quinta-feira, janeiro 25, 2007

O mar e os homens

Não sou especialista das coisas do mar, mas interesso-me e sempre vou lendo sobre o assunto.
Entendo que o mar é um “ser” extremamente sensível encontrando-se num permanente e delicado estado de equilíbrio. Qualquer alteração geográfica das suas “ margens”, qualquer alteração física da costa marítima, por mínima que seja, qualquer quebra de equilíbrio, provoca de imediato uma reacção na busca inexorável de um novo equilíbrio.
Interesses económicos “superiores”, aliados a um completo alheamento sobre os efeitos espectáveis das alterações físicas pontuais da costa, têm levado os governantes deste País, a executarem e a permitirem intervenções costeiras sem prestarem a mínima atenção às suas consequências, aos seus efeitos posteriores.
Torna-se caricato, assistirmos hoje, à inglória tentativa da criação artificial de um cordão dunar na Costa da Caparica. Milhares de toneladas de areia estão a ser canalizadas para este efeito. Na realidade, o mar, na sua incessante acção de procura do equilíbrio desfeito, avança terra dentro, retirando a areia que encontra no seu caminho. Claro que estes efeitos só serão sentidos nas condições de marés vivas e mar alteroso, mas será constante e perdurará até reposto um novo equilíbrio, pelo que se torna num total desperdício os trabalhos que o INAG está a executar.
Mas afinal, o que terá provocado o desequilíbrio para tão nefasto acontecimento? Quando, há alguns anos atrás, obras costeiras na Trafaria, tiveram como consequência a extinção do areal do Bugio, (uma ilha natural de areia com cerca de mil metros de diâmetro na maré vazia e cerca de trezentos na maré cheia), ninguém se preocupou com os efeitos daí resultantes. Uma única voz, o engenheiro Macário Correia, justiça lhe seja feita, se levantou então contra este atentado ambiental. Nenhum governante, autarca, ou qualquer outro poder instituído se insurgiu ou levantou sequer quaisquer dúvidas sobre a justeza de tais obras, responsáveis pelo que está a acontecer agora na Costa da Caparica.
Todos nós iremos suportar os custos dos trabalhos que decorrem e venham a decorrer, uma vez mais sacrificados pelos interesses privados de alguns e pelo desleixo e incompetência dos governantes.



4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

O Macário ainda é dos poucos com alguma cabecinha...está a fazer um excelente trabalho lá pelo Algarve...e bem podia dar uma mãozinha no resto do País!

1:22 AM  
Anonymous Anônimo said...

Nós gostamos de fazer cócegas ao mar...basta ver a selvejaria que se instalou nas nossas praias e arribas que só por obra do Criador é que não foi já tudo água abaixo...

1:26 AM  
Anonymous Anônimo said...

Tocaste num assunto importante! A tal "selvajaria"... Concordo com aquilo que dizes!

Abraço!

12:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

Mas que trabalho excelente é que o Macário está a fazer no Algarve ?

6:22 PM  

Postar um comentário

<< Home