quarta-feira, novembro 09, 2011

O euro, o escudo e a revolta

Nunca como agora a natureza da União Europeia se tornou tão transparente. A imagem, vendida até à exaustão pelos líderes europeus, de uma UE amiga e solidária, não passou nem passa afinal, de uma grande mentira. Compreende-se agora com maior facilidade e clareza, a razão por que os mais ricos e poderosos países da Europa se mostraram os mais entusiastas na criação da UE – encontrar caminho livre à expansão das suas fortes economias.
O que, ainda não há muitas décadas atrás, apenas era alcançado através da força dos exércitos com ocupação militar dos territórios das nações vencidas, é hoje conseguido, sem guerras e com a estupida anuência dos governantes dos países dominados, através de acordos e tratados, formalmente iguais para todos mas profundamente desiguais em sua essência.
Portugal, tornou-se assim presa fácil das fortes economias da França e da Alemanha, com os seus governantes assistindo irresponsavelmente à destruição acelerada da sua agricultura e industria, ao ponto de hoje o país se tornar dependente em cerca de 60% das suas necessidades alimentares e industriais.
Tinham até, ontem como hoje, orgulho em se mostrar “bons alunos”, ao obedecer cegamente às imposições da comissão europeia. Pagava-se para arrancar os nossos vinhedos e olivais, para destruir a nossa frota de pesca e parque industrial. Em troca, cresciam como nunca as importações e oferecia-se dinheiro e crédito barato.
Portugal tinha perdido, e no primeiro dia em que acedeu ao euro, a sua independência económica. Tinha perdido a única e mais poderosa arma da sua independência económica – o escudo. A partir desse momento encontrava-se subjugado aos interesses económicos e financeiros dos mais poderosos países da UE.
A União Europeia serve apenas os interesses económicos dos seus países mais poderosos. Serviu apenas para destruir e desestruturar as economias dos países mais débeis. E, por mais paradoxo que possa parecer, a nossa permanência na UE acabou por inviabilizar de facto o desenvolvimento racional e equilibrado da nossa economia.
A competição económica entre os países da UE nunca se mostrou tão declarada como agora. Como também nunca se mostrou tão manifesta a falta de solidariedade entre eles. Querem o dinheiro de volta que tão odiosamente nos emprestaram. No mais curto prazo. Pouco lhes importa que tal imposição atire o povo para a miséria e arruíne mais ainda a nossa economia. Os nossos governantes, seus comparsas, prestam-se igualmente ao mais odioso papel - conduzir o seu próprio povo ao incontornável precipício.
Com um governo ilegítimo, só resta ao povo manifestar mais do que a sua indignação - a sua revolta. Manifestando-se em massa junto à Assembleia da Republica e esperando a compreensão e o apoio das forças militarizadas, tal como advogou o capitão de Abril, Vasco Lourenço.



Marcadores:

12 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Meu caro...concordo com o seu discurso...

.....mas ...lhe digo...enquanto houver Funcionários Públicos e Reformados que paguem a crise...sinto-me confortado...

...por agora vou mas é programar como é que vou gastar o meu subsídio de Natal...

11:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

Andam por aí a dizer que os Portugueses vão ter cortes nos ordenados...

...não seria mais correcto dizer que os Funcionários Públicos e os Reformados vão ter cortes...??

11:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Mas ...vamos lá a ver...

...ora se o déficit resulta dessa coisa da Madeira...das autoestradas e dos déficits das EPs ...duns investimentos em escolas ..hospitais.... tribunais ...da guerrra do Afganistão....e mais uns trocos ...realmente porque é que não hão de ser os Funcionários Públicos e os Reformados a pagar...??

...no fundo diga-se ....alguém tem de pagar....!!!!

11:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Também há por aí uns pinguins que se fartam de dizer que o pessoal tem é que trabalhar mais....


...agora que se anunciam saídas de trabalhadores das empresas e serviços públicos aos centos ...será que os ditos vão finalmente trabalhar mais...??

..nas listagens dos reformados...???...ou a bater à sueca nos bancos dos jardins...?

...ainda por cima que já nem há comícios ...a malta anda mesmo sem saber o que fazer....

11:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Com tantas Altas Entidades para a internacionalização da Economia...será que é por atraso na emissão de passaporte que não passamos a fronteira...??

11:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

Afinal vai por aí um imenso coro...contra a privatização do canal da RTP...

...já sei !! ....é a defesa da cultura, das minorias, do pluralismo e do interesse público que se quer preservar....

11:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger...não esqueça...isto só muda quando chegar a Paris....!!!

11:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

Andam por aí uns catitas gritando que a produtividade é baixa...cá no Contry....e logo a seguir ..vai de baixar os ordenados e cortes nos Func Publs...

Pergunto ....onde estavam estes rapazes no 25A..??

11:53 PM  
Anonymous Anônimo said...

Para aumentar a produtividade nacional...será necessário ir para um Offshore..??

11:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

Foi a maçonaria á qual o "capitão de abril" pertençe que nos levou a esta situação.

Era bom que se deixassem de se comportar como simios e não fossem tão manipulaveis.

2:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com o que diz. Todavia, só agora é que viu isso? Onde é que tem andado estes anos todos? Por outro lado, a situação é muito mais grave do que aquilo que aponta, pois Portugal não depende em 60%do exterior , mas em 85%!

12:24 AM  
Blogger José Gonçalves Cravinho said...

Com populismo e demagogia,
muita mentira,verdade parece,
mas em liberdade e democracia,
o Povo tem o Governo que merece.

9:17 AM  

Postar um comentário

<< Home