terça-feira, maio 09, 2006

felizes e contentes

Bruxelas prevê para Portugal no próximo ano um agravamento da taxa de desemprego. O ministro Teixeira dos Santos assegura que não, uma vez que a Comissão Europeia não entra em linha de conta com as “mudanças na economia”.
Sócrates e o seu ministro das finanças ainda não entenderam que a economia portuguesa gira em torno das pequenas e médias empresas, e que estas se encontram sufocadas com o agravamento vertiginoso e acelerado dos custos de produção. Os custos da energia, telecomunicações, transportes, créditos, portagens, combustíveis, são significativamente superiores em Portugal.
Assiste-se hoje ao encerramento de muitas empresas estrangeiras que procuram noutros países a competitividade de mercado que aqui lhes falta. Estamos na presença de uma autêntica sangria de pequenas e médias empresas estrangeiras. Sangria que está longe de terminar.
Entretanto o Governo anda entretido na discussão dos maiores ou menores benefícios que deverá conceder a esta ou aquela grande empresa. Depois dos 180 milhões de euros de incentivos à nova fábrica da Portucel, prepara-se agora para conceder mais “incentivos”, seguramente algumas centenas de milhões, à Refinaria de Sines.

2 Comments:

Blogger Kane said...

De facto, os custos de produção são muito elevados em Portugal, em que o Estado tem a sua quota parte de responsabilidade, tanto mais que gere as empresas públicas mais importantes nos sectores da energia, telecomunicações, transportes.
Para quê continuar a haver empresas públicas que são autênticos sugadouros?

Em relação à sangria das pequenas e médias empresas estrangeiras, o Estado nunca acautelou eventuais debandadas através de cláusulas contratuais, especialmente nos casos em que apoiou financeiramente a instalação de muitas delas, através de ajudas comunitárias.

Tudo isto é preocupante, apesar dos “ felizes e contentes” que ainda não perceberam que deveriam fechar um ciclo, aquele do chico-espertismo.

9:13 AM  
Anonymous Anônimo said...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»

10:28 AM  

Postar um comentário

<< Home