sexta-feira, janeiro 20, 2012

Produtividade

Duas empresas vizinhas fabricam o mesmo produto.
Uma, tem 100 trabalhadores e fabrica por dia 1.000 peças. A outra, resolveu modernizar-se e adquiriu novas máquinas e tecnologia, conseguindo fabricar as mesmas 1.000 peças por dia com apenas 50 trabalhadores e com idêntico horário laboral.
Será justo ou correto considerar que os trabalhadores da primeira empresa são malandros e preguiçosos por apenas conseguirem metada da produção dos seus colegas vizinhos?

Marcadores:

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Será assim...quando se tem como adquirido que é certo tudo o que o patronato faz...

3:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

Do DN de 24Jan2012...., pág 32...." CGD estuda instituir promoções por mérito para compensar cortes. Caixa. Administração está a analisar formas de substituir a suspensão dos subsídios de férias e de Natal aos seus mais de 23 mil empregados ".

....Oh.! caro Blogger ...estamos em Portugal... não estamos..??!..a Troika não percebe nada disto...!!!


...e no mesmo DN , Pág 31...."...o Banco de Portugal, entidade signatária das convenções da banca, que reclama um estatuto especial por ser "banco central" e "independente", decidiu pagar os 13.º e 14.º meses aos funcionários ( como na banca privada), estando também a avaliar se alarga esse direito aos pensionistas..."

Ah.!...ganda País...estamos em Portugal...??

...ora se a moda pega...at'ão e os Juízes que são centrais e independentes...??

...e os...e os ...e os...e os...

......no fim ficam os contínuos do ministério da agricultura a descontar os subsídios de férias e de Natal....e já não é mauzito...!?

3:17 PM  
Blogger Carlos Sério said...

E o caso dos novos assessores dos gabinetes dos ministros e scretários de estado em que os seus contratos possuem uma cláusula que lhes dá direito a receberem a dobrar nos meses de setembro e Outubro?

6:17 PM  
Blogger Carlos Sério said...

Rectifico: Junho e Novembro

9:24 PM  
Blogger José Gonçalves Cravinho said...

Eu admiro a técnica que constrói
mecanismos de automatização da produção,mas claro está que isso implica despedimento de muitos trabalhadores tanto na Fábrica como nos serviços administrativos
e maiores ganhos para o Patronato
Não acho correcto que isso sirva para causar desemprêgo,pobreza e miséria dos trabalhadores.É claro
que isto só sucede com o sistema capitalista liberal em que cada
qual se amanha como pode.Só com um Sistema Socialista que garanta o pleno emprêgo,o justo salário e que
acabe com os ordenados exorbitantes
dos Fidalgotes que são uma afronta aos assalariados da classe plebeia.

9:07 AM  
Blogger Unknown said...

Evidentemente que não.
E aqui é que está o problema todo.
A produtividade não depende como nos querem fazer querer da capacidade de trabalho do trabalhador.
A produtividade é o produto por hora e esse produto depende do trabalhador, do que produz e do equipamento que utiliza, equipamento esse fornecido pelo patrão e proveniente dos seus investimentos.

Isto é, por mais que trabalhe, uma costureira agarrada a uma máquina de costura numa loja de arranjos de roupa, como há muitas por aí, terá sempre uma produtividade menor, muito, muito menor do que um operário da Autoeuropa.

Isto porque o patrão da costureira investiu umas centenas de Euros em equipamento (máquina de costura), mesinha e espaço para trabalhar, enquanto que o patrão da Autoeuropa investiu dezenas de milhões de Euros para o equipamento, formação e espaço que cada operário necessita para produzir os automóveis que a Autoeuropa faz.

12:42 PM  

Postar um comentário

<< Home