sábado, novembro 12, 2011

"grandes homens de negócios"

“Na produção, não é a produção em si mesma que lhe interessa, mas a operação financeira a que pode dar lugar; na finança, a administração regular dos seus capitais não lhe interessa demasiado, mas sim a multiplicação graças a acrobacias contra os interesses alheios. O seu campo de acção está fora da produção organizada de qualquer riqueza e fora da normal circulação dos capitais em dinheiro; ele não conhece nem os direitos do trabalho, nem as exigências da moral, nem as leis da humanidade. Se funda sociedades, é para usufruir dos seus bens e passá-los a outros; se obtém uma concessão gratuita, é para a revender já como um valor; se se apodera de uma empresa, é para que esta suporte os prejuízos que outras o fizeram sofrer. Para chegar a isso, o plutocrata age no meio económico e no meio político usando sempre o mesmo processo: a corrupção. Estes indivíduos, a quem alguns chamam também grandes homens de negócios, vivem precisamente de três características dos nossos dias: instabilidade das condições económicas, falta de organização da economia nacional, corrupção política." (...)
Oliveira Salazar

Marcadores:

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ahhh...!!...este é que era o malandro..??

...as voltas que ele tem dado lá no túmulo......

12:18 AM  
Blogger José Gonçalves Cravinho said...

Mas afinal foram êstes Plutocratas e os Latifundiários que apoiaram o
Regime ditatorial clerical-fascista
salazarento do Estado Novo.E êles e
os seus descendentes ou discípulos e apaniguados aí estão de novo mas agora disfarçados de democratas e liberais e até mesmo de socialistas
e com o apoio e bênção da Santa Madre Igreja que continua protegida
pela Concordata,exercendo a sua vingança contra o 25 d'Abril e continuando explorando o Povo crente,alienado e vigarizado pelos Vigários de Cristo.

10:51 AM  

Postar um comentário

<< Home