quarta-feira, março 17, 2010

menos trabalhadores, mais gestores


As dezenas de milhar de nomeações políticas para cargos de gestão do Estado (incluindo empresas com participação do Estado) são outro factor importante do nosso atraso económico. Ao escolherem-se “gestores” políticos em vez de gestores com curriculum necessário e capaz acarreta inequivocamente como resultado uma gestão menos correcta, por vezes manifestamente errada, e com custos económicos graves. (29.05.2006)

Assim, dezenas e dezenas de milhares de privilegiados, cujo número aumenta a cada ano, têm vindo a esbanjar em benefício próprio, ao longo dos anos, a parca riqueza produzida pelos cidadãos deste País. (12.10.2006)

Assim é na verdade, e não há crise económica que faça recuar esta lógica despesista dos nossos governantes. Na verdade os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística mostram que há algumas profissões onde, apesar das dificuldades do mercado de trabalho, continua a ser criado emprego. A direcção de empresas ou serviços públicos é uma delas: comparando com o período pré-crise, o aumento foi de 26% e face ao mês homólogo a subida foi de 18%
No Verão de 2008, a taxa de desemprego estava em 7,7% e existiam pouco mais de 80 mil gestores de topo em Portugal. No último trimestre de 2009, já depois de os impactos da crise terem arrasado o mercado de trabalho português, a taxa de desemprego saltou para 10,1%, foram destruídos 114,9 mil postos de trabalho por conta de outrem, mas existem 102.300 directores, ou seja, um crescimento de mais de 20 mil.

Marcadores:

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger...é assim......empresa fecha....trabalhador vai embora...partido coloca em cargo de Gestão....

......assim ficam todos contentes ......os empresários que se reformam e compram finalmente o Ferrari da vida .....com o produto da falência da empresa e os trabalhadores ( alguns ) que vão para a máquina do partido e afinal eram grandes gestores só que ninguém sabia....e .....que diabo...... afinal um milhão ou dois só num ano já dá para o resto da vida......

12:48 AM  
Anonymous Anônimo said...

Tudo na têta...é preciso é estar sempre em contacto com a têta....só os distraídos é que se lixam.....

12:50 AM  
Anonymous Anônimo said...

Há não muito tempo,cerca de um ano e tal, foi notícia que os gestores portugueses tinham em média, rendimentos de cerca de 270.000 euros anuais, contra 250.000 em Espanha e 180.000 na Alemanha. Mário Crespo comentando estes nºs dizia que os rendimentos dos gestores portugueses se justificavam pois se assim não fosse « os melhores não seriam convocados para resolver os problemas.» Segundo a tal notícia só no Reino Unido os gestores têm rendimentos anuais mais elevados. Salvo erro seriam 750.000. Provavelmente era para lá que se mudariam os gestores portugueses. Como é óbvio não o fazem por puro patriotismo. Os "camones" bem os tentam mas eles, os empedernidos e estóicos patriotas, resistem galhardamente e recusam-se a mudar-se em massa para o reino de Sua Magestade e para grande desgosto desta submetem-se à medíocre vidinha em Portugal.

11:53 PM  

Postar um comentário

<< Home