domingo, maio 15, 2011

Os negócios do BCE

Nem sempre nem todos os governantes ao longo dos anos, se mostraram em perfeita comunhão de objectivos, em conluio tão concertado com as instituições financeiras, com as oligarquias financeiras, com os “mercados”, como hoje acontece. Homens houve, ao longo da história, que compreenderam bem a insaciável ganância dos donos das instituições financeiras e como estes sôfregos interesses, utilizando todos os meios e “truques”, são contrários ao desenvolvimento social e económico das maiorias, da generalidade dos cidadãos. Presidentes dos USA como Lincoln ou James Gardfield, entre outros, combateram a avidez dos banqueiros e colocaram-se ao lado da população.
“Quem controla o volume de dinheiro em qualquer país é dono absoluto de toda a indústria e comercio… e quando te dás conta que todo o sistema é muito fácil de controlar, de uma forma ou de outra, por uns poucos homens poderosos, não vais necessitar que te digam como os períodos de inflação e de depressão se originam”.
Presidente James Gardfield, 1881 (foi assassinado duas semanas depois de proferir estas palavras)
“A morte de Lincoln foi um desastre para o mundo. Não havia nenhum homem … suficientemente grande para usar as suas botas … mas temo que os banqueiros estrangeiros com os seus truques controlarão inteiramente a riqueza da América e usá-la-ão de forma sistemática para corromper a civilização moderna. Eles não demorarão em abalar o mundo inteiro em guerras e no caos com o objectivo de que a terra se converta na sua herança”.
Otto Von Bismarck
Os banqueiros, por sua vez, conspirando contra tudo e contra todos, tendo como único objectivo o acréscimo do seu lucro, no seu Boletim, deixavam antever bem os seus propósitos.
“Temos que seguir em frente com cautela e consolidar cada posição adquirida, porque já o estrato inferior da sociedade está dando sinais de agitação incessante.
Vamos fazer uso dos tribunais… quando através da intervenção da lei, a gente comum já hajam perdido as suas casas, serão mais fáceis de controlar e mais fácil de governar, e não serão capazes de resistir à mão dura do governo conforme com… o controlo dos lideres das finanças”.
“Devemos manter o povo ocupado com os antagonismos políticos.
Portanto acelerar a reforma do partido Democrata e vamos colocar em relevo a questão da protecção … para o partido Republicano.
Dividindo o eleitorado desta maneira, poderemos tê-los a gastar as suas energias lutando entre si sobre questões que, para nós, não têm importância alguma”.
United States Bankers magazine 1892
Passaram-se 130 anos, mas a natureza do capital financeiro mantêm-se. Nunca como hoje os “donos dos bancos” governam, no verdadeiro sentido da palavra, as nações e subjugam os seus povos aos seus ilegítimos interesses. Muita gente pensa que o Banco Central Europeu (BCE) é uma instituição pública, democrática, gerida pela União Europeia, pelo Parlamento Europeu e pela Comissão Europeia. Não é. Trata-se de uma instituição privada, com gestão autónoma privada, com “donos” privados, e com objectivos privados – os de alcançar a todo o instante o maior lucro possível.
Veja-se o Artigo 108º (ex-artigo 107º) do TCE:“No exercício dos poderes e no cumprimento das atribuições e deveres que lhes são conferidos pelo presente Tratado e pelos Estatutos do SEBC, o BCE, os bancos centrais nacionais, ou qualquer membro dos respectivos órgãos de decisão não podem solicitar ou receber instruções das Instituições ou organismos comunitários, dos Governos dos Estados-membros ou de qualquer outra entidade. As Instituições e organismos comunitários, bem como os Governos dos Estados-membros, comprometem-se a respeitar este princípio e a não procurar influenciar os membros dos órgãos de decisão do BCE ou dos bancos centrais nacionais no exercício das suas funções”.
Talvez agora se compreenda melhor a razão pela qual o BCE empresta dinheiro aos Bancos a 1% de juro e a 5,5% ou 6% aos países comunitários em dificuldade.

Marcadores:

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

O extracto do Magazine dos Banqueiros...é de cair pró lado.... e....uma vergonha....!!..

...e pensava eu ....(ingénuo da porra...) que aquilo estava enterrado...!!?

Por mim é muito simples ...tudo que possa de uma forma global e decisiva determinar o modo de vida da sociedade deve pura e simplesmente ser CONTROLADO ( sujeito à decisão do....)...pelo Estado...

12:54 AM  
Anonymous Anônimo said...

Agora percebo porque é que o tipo acha que os jornalistas o que discutem é ....pintelhos...!!!

12:57 AM  
Blogger Zé Povinho said...

A clique dominante é a do dinheiro, e são esses que mandam nas marionetas da política, que se pavoneiam mas obedecem aos "donos".
Abraço do Zé

9:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Boa Zé.!!....estou totalmente de acordo....

Hoje fui entregar a minha declaração de IRS e fazer uma simulação...

...bom ....fiquei sem ar prós próximos quinze dias...

..é que anda mesmo aí o Zé do Telhado á solta....

10:40 PM  

Postar um comentário

<< Home