quarta-feira, janeiro 17, 2007

Taxa de desemprego, a subir ou a descer...


Segundo os dados divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), tem diminuído o número de desempregados nestes últimos meses. A acreditar nas contas deste Instituto, todos nos devemos congratular com isso. Afinal, tudo estará em consonância com as palavras do primeiro-ministro quando afirma que “a economia está a crescer um bocadinho” .
Contudo, quando somos confrontados com notícias como aquela que pode ler-se no JN onde, em oito meses, de Março a Outubro deste ano, perto de cinco mil pessoas viram cortado o subsídio de desemprego por terem recusado o trabalho ou a formação profissional proposto pelo (IEFP), a nossa satisfação desaparece.
Não é lícito, não é correcto, que as pessoas que não aceitam o trabalho proposto pelo Instituto, por uma qualquer razão, o trabalho proposto ser desadequado face às habilitações do desempregado ou estar demasiado longe da sua residência ou qualquer outro motivo de índole pessoal, deixem de figurar para efeitos estatísticos no cálculo do número de desempregados.
Na verdade, o facto de as pessoas não aceitarem o trabalho proposto não as transforma, por esse motivo, em pessoas empregadas.
É um erro técnico do Instituto que assim não estará a cumprir as suas funções. Os números obtidos, nesta lógica viciada, quanto à taxa de desemprego, não têm forçosamente que agradar ao governo. Ainda que, como nós sabemos, ser o seu presidente de nomeação governamental e, como tal, sujeito a uma demissão a qualquer momento.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Será erro técnico ou pura e simplesmente um abuso do Instituto ? ...

Neste regime não se diz ao Povo que vamos ter de gastar menos....vai-se à bolsa do pessoal ...
Não se diz que se corta o subsídio....destaca-se o desempregado(que está bem abonada ...) ou ,sendo engenheiro também pode fazer segurança no supermercado - assim se consegue qualificar a mão de obra a preços da China....) e diminuir a taxa de desemprego - e ainda há-de vir pior....-
Assim, não se diz aos doentes que têm de andar cinquenta ou mais quilómetros para uma urgência: fecha-se o posto !!! O resultado é o mesmo e quem paga são os técnicos que fizeram as contas....não se diz que vamos acabar com Assistência médica . Não : cria-se o caos, maiores filas de espera, aumento dos medicamentos...urgências caóticas...criação de seguros de saúde para quem os pode pagar....mais hospitais e clínicas privadas só para alguns ...assim o serviço público acaba ...não por decisão mas por auto destruição, quando deixar de funcionar.
É a moderna técnica!!!!
E a oposição anda muito preocupada em saber de que lado está o Presidente...

12:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pelo que é apontado no post, fico muito céptico em relação à competência e verdadeira capacidade dos quadros do IEFP para a gestão das pessoas no desemprego!
E já agora, com grande desconfiança, quando ouço falar de…Flexigurança para Portugal.
Portugal não é de maneira nenhuma o reino da Dinamarca, ou de outros países europeus que dispensam ser nomeados. Hélas!
Enquanto esta ( e a outra ) classe política não transmitir credibilidade, e deixar de só olhar para o seu umbigo, todas estas medidas continuam a ser vistas, infelizmente, como meros paliativos para serenar o coitado do cidadão.

(ou estarei eu profundamente enganado?!)

3:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

Nunca se viu um ataque tão feroz, cruel e sistemático ao "espírito de Abril" e "às conquistas de Abril" se alguém sabe o que isto é, como o praticado por este governo de sócrates.
Só uma direcção tão estúpida e bizantina como a do PCP, ou o mutismo absurdo do senhor Louçã é que não vêm isto entretidos como andam nos corredores de S.Bento.

5:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

Muito bem observado: andam entretidos nos corredores de S. Bento...por isso não vêm!

É a cegueira do REGIME !!!!

11:53 PM  

Postar um comentário

<< Home