quarta-feira, junho 12, 2013

Governantes germanófilos

Vejam lá até onde nos levaram os nossos germanófilos governantes. Colocaram-nos dependentes das decisões do Tribunal Constitucional Alemão.
Na sequência de inúmeras queixas apresentadas contra a anunciada intenção do BCE de comprar dívida pública dos países mais fustigados pelos mercados, os juízes do tribunal constitucional alemão deram nesta terça-feira início a dois dias de audições para avaliar se o programa de Transacções Monetárias Definitivas (OMT, na sigla inglesa) se encaixa no mandato atribuído à União Europeia e às suas instituições ou se, pelo contrário, o excede, invadindo áreas que são da competência dos Estados-membros.
Portugal é suposto regressar aos mercados financeiros, fazendo emissões de longo prazo, daqui a um ano, em Setembro de 2013. A dúvida é se o BCE se disporá a comprar dívida pública durante este período de teste ou só quando Portugal se lançar em emissões de longo prazo. Outra dúvida é se, no limite, essas intervenções do BCE terão de ser enquadradas por um novo pedido de auxílio de Portugal aos fundos europeus.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Quando por cá os garantes da legalidade....que não são só os Tribunais...entendem que afinal o Tribunal Constitucional criou um problema....( só falta dizer que são uns chatos...)...lá por fora....amoucha-se ...

2:00 PM  

Postar um comentário

<< Home