sábado, fevereiro 17, 2007

economia paralisada ( parte 1)

Durante semanas, meses, massacraram-nos os ouvidos, Sócrates, seus ministros e os fiéis comentadores de serviço ao governo nos meios de comunicação social, com a descida “ moderada mas convincente e consistente” da taxa de desemprego e como tal demonstrava a “moderada mas convincente e consistente” recuperação económica do País.
Agora, depois de conhecidos os valores da evolução do desemprego do terceiro para o último trimestre de 2006, que atingiu os 9.9% segundo os dados do INE, dando o dito por não dito, numa reviravolta de 180 graus, “esclarecem-nos” que afinal a taxa de desemprego poderá até atingir os 10% (hoje encontra-se nos 8,2%), e que tudo isto é fruto da difícil e lenta adaptação das empresas à concorrência asiática, à globalização.
Esta gente socorre-se a cada momento de qualquer falácia política, na presunção de que o que é dito hoje, amanhã já estará esquecido. Não há memória neste discurso, o facto político é consumido e no próprio dia em que é lançado assim é descartado e esquecido.
E todos os dias são criteriosamente estudados e lançados pelo governo novos factos políticos, que a comunicação social acolhe servilmente, favorecendo aquele propósito.
A economia nacional não arranca e a taxa de desemprego continuará a aumentar, enquanto o governo submeter as pequenas e médias empresas à asfixia em que se encontram.
Os custos da sua exploração continuam a agravar-se, com custos de energia (electricidade e gás), telecomunicações, transportes, combustíveis, créditos bancários, seguros, etc, cada vez maiores. Por outro lado as pequenas e médias empresas suportam uma pesadíssima carga fiscal (as empresas com lucros superiores a 250 milhões de euros registaram em 2004 uma taxa efectiva de IRC de 14% enquanto as médias empresas com lucros entre 150 e 5 milhões a taxa efectiva foi superior a 20%).
Mas não fica por aqui o fadário das pequenas e médias empresas; elas têm que suportar eternamente as dívidas de maus clientes uma vez que a Justiça está paralisada e um IVA exorbitante de 21%.

Marcadores:

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caro Blogger


Eu até acredito que a situação está mesmo má!

O que me chateia neste Governo é o constante matraquear publicitário e....a necesidade de atirar sempre para cima de alguém as culpas todas....como... tipo birra...isso é que me aborrece....eles foram os professores...eles foram os juízes....eles foram os funcionários públicos....eles foram os trabalhadores....pensionistas e desempregados...enfim um rol que todos conhecemos... médicos enfermeiros....maqueiros e outros eiros...

E porque é que o Governo não vemm dizer....meus amigos ( ? ) a situação é esta.... e agora TODOS temos de arranjar maneira de melhorar esta coisa....

E assim cada um assume a sua responsabilidade e toca a fazer leis ajustadas e que se cumpram...mas com a ideia de que é impossível ir ao Pão de Açúcar...comprar um KIT de Educação e pronto !!.... todos já sabem ler.....ir ao AKI comprar um Kit de Justiça e pronto! ....mesmo os tipos que fujiram à escola ficam logo a tratar de processos de regulação do poder paternal....para além das questões de processo civil... e custas judiciais....

Como fazer programas na TV para discutir o Estado da Justiça com quem não percebe nada ou muito pouco...ou não tem legitimidade nenhuma para discutir o assunto à frente do País inteiro....lá que.... fosse em casa de alguns amigos à volta da lareira ...enfim...cada um faz o que acha melhor...

Caramba ...isto está mesmo chato..... e bagunceiro!!!!

JOSÉ

4:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olhe sabe que mais ??

Vou ao AKI comprar um marmeleiro para pôr lá no meu quntal.

Está mesmo chato este Carnaval.

JOSÉ

4:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

Certo e sem grande novidade para os mais atentos, a questão é como nos vamos livar de tudo isto. Eles jogam com a fraca memória política do pessoal, mas é bom não esquecer que estes sucederam a outros parecidos com estes e se cá estivessem neste momento fariam o mesmo que esta gajada - o monstro chama-se neolibralismo e está espalhado como um misama.
Mas alguma coisa terá de ser feita, é melhor ir-mos pensando nisso.

8:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sim...é bem verdade que estes sucederam a outros iguais...e esses aos antepenúltimos e estes aos mais próximos ...só que se calhar nós temos é que ir um bocadito mais
longe....claro...também não será preciso chegar à Monarquia....uns vinte anos depois....mais coisa menos coisa...

2:37 AM  
Blogger Kane said...

A propaganda governamental é o que se vê. No entanto, a oposição, especialmente a do outro maior partido também é inócua. Ambos querem continuar a ter um Estado com um aparelho amorfo, gordo, que não regula nem fiscaliza, não largando mão das dezenas de empresas públicas e centenas de empresas municipais, onde a corrupção corre como a espuma dos dias…Ainda por cima, tentam a desresponsabilização pelas formas que todos temos visto.

Os tempos mudaram! Mas que ideias têm as convencionais esquerda e direita, que as distinga?
Prefere-se muitas vezes alimentar discussões sobre concursos estéreis em volta de seus ícones do passado, tocando as campainhas de Pavlov para os seus seguidores.
Este assunto leva-nos longe, é preciso partir pedra. Abraço.

12:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

E agora.... que já não temos mais nada para dar à estrangeirada?

Brasileiro já a gente fala...não tarda estamos a falar castelhano....

11:45 AM  

Postar um comentário

<< Home