cavaco Silva, depois Portas, depois Mario Soares, todos a justificarem a necessidade de um pacto de regimen. Eles já assumiram que não têm solução para o País e só com uma acção concertada poderão ter êxito na defesa dos previlégios que foram acumulando. E essa estratégia passa também pelo controlo da Comunicação social
Repare no que vem acontecendo.
Aos poucos vão conseguindo eliminar algumas das vozes mais críticas. Primeiro Eduardo Moniz, depois Manuela Moura Guedes e o Jornal da noite da TVI, depois José Manuel Fernandes do Publico e agora vai já a caminho o Mário Crespo. Repare-se que o esforço dos partidos da oposição sobre uma matéria tão grave e que tem a ver com a defesa de um direito fundamental, não passa do fogo de vista que no momento se faz. Depois tudo parece que ficou normal e nunca mais ninguèm se lembrou de exigir que o Jornal da Noite fosse reposto, ou o José Manuel Fernandes retome as suas funções, ou cesse o ostracismo a que estão votados tantos jornalista que tiveram a coragem de expor as suas ideias ou as suas investigações.
Este é o Pais que nos vai sendo deixado. Parece-nos que já era altura de nos levantarmos.

12:24 AM  
Anonymous Anônimo said...

Nem o Tonito mandou tantos pó caladinho.....!!

..ao menos iam até Paris...pó bem bom no Quartier ....na vagabundagem.....e pança cheia.....

2:24 AM  

Postar um comentário

<< Home